Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Veículo do MST cheio de munição se envolve em acidente #boato

Veículo do MST cheio de munição se envolve em acidente #boato

Veículo do MST cheio de munição se envolve em acidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra um veículo do MST cheio de munições que se envolveu em um grave acidente em uma rodovia.

A direita estava, até alguns dias, engajada em investir as fichas do discurso retórico político na CPMI das manifestações de cunho golpista do dia 8 de janeiro. Com a perda da maioria das cadeiras, o foco se voltou a outra comissão: a CPI do MST na Câmara. E uma história que circula na internet visa reforçar este discurso.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, um acidente automobilístico revelou algo em relação ao MST: que o movimento estava carregando munições em um dos veículos que se envolveu no acidente. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Veículo do MST envolvido em acidente, carregando várias caixas de munição. Versão 2: Olha quanta munição  de armas tinha nesse veículo do MST envolvido nesse  acidente. Evento de ferramentas  para plantio  se acha isso é aí será quê vai  ter alguma investigação? Versão 3: *Veículo do MST envolvido em acidente, vejam o que ele transportava!!! CARREGAMENTO DE MUNIÇÃO*

Veículo do MST cheio de munição se envolveu em acidente?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo e a mensagem acusatória ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra circularam com muita força em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que o tal veículo cheio de munição que se envolveu no acidente era mesmo do MST.

O histórico recente de fake news sobre o assunto já nos deixa muito desconfiados da veracidade da mensagem (que, por sinal, tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis). Volta e meia, circula alguma fake news apontando para “algo terrível” que teria sido feito pelo MST. Temos alguns exemplos aqui, aqui e aqui.

Ao buscar pelo vídeo em questão e por notícias que citam o acidente em questão, descobrimos o que já desconfiávamos: nenhuma fonte confiável ligou o MST ao acidente em questão. De acordo com esta matéria, o acidente ocorreu em uma estrada próxima à cidade de Barra do Corda, no Maranhão. Mesmo com ferimentos, o motorista do carro com munições fugiu. Nenhuma matéria (você pode ver exemplos aqui e aqui) aponta que a munição tenha relação com o MST.

É importante citar que no vídeo não há qualquer referência das pessoas apontando que seria uma ação do MST e tampouco qualquer referência ao movimento no veículo acidentado. Ou seja: a tese que circula online se aproveitou de um vídeo aleatório e começou a viralizar.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o MST tinha um veículo cheio de munições que se envolveu em um acidente de trânsito. Não há qualquer referência ao movimento nas notícias que falam sobre o assunto e a tese brotou em perfis de redes sociais com viés político.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm