Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai ser abolido por causa de vídeo de estupro #boato

WhatsApp vai ser abolido por causa de vídeo de estupro #boato

Boato – Neste sábado, o WhatsApp será literalmente abolido por causa do vídeo de estupro no Rio. Não atualize o aplicativo.

WhatsApp. Os internautas gostam tanto do aplicativo que o medo de o perder provoca a disseminação de boatos. Não foram poucas as vezes que o Boatos.org desmentiu informações falsas sobre o serviço.

Já falamos sobre ele ser pago, bloqueio (que em duas oportunidades não foi boato) e até fim do aplicativo. Agora, uma nova história começou a aparecer: a de que o WhatsApp será abolido do Brasil após o caso do estupro coletivo (é, aquele que muitos achavam que não existia por causa de áudios… do WhatsApp). Leia texto que circula online:

Vai começar tudo de novo

A partir deste Sábado o app Wathsapp será Literalmente abolido , Por conta do vídeo da jovem de 16 anos que sofreu um estupro na capital do (RJ) e o seu vídeo se espalhou pelo mundo todo , Não será interrompido o app não será mais instalado e não funcionará mais , determinação do Juiz repassem para que todos fiquem ciente.

Justiça brasileira determina o bloqueio do whatsapp por ordem judiciária vai vir uma mensagem no seu celular para vc atualizar o seu whatsapp por favor não atualize. pq assim que vc atualizar irá bloquear automaticamente e vc não vai mais conseguir entrar. Muitas pessoas já fizeram isso é foi bloqueado, repasse essa msg para todos que puder não vamos deixar isso acontecer. Informações no site da justiça brasileira que determinou o bloqueio do whatsapp: folha.uol.com.br por favor repasse.

WhatsApp será abolido do Brasil?

Como vocês puderam perceber a tese que circula online aponta que a única forma de se proteger do fim do WhatsApp no Brasil é não atualizando o aplicativo. Mas será que isso é verdade? Como vocês devem imaginar (ou não), a resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, a própria mensagem aponta para alguns furos na história. Como que muitas pessoas atualizaram o perderam o WhatsApp se a abolição  acontece só no sábado? Como assim, a Justiça vai mandar uma mensagem pedindo para atualizar o aplicativo? Isso não faz sentindo. Vale lembrar que quando o serviço foi bloqueado no país, não precisou ser feita nenhuma atualização.

Para além disso, o texto tem as principais características de um bom boato online. Diversos erros de ortografia e digitação, caráter alarmista e pedido de compartilhamento da mensagem (“repasse”). A única coisa de diferente que fazem normalmente em boatos é citar a fonte. Ela seria o “site da Justiça Brasileira”: o folha.uol.com.br. E aí chegamos ao nosso terceiro furo.

Desde quando o site da Folha de S. Paulo é o “site da Justiça Brasileira”? Já dá para ver que a tese é das mais absurdas. Para além disso, não há nenhuma notícia no site da Folha falando sobre “abolição do WhatsApp”.

Pois bem, como vocês puderam ver, a história que fala que o WhatsApp vai ser abolido e que não devemos atualizar o aplicativo é mais uma das lorotas das grossas que circulam na internet. Boato!