Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Governo acaba de impor plano nacional de vacinação para colocar chip mRNA com grafeno nas pessoas #boato

Governo acaba de impor plano nacional de vacinação para colocar chip mRNA com grafeno nas pessoas #boato

Governo acaba de impor plano nacional de vacinação para colocar chip mRNA com grafeno nas pessoas, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Governo federal vai implantar chip mRNA com grafeno na população brasileira por meio de um plano nacional de multivacinação

As baixas taxas de imunização no Brasil estão acendendo um sinal de alerta. No início de julho de 2023, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta sobre a situação da imunização no Brasil, que se encaminha para um colapso.

No país, a cobertura vacinal que, em 2015, era de 95%, passou para 68%, em 2022, e continua caindo. A vacinação contra a poliomielite, por exemplo, caiu para 68%. A doença foi erradicada no Brasil em 1989, mas a baixa taxa de imunização abre brecha para um novo surto no país. Especialmente, porque em países vizinhos, como no Peru, houve o registro de um caso de poliomielite, após 32 anos da erradicação da doença no país.

E, infelizmente, boa parte da redução da taxa de vacinação está relacionada com o aumento de conteúdo antivacina nas redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com ela, o governo brasileiro teria acabado de impor o Plano Nacional de Vacinação com o intuito de monitorar e controlar a população. Segundo a publicação, as vacinas teriam um chip mRNA com grafeno e todo o processo contaria com o apoio dos laboratórios e do próprio Exército. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “O Governo Federal Acaba de Impor um Plano Nacional Obrigatório de Doses da Picada do ConVite da Morte 19 e da Partida ao Céu com o Apoio de Militares do Exército… O Que Vai Fazer Quanto a isso, aceitar, se Curvar e Ver todos Morrerem como Cordeirinhos de Abate? Vão Fugir da Realidade que nos encontramos até Quando e até onde você chegaria com a Culpa de NÃO TER FEITO NADA se Veio aqui JustaMente pra Fazer? Vai Se Isentar, Ver Morrer e Morrer em seguida Arrependido de Ter Deixado e até Participado na Conivência e Omissão de Socorro, mais a Negligência de dizer que NÃO SABIA por NÃO QUERER SABER e Concordar com a PuTaRia? Como disseram as Escrituras desde os Antigos Tempos… Cada Um Vai ter que escolher um Lado no Final. Só espero de Coração que Não escolha o Lado ERRADO… Pois NÃO TERÁS OUTRA CHANCE, Os ANUnnakis estão chegando aí pra DEFINIÇÃO da Humanidade Espero que estejas lá! Os MiDotados – Os DRaCoNiaNoS BeLiaiS ReaiS da FaMíLia de LeVi-aTã”. Versão 2: “GOVERNO FEDERAL ACABA DE IMPOR PLANO NACIONAL OBRIGATÓRIO DE DOSES COM APOIO DE MILITARES DO EXÉRCITO”.

Análise da imagem que está circulando online

A história de hoje circulou bastante em grupos antivacina no WhatsApp e, principalmente, no Telegram, onde boa parte desse tipo de conteúdo surge. O vídeo que acompanha a história também acabou aparecendo no Facebook, em páginas negacionistas.

Não é de hoje que histórias da conspiração contra vacinas (especialmente contra a Covid-19) estão circulando na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas aqui, aqui e aqui.

A partir disso, algumas perguntas surgiram, como a campanha e o plano de vacinação é real? A campanha e o plano de vacinação é algo ruim? E o vídeo deve ser levado a sério?

1) A campanha e o plano de multivacinação é real?

Sim! Como explicamos anteriormente, a própria Unicef já demonstrou preocupação com a baixa taxa de vacinação entre os brasileiros. Buscando melhores esses índices, o governo federal iniciou uma super campanha de multivacinação para impedir que, especialmente, as doenças já erradicadas no Brasil voltem a causar surtos por aqui. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 38,8% do público-alvo da vacina da poliomielite foi vacinado. A ideia do Ministério da Saúde é fazer com que a vacinação não fique apenas na unidade de saúde (UBS), mas que seja levada até a pessoa que precise de imunização. Isso pode incluir a vacinação na escola, a vacinação após contato com a unidade de saúde por qualquer motivo e a busca ativa por não vacinados. Porém, esse planejamento pode mudar de local para local. A campanha de multivacinação começa no próximo dia 15 de julho de 2023, no Amapá.

2) A campanha e o plano de multivacinação é algo ruim ou grave?

Definitivamente não! Como explicamos anteriormente, as taxas de vacinação contra qualquer doença estão baixíssimas. Dessa forma, a ação promovida pelo Ministério da Saúde é algo positivo. A ideia é ampliar o número de pessoas vacinadas para que doenças já erradicadas no Brasil não voltem a ser um problema no país. Sabemos que, além das fake news, também existem outros motivos para as pessoas não procurarem uma unidade de saúde para se vacinar, como problemas de mobilidade e até mesmo falta de tempo por conta do trabalho. A iniciativa ocorre após o registros casos recentes de doenças, como a poliomielite, em países vizinhos do Brasil.

Essas histórias de que as pessoas não devem se vacinar ou que as vacinas possuem substância X, Y ou Z que podem causar problemas de saúde são completamente falsas. Elas surgem em grupos antivacina que têm apenas um objetivo: fazer com que as pessoas não se vacinem. Porém, esses grupos utilizam teorias da conspiração para justificar suas ideias. Se isso não bastasse, ainda fazem ilações absurdas sem pé nem cabeça. No próprio vídeo de hoje, o homem cita diversos termos técnicos que não fazem o menor sentido (e nem ele deve saber o que está dizendo).

3) O vídeo deve ser levado a sério?

Obviamente não! O que é dito no vídeo é apenas um monte de baboseira de teorias da conspiração. Essas ideias não possuem referências científicas, mas citam termos técnicos para passar credibilidade e convencer as pessoas. Para início de conversa, o homem que aparece nas imagens já é um velho conhecido dos checadores de informação. Ele dissemina histórias falsas sobre vacinas e outras teorias conspiratórias há algum tempo, mas até hoje não foi punido.

Se isso não bastasse, tudo o que ele diz, como implantação de chips através da vacina, a presença de grafeno nos imunizantes, a reprogramação neural e o suposto problema do mRNA são fake news que já foram desmentidas de forma contundente não só aqui no Boatos.org, como também em outros serviços de fact-checking. E dado ao fato de que as primeiras vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas há 2 anos e a esmagadora maioria dos vacinados continua bem e saudável, já é motivo suficiente para ninguém se preocupar com as vacinas. E como o ônus da prova é de quem acusa e, quem acusa não consegue provar nada, a gente já sabe que tudo não passa de uma enorme balela.

Em resumo: a história que diz que o governo federal vai implantar chips de mRNA com grafeno nas pessoas por meio da campanha de multivacinação é falsa! A campanha de multivacinação, de fato, existe. Porém, não é nada do que está sendo dito por aí. A campanha tem como objetivo aumentar o número de pessoas vacinadas, uma vez que os índices de vacinação no Brasil estão baixíssimo e abrem brecha para surtos de doenças já erradicadas no país. Com isso, o Ministério da Saúde vai ampliar o trabalho de agentes de saúde, que devem mapear pessoas não vacinadas e fazer uma busca ativa, vacinando essa população em outros locais, como em suas próprias casas, nas escolas etc. Cada local deve ter um planejamento específico. E é óbvio que não existe nenhum mal em se vacinar (caso você não seja alérgico a nenhum componente da vacina). Tudo o que é dito no vídeo se ampara em teorias da conspiração que já foram mil e uma vezes desmentidas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm