Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Roraima tem petróleo e nióbio roubados por Venezuela e Cuba #boato

Roraima tem petróleo e nióbio roubados por Venezuela e Cuba #boato

Boato – Roraima poderia ser o estado mais rico do país, mas as grandes reservas de petróleo e de nióbio que ficam no estado são roubadas pela Venezuela e Cuba.

A riqueza de um país é medida por uma sequência de características que o posicionam no mercado externo. Em se tratando do mundo moderno, as maiores economias estão ligadas à extração de combustíveis fósseis (petróleo, gás), extração mineral, agricultura, e claro, desenvolvimento de tecnologia de ponta (indústrias).

Muita gente acredita que o Brasil, por apresentar grande potencial nessas primeiras atividades mencionadas, deveria figurar entre os gigantes da economia mundial (atualmente o Brasil ocupa a oitava posição). E, segundo o WhatsApp, existem vários “porquês” de estarmos ficando para trás.

Segundo a história mais recente, estamos sendo roubados. Uma mensagem compartilhada na rede afirma que Roraima poderia ser o estado mais rico do Brasil graças à extração petrolífera e de nióbio. Mas, de acordo com a mesma mensagem, o petróleo tem sido roubado pela Venezuela e o nióbio extraviado ilegalmente via Cuba também pelos venezuelanos. Tudo, claro, feito com o consentimento do PT. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Recebi por ZAP Vcs sabem pq o Bolsonaro diz que Roraima deveria ser o estado mais rico do Brasil??? Sabem pq o PT transformou o local em uma reserva indígena? A maior reserva de petróleo do mundo é da Venezuela e o maior poço de petróleo da Venezuela a Santa Elena é na divisa com Roraima. A parte da Venezuela representa 30% só dessa bacia de petróleo e 70% está no Brasil. E a segunda está na serra da neblina divisa com o Amazonas. Porque Roraima é o estado mais rico do Brasil. O nióbio, esse minério raro, 95% está no Brasil.

O nióbio é transportado ilegalmente para a Venezuela depois via Cuba para chegar à China e Rússia Agora entenderam pq o BNDES financiou a construção do Porto de Mariel em Cuba ? A maior bacia de gás do mundo está em Moçambique com 80 TF e a segunda maior do mundo está no Paraná divisa com o Paraguai com 70 TF. Essa bacia representa o fornecimento de gás para todos os países da Europa por 100 anos.

Estranhamento em 2012 a Dilma decretou área de proteção ambiental toda a área do Paraná. Só para terem uma noção essa bacia do Paraná e a que foi descoberta no Rio de Janeiro seria equivalente a toda a produção de gás do Planeta inteiro. Nós trabalhando como burros de carga para pagar uma carga tributária absurda, sem direito a nenhum serviço razoável e o PT enriquecendo os outros países. CAMBADA DE FDP!!!

Roraima tem grandes reservas de petróleo e nióbio roubadas por Venezuela e Cuba #boato

A mensagem é revoltante. Está cheia de informações sobre o potencial do estado de Roraima e ainda menciona outros pontos do país em que se poderia lucrar muito mais. É um absurdo, certo? Errado. Nada nesse texto está correto e agora vamos explicar por que.

Vamos começar pelo teor da mensagem. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Todos os ingredientes de um “bom boato”. Pense só: de onde sai tanta informação sobre bacias de petróleo e nióbio? Não sabemos, porque no texto não se menciona uma fonte sequer. É só uma sequência de afirmações e denúncias, mas não se sabe de onde saiu. Além disso, a mensagem é partidária e bastante alarmista. Dá pra ver pela quantidade de exclamações e xingamentos!

Sobre as informações, como comentamos, elas não estão corretas. Por exemplo, a maior bacia de petróleo da Venezuela não se chama Santa Elena, e sim Faixa Petrolífera Orinoco, lá se reúne ao menos 75% das reservas de petróleo de todo país. Aliás, a faixa de Orinoco não está próxima da fronteira com o Brasil, e fica mais ao norte do país.

Quando procuramos qualquer coisa sobre Santa Elena na imprensa, a única que encontramos é que na cidade fronteiriça com o Brasil é muito grande o contrabando de gasolina da Venezuela para o Brasil. Ainda assim, não se menciona bacias petrolíferas, e Santa Elena nem consta na lista das principais zonas petrolíferas da Venezuela. O mesmo vale para a Serra da Neblina. Portanto, cai por terra a história do roubo do petróleo brasileiro.

Quanto ao nióbio, a afirmação também não faz sentido. Nós já explicamos em outro texto sobre o potencial brasileiro com o nióbio, de fato o Brasil tem a maior reserva desse minério, mas Roraima não faz parte dos estados onde ele está. Os estados são Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Rondônia. Logo, dizer que Roraima é o estado mais rico por causa das reservas de nióbio é mentira.

Vale mencionar que foram encontrados vestígios de petróleo em Roraima, mas ainda estão acontecendo pesquisas para identificar as possíveis reservas no estado. É preciso destacar também que mesmo que se encontre petróleo, Roraima não será o estado mais rico do país. Isso porque existem regras de distribuição igualitária dos royalties de petróleo entre todos os municípios e estados.

Outro erro que vamos apontar “só de bônus”: Moçambique não é o maior produtor de gás e no Paraná não está a segunda maior bacia de gás do mundo. Esse gráfico mostra que o nosso país está em 32º lugar na produção mundial de gás natural.

Diante de tanta informação errada mesmo não há dúvidas de que essa história é boato. Quiseram repercutir uma fala do Bolsonaro com várias afirmações infundadas, mas com pesquisa e checagem dá para perceber que é tudo uma furada.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.