Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Linda tartaruga azul e de vidro vive no Oceano Atlântico, mostra foto #boato

Linda tartaruga azul e de vidro vive no Oceano Atlântico, mostra foto #boato

Boato – Imagem mostra linda tartaruga azul, que parece de vidro (cerâmica, porcelana ou murano) e que vive no Oceano Atlântico.

A natureza, volta e meia, nos brinda com paisagens e imagens impressionantes. Na internet, não é raro se deliciar com imagens de animais exóticos. Porém, nem sempre essas imagens são tão reais ao ponto que são belas. É o caso da história de hoje.

Circula na internet uma imagem do que seria uma tartaruga azul encontrada no Oceano Atlântico. A imagem é acompanha da seguinte mensagem: “Não, não é cerâmica, não é porcelana, não é murano – é uma linda tartaruga que vive no oceano Atlântico”. Outra versão é mais concisa: “Tartaruga que vive no oceano Atlântico”.

Foto mostra linda tartaruga azul e de vidro que vive no Oceano Atlântico?

Você pode subestimar essa história (eu também fiz isso), mas uma das versões teve mais de 80 mil compartilhamentos. E se você foi uma dessas pessoas que compartilhou o conteúdo por aí, tenho uma triste notícia. Porque o causo da tartaruga do Oceano Atlântico é mais falso do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Não precisa ser um gênio para perceber que há algo de errado na história. Primeiro, a mensagem não ajuda. Ela é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, nada encontramos sobre espécies de tartarugas azuis. Nem no Oceano Atlântico, nem no Pacífico, nem no Índico…

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Sem muitas informações, fomos buscar pela origem da imagem. E aí o “mistério” (uau!) se revelou. A tartaruga não tem nada de Oceano Atlântico. Ela nada mais é do que um pingente criado pelo artista norte-americano Paul Katherman.

Na página do Facebook de Katherman, é possível ver diversos modelos da “tartaruga de vidro”. Ele também é conhecido como Paulie Two Fingers. Nesta postagem do Instagram, é descrito como um “pingente fofo de tartaruga do mar de vidro”.

Resumindo: a história que aponta que uma tartaruga azul foi encontrada no Oceano Atlântico é falsa. A imagem é, na realidade, uma obra de arte de vidro feita por um artista norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.