Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai ficar entre 48 e 72 horas fora do ar #boato

WhatsApp vai ficar entre 48 e 72 horas fora do ar #boato

WhatsApp vai ficar entre 48 e 72 horas fora do ar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi divulgado por Mark Zuckerberg que o WhatsApp, Facebook e Instagram vão ficar entre 48 e 72 horas fora do ar.

A queda de serviços ligados à empresa Facebook deixou a grande maioria dos usuários de internet em polvorosa. É claro que a situação iria gerar diversas fake news na internet. Uma delas “ressuscita” um tipo de fake desmentido diversas vezes no Boatos.org.

De acordo com mensagens que se baseiam em prints de sites de notícias e viralizaram no Twitter (que, no momento, é a única rede social ativa), o WhatsApp, Facebook e Instagram iria voltar ao ar apenas em um período de 48 a 72 horas.

As mensagens suscitaram publicações anunciando a história como “oficial”: “Comunicado: Devido aos problemas em nossos servidores, voltaremos a atividade em 72 horas”, diz uma das mensagens, atribuída ao WhatsApp Web. “AGORA: Mark Zuckerberg acaba de anunciar que o WhatsApp e Instagram poderão voltar em até 48 horas, no máximo 72”, aponta outra das mensagens.

WhatsApp, Facebook e Instagram vão ficar fora do ar entre 48 e 72 horas?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem se espalhou com muita força e, com certeza, vai gerar prints futuros. Porém, não é verdade que Mark Zuckeberg ou o Facebook anunciaram que o WhatsApp vai ficar entre 48 e 72 horas fora do ar.

Na realidade, o boato foi gerado por dois movimentos. O primeiro foi o que pegou uma notícia antiga, de 2015, que apontava que a Justiça havia determinado que o WhatsApp ficasse fora do ar por descumprir uma decisão judicial. Ou seja: pegaram uma notícia antiga e estão vendendo como nova.

Vale apontar que não é a primeira vez que utilizam conteúdos da decisão judicial de outrora para espalhar um boato. Não foram poucas as vezes que o Boatos.org desmentiu boatos que usaram a informação antiga para apontar que o WhatsApp sairia do ar. Desmentimos isso em 2019, 2020 e, mais recentemente, antes dos protestos de 7 de setembro. Desmentimos também em vídeo. Confira:

O segundo movimento surgiu de páginas que queriam “apenas” lacrar. Uma delas, inclusive, que se identificava como WhatsApp Web já excluída do Twitter. Outra costuma espalhar informações, por assim dizer, não verificadas (e, em muitos casos erradas) em redes sociais.

Ao procurar por informações em fontes confiáveis ou oficiais, vimos que não há qualquer comunicado que aponte que o WhatsApp, Facebook e Instagram vá ficar fora do ar entre 48 e 72 horas. Na conta do Facebook, há um anúncio de que o problema deve ser resolvido “o mais rápido possível”. Pode ser (e provavelmente será) menos ou pode ser mais. Essa resposta nem o Mark Zuckerberg tem.

Resumindo: é falso que o WhatsApp apontou que vai ficar entre 48 e 72 horas fora do ar. O que está circulando na internet brasileira é notícia antiga ou invencionice para ganhar likes por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: