Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Professora da USP Sara Antonella Lenin faz ensaio dentro da biblioteca da universidade #boato

Professora da USP Sara Antonella Lenin faz ensaio dentro da biblioteca da universidade #boato

Boato – Professora de filosofia da USP, Sara Antonella Lenin, faz ensaio dentro da biblioteca da universidade, mostra foto.

As polêmicas envolvendo o Ministério da Educação parecem não ter acabado com a troca do comando. Desde que assumiu a pasta, o ministro Abraham Weintraub vem enfrentando uma sucessão de crises e protestos contra medidas anunciadas. Para ajudar, boatos esquentam o debate sobre o assunto.

O último que circula online alerta para mais uma prova da “doutrinação nas universidades”. A denúncia aponta para um ensaio realizado dentro da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP). Junto à imagem, a mensagem afirma que trata-se da professora de filosofia da USP, Sara Antonella Lenin. Leia o que diz uma das mensagens:

PROFESSORA DE FILOSOFIA DA USP EM “ENSAIOL” NA BIBLIOTECA!É PRA ISSO QUE PAGAMOS IMPOSTOS???? Essa é a professora de filosofia da USP Sara Antonella Lenin fazendo “ensaio” dentro da biblioteca da faculdade” É isso que o mito quer impedir! Abram seus olhos!

Professora da USP Sara Antonella Lenin fez ensaio dentro da biblioteca da faculdade?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A “balbúrdia” foi atribuída a professora de filosofia da USP e, claro, a história viralizou. Mas será mesmo que Sara Antonella Lenin fez um ensaio dentro da biblioteca da faculdade? A resposta é não. Entenda os porquês.

A incoerência da história começa pelas características da mensagem, que é vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. E mais: o alerta também segue a onda de boatos com imagens fora de contexto. Por aqui, já surgiram histórias envolvendo tartaruga azul, infecção no pé, Marielle Franco e muitas outras.

Com isso em mãos, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto. Uma googlada e matamos a charada. Isso porque não existe nenhuma professora da USP com esse nome. Também não encontramos sequer uma notícia sobre o assunto. Ao buscar pela imagem, descobrimos que trata-se da ex-atriz de filmes adultos, Sasha Grey.

Aliás, essa não é a primeira vez que atores e atrizes de filmes do gênero são protagonistas de boatos na internet. Aqui, já surgiram histórias sobre a aluna de Lagoa Seca (PB) campeã mundial de Física na França, cantora Lin Lores com videoclipe proibido e a brasileira campeã do concurso de física nuclear na Rússia.

Por fim, vale dizer que a página que postou a imagem inicialmente é de humor e se descreve como “personagem fictício”. Ou seja: a própria página já dá indícios de que tudo não passa de zoeira e memes com o atual debate na área da educação no país.

Resumindo: a professora da USP Sara Antonella Lenin não fez ensaio dentro da biblioteca da faculdade. A história, na verdade, é resultado do mix de alarmismo, zoeira e imagens fora de contexto. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.