Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Danilo do MST é o homem que depredou relógio de D. João VI no Palácio do Planalto #boato

Danilo do MST é o homem que depredou relógio de D. João VI no Palácio do Planalto #boato

Danilo do MST é o homem que depredou relógio de D. João VI no Palácio do Planalto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberto quem é o homem que depredou o relógio de D. João VI no Palácio do Planalto. Trata- se de Danilo do MST, que foi infiltrado no meio da manifestação golpista.

Na medida em que os acontecimentos após os atos golpistas que ocorreram no último dia 8 de janeiro vão se desenrolando, novas fake news têm surgido online. A última delas apareceu após a divulgação de imagens de um homem procurado por destruir um relógio dado de presente a D. João VI e que estava no Palácio do Planalto.

Não demorou muito para um vídeo de um militante do MST chamado Danilo começar a circular junto com as imagens da depredação. Junto aos vídeos, é dito que o Danilo do MST seria o autor do ato de vandalismo e que ele seria um infiltrado entre os “patriotas”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: DANILO DO MST É O NOME DE UM DOS RESPONSÁVEIS POR QUEBRAR INSTALAÇÕES DO GOVERNO E CULPAR BOLSONARISTAS Já temos o nome, quando a polícia irá prendê-lo pra prestar depoimento…ou será que só prendem patriotas…uma hora o chicote muda de mão Versão 2: Vocês lembram do vandalo do relógio ai esta de onde ele veio (MST) Danilo pq o lula nao quer a CPI hein ?

Danilo do MST é o homem que depredou relógio de D. João VI no Palácio do Planalto?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O que não faltou foi gente tentando reforçar a suposta tese de que os culpados pela depredação em questão haviam sido infiltrados por parte do MST. Porém, a história que aponta que o ato em questão foi causado pelo tal Danilo é falsa.

As mensagens, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já começam a nos deixar desconfiados da veracidade da informação. Assim como um bom boato, as mensagens em questão são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a história.

Não bastasse isso, o que não tem faltado é informação falsa sobre pessoas que estariam “infiltradas” nos protestos golpistas do dia 8 de janeiro. Já desmentimos, por exemplo, que o sobrinho de Zeca do PT estava nos protestos.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, descobrimos duas coisas. A primeira é que não há nenhum indicativo em fontes confiáveis de que o sujeito em questão fosse o tal Danilo do MST. A polícia ainda tenta identificar quem era o homem (que, por sinal, estava vestindo uma camiseta de Bolsonaro durante o ato).

Para jogar uma pá de terra na história, o próprio MST publicou uma nota em seu site desmentindo que o cidadão com a camiseta do movimento seja o vândalo que depredou o relógio dado de presente a D. João VI. Leia a nota:

Alerta para nova fake news bolsonarista contra jovem do MST no PR A fake news é uma montagem grosseira, que mostra, mais uma vez, a utilização da mentira como uma das principais armas da extrema-direita brasileira. Denuncie o conteúdo falso!

Nesta quarta-feira (18), os trabalhadores e trabalhadoras do MST foram surpreendidos com a circulação de mais uma montagem falsa e criminosa, com acusações de que “um jovem do MST” supostamente “teria participado dos atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília.” […]

O jovem Sem Terra que aparece na montagem é militante do MST no Paraná, estudante, e mora com a família em um acampamento. Não divulgaremos seu nome ou local de moradia para evitar uma exposição e um risco ainda maior à sua imagem. […]

Por meio do Coletivo de Direitos Humanos do MST, também iremos acionar a justiça e responsabilizar as pessoas que postaram mais esta mentira. O MST defende a democracia e cobra a responsabilização dos vândalos, dos mandantes e dos financiadores dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Sem anistia! Basta de violência! Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná – MST-PR

Resumindo: é falsa a informação que aponta o homem que destruiu o relógio dado de presente por D. João VI no Palácio do Planalto se chame Danilo e seja do MST. O homem ainda não foi identificado e o MST já apontou que o militante Sem-Terra não é o sujeito que participou das manifestações golpistas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso