Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Linda tartaruga azul e de vidro vive no Oceano Atlântico, mostra foto #boato

Linda tartaruga azul e de vidro vive no Oceano Atlântico, mostra foto #boato

Boato – Imagem mostra linda tartaruga azul, que parece de vidro (cerâmica, porcelana ou murano) e que vive no Oceano Atlântico.

A natureza, volta e meia, nos brinda com paisagens e imagens impressionantes. Na internet, não é raro se deliciar com imagens de animais exóticos. Porém, nem sempre essas imagens são tão reais ao ponto que são belas. É o caso da história de hoje.

Circula na internet uma imagem do que seria uma tartaruga azul encontrada no Oceano Atlântico. A imagem é acompanha da seguinte mensagem: “Não, não é cerâmica, não é porcelana, não é murano – é uma linda tartaruga que vive no oceano Atlântico”. Outra versão é mais concisa: “Tartaruga que vive no oceano Atlântico”.

Foto mostra linda tartaruga azul e de vidro que vive no Oceano Atlântico?

Você pode subestimar essa história (eu também fiz isso), mas uma das versões teve mais de 80 mil compartilhamentos. E se você foi uma dessas pessoas que compartilhou o conteúdo por aí, tenho uma triste notícia. Porque o causo da tartaruga do Oceano Atlântico é mais falso do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não precisa ser um gênio para perceber que há algo de errado na história. Primeiro, a mensagem não ajuda. Ela é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, nada encontramos sobre espécies de tartarugas azuis. Nem no Oceano Atlântico, nem no Pacífico, nem no Índico…

Sem muitas informações, fomos buscar pela origem da imagem. E aí o “mistério” (uau!) se revelou. A tartaruga não tem nada de Oceano Atlântico. Ela nada mais é do que um pingente criado pelo artista norte-americano Paul Katherman.

Na página do Facebook de Katherman, é possível ver diversos modelos da “tartaruga de vidro”. Ele também é conhecido como Paulie Two Fingers. Nesta postagem do Instagram, é descrito como um “pingente fofo de tartaruga do mar de vidro”.

Resumindo: a história que aponta que uma tartaruga azul foi encontrada no Oceano Atlântico é falsa. A imagem é, na realidade, uma obra de arte de vidro feita por um artista norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.