Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > MST é responsável por plantação de maconha em Jacobina (BA) #boato

MST é responsável por plantação de maconha em Jacobina (BA) #boato

MST é responsável por plantação de maconha em Jacobina (BA), diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Polícia Civil apreende plantação com centenas de pés de maconha, em Jacobina (BA). Fazenda pertence ao MST.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é responsável pela maior produção de arroz orgânico no Brasil. Os dados são do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). A maior parte da produção geral de arroz no Brasil ocorre no Rio Grande do Sul, bem como a maior parte da produção do MST.

Além do arroz, os assentamentos também produzem outros alimentos, como feijão, milho, batata, legumes e frutas (provenientes do sistema de agrofloresta adotado por muitos assentamentos do MST).

Mas de acordo com uma história que está circulando por aí, o MST também estaria produzindo uma substância inusitada. Segundo uma publicação, o MST seria o responsável pela plantação de maconha apreendida pela polícia, em Jacobina (BA). No vídeo, é possível ver centenas de mudas de maconha plantadas em vasos e ligadas a um sistema de irrigação. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “MST… Já estão plantando Maconha… só falta o STF Liberar a venda”. Versão 2: “*O* MST em Jacobina na Bahia, troca de cultura e planta MACONHA. MST uma organização criminosa do PT que não tem CNPJ e nem um pouco de VERGONHA”.

Análise da mensagem que está circulando online

A mensagem circulou em diversas redes sociais, mas fez sucesso, principalmente, no Twitter, no Tik Tok e no WhatsApp. Nos últimos anos, o MST tem sido vítima de diversas histórias falsas que imputam crimes contra o movimento. A equipe do Boatos.org já desmentiu muitas delas aqui, aqui e aqui.

Ao se deparar com essa história, nos fizemos algumas perguntas: o caso é verdadeiro e a situação ocorreu no município de Jacobina (BA)? Existe uma área ocupada pelo MST no município? O MST é o responsável pela plantação?

O caso mostrado no vídeo é verdadeiro e ocorreu em Jacobina (BA)?

Sim. A apreensão de maconha foi realizada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal, no dia 9 de maio de 2018. De acordo com a Polícia Civil, a área de plantio era de cerca de mil metros quadrados e estava escondida em uma plantação de sisal. No local, as autoridades encontraram um sistema de gotejamento e uma área de secagem. A Polícia também apreendeu uma prensa artesanal que estava no local.

A situação ocorreu em Jacobina (BA), em uma fazenda localizada à margem da rodovia BA-144. A estrada liga o distrito de Lages do Batata, que fica em Jacobina (BA), ao município de Várzea Nova. De acordo com o delegado da Polícia Civil, as investigações começaram após a apreensão de 20kg de maconha na cidade de Jacobina, nos dias 27 e 28 de abril de 2018.

Há uma área do MST ocupada em Jacobina (BA)?

Sim. Um grupo do MST ocupou uma área de 1.700 hectares sob a justificativa de que as terras de uma propriedade estariam abandonadas. A situação ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2023 e o proprietário das terras nega que o local esteja abandonado. Após um confronto com vizinhos e produtores da região, os integrantes do MST desocuparam o local.

O MST plantou a maconha?

Não. A ocupação da fazenda por parte do MST ocorreu em 2023. Já a apreensão da maconha aconteceu em 2018. Além disso, o local onde a apreensão ocorreu não é a mesma área que o MST ocupou. Se isso não bastasse, não existe qualquer menção que o MST seja o responsável pela área apreendida. Essa história surgiu posteriormente na internet, sem qualquer embasamento. Por fim, na própria matéria, a Polícia Civil afirmou que o dono da fazenda foi identificado e estava sendo procurado pelas autoridades.

Em resumo: a história que diz que o MST é responsável pela plantação de maconha que foi apreendida em Jacobina (BA) é falsa! O caso mostrado no vídeo ocorreu em 2018. O MST só ocupou uma propriedade no município de Jacobina (BA), em 2023. Além disso, não existe qualquer menção ao MST ser o responsável pela fazenda onde a maconha foi apreendida. Por fim, a Polícia Civil afirmou que o dono da fazenda já foi identificado (e, novamente, não cita o MST).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm