Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bloqueio do WhastApp é culpa do Marco Civil da internet, diz boato

Bloqueio do WhastApp é culpa do Marco Civil da internet, diz boato

Boato – Decisão de bloqueio foi baseada no Marco Civil da internet inventado por políticos socialistas.

O dia 17 de dezembro definitivamente será lembrado no Brasil. E o motivo? Não é mais um caso de corrupção, o impeachment da presidente ou outro mundial vencido pelo Corinthians. Não, 17 de dezembro de 2016 será lembrado como o dia em que a justiça brasileira decretou o bloqueamento do WhatsApp .

Segundo boato, basearam-se no Marco Civil da internet para bloquear o WhatsApp
Segundo boato, basearam-se no Marco Civil da internet para bloquear o WhatsApp

A decisão divulgada na quarta-feira (16) causou um estardalhaço nas redes. Memes, brincadeiras, gifs, o apocalipse foi cogitado. Mas, apesar do incômodo, o aplicativo foi desbloqueado ao meio-dia e as pessoas deram graças de alegria. No entanto, muitos ainda estão revoltados com o ocorrido.

Tanto que uma informação tem bombado na web – o bloqueio do WhatsApp foi culpa do Marco Civil da internet, a lei que estabelece os princípios de uso da internet no país. A imagem compartilhada incitada o seguinte:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

BLOQUEIO DA INTERNET SE BASEOU NO MARCO CIVIL DA INTERNET

Na página Movimento Contra a Corrupção, uma postagem com mais de 11 mil compartilhamentos dizia o seguinte:

‘Está bravo ou surpreso com a suspensão do Whatsapp por 48 horas? Agradeça ao Marx Civil da Internet, aprovado em peso com o apoio dos socialistas! Agora você já sabe o que significa “socialismo e liberdade”.

Ficamos no aguardo dos posts de Ivan Valente, Chico Alencar e Jean Wyllys apoiando que o estado proíba o uso de um aplicativo por milhões de pessoas.’

Junto com isso uma foto dos referidos deputados afirmando que eles comemoraram o bloqueio:

‘SABE AQUELA LEI QUE PERMITE BLOQUEAR O WHATSAPP?

O PSOL APOIOU E AINDA FEZ “V DE VITÓRIA”

BEM VINDO AO “SOCIALISMO E LIBERDADE”’

Pois bem, sem rodeios, essa informação não procede. Nem a foto procede. A imagem dos deputados fazendo ‘V’ de vitória não tem nada a ver com o bloqueio do WhatsApp e foi tirada quando o Marco Civil da internet foi aprovado, no ano passado.

O bloqueio do aplicativo, inclusive, vai contra o estabelecido no Marco Civil que define ‘entre os princípios de uso da internet, a liberdade de modelos de negócios, a inovação e a liberdade de o consumidor usar os dados como preferir’. O deputado Chico Alencar respondeu a postagem da página Movimento Contra a Corrupção desmentindo que eles tenham comemorado o ocorrido do dia 17.

Enfim, a relação do Marco Civil da internet com o bloqueio do aplicativo é boato. Espalhem essa pelo Whats que já voltou antes mesmo que sentíssemos saudades.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Kalil Santos. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.