Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marielle tirou foto com um dos seus assassinos, que era da Mangueira #boato

Marielle tirou foto com um dos seus assassinos, que era da Mangueira #boato

Boato – Foto mostra vereadora Marielle Franco abraçado com um dos seus assassinos. Ele era guarda-costas do chefão da Mangueira.

Passada uma semana da prisão dos acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco, as notícias falsas e polêmicas sobre o assunto continuam a viralizar na internet. A última delas aponta para uma foto na qual está a própria Marielle.

De acordo com mensagens que circulam na internet, a vereadora teria tirado uma foto com um dos seus assassinos, que na época era guarda-costas da Mangueira (escola que a homenageou). A mensagem também aponta que a assessora que estava no carro havia tocado a maçaneta do carro dos assassinos. Leia mensagem que circula online:

Versão 1: Está ficando bem curioso! Foto da “santinha” Marielle de rostinho colado com um de seus assassinos, qe era guarda-costas do chefão da Mangueira… e digitais de sua assessora no Cobalt utilizado em seu assassinato. Melhor que assistir novela!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Tá ficando Tri-Legal, o caso Marielle, agora ela aparece nessa foto abraçada de rostinho colado com um dos seus assassinos, que a época era o guarda costas do Presidente da Mangueira, atualmente preso por diversos crimes, e as digitais da assessora da Marielle, aparecem na maçaneta do Cobalt, veículo usado na execução do crime. será que a GLOBOLIXO, vai fazer um especial sobre essas descobertas no Fantástico. ” É Fannnnnntasssstico”.

Marielle tirou foto com um dos seus assassinos, que era da Mangueira?

É claro que a imagem e as mensagens tentam, de alguma forma, jogar as responsabilidades do crime para o colo da própria Marielle e “aliados”. Mas será mesmo que a vereadora tirou uma foto com um dos seus assassinos na época que este era guarda-costas da Mangueira? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Tivemos acesso a essa história há alguns dias e pensamos muito antes de produzir o desmentido. Isso porque ela é, a priori, falsa, mas envolve um denunciado (não condenado ou acusado, que são coisas bem diferentes) de participação no assassinato de Marielle.

Quem está na imagem é o vereador Marcelo Sicilliano (PHS/RJ). Em maio do ano passado, ele chegou a ser apontado por uma testemunha como um dos mandantes do crime. Porém, ainda não foi indiciado e tampouco preso. O próprio Sicilliano afirma que é inocente e a testemunha “voltou atrás na denúncia”.

Durante coletiva, o ex-delegado do caso, Giniton Lages, disse que a hipótese de ele ser mandante não está nem legitimada tampouco descartada. Uma vez que não há a certeza, é errada a premissa que ele é “o assassino de Marielle”. No máximo, seria um denunciado ou “suspeito”.

Mais um detalhe: a pessoa da imagem não era “guarda-costas da Mangueira” quando tirou a foto. Esse perfil do El País mostra que ele nunca teve essa atividade. Também não achamos nada sobre os verdadeiros acusados pelo crime serem guarda-costas da Mangueira.

Vale dizer, também, que uma assessora chegou a tocar a maçaneta do carro dos assassinos de Marielle. Porém, não é a mesma assessora que estava no carro da vereadora. A informação é confirmada nesta matéria.

Resumindo: a história que aponta que a vereadora Marielle Franco tirou uma foto com um dos seus assassinos é falsa. A pessoa da foto, o vereador Marcelo Sicilliano, chegou a ser suspeito do crime, mas não há nada que comprove que ele tenha tido participação nele. Também é boato que ele tenha trabalhado para o “chefão da Mangueira”. Boato duplo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.