Boato – Mark Zuckerberg e diretores do WhatsApp anunciaram que o aplicativo deixará de funcionar no Brasil em 2017.
Para os fundadores do WhatsApp, o Brasil pode ser considerado o céu e o inferno do aplicativo. De um lado, o “zapzap” é um grande sucesso no país. Mais da metade dos internautas brasileiros usam o serviço. Por outro lado, não é a primeira vez que há problemas entre a Justiça e o WhatsApp. O último dos episódios foi o bloqueio de cerca de 24 horas no dia 2 de maio de 2016.
Seria este um motivo para a debandada do serviço no Brasil? De acordo com um texto que está circulando na internet, é sim. A mensagem diz que Mark Zuckerberg (dono do Facebook, empresa que comprou o WhatsApp) teria anunciado que o WhatsApp vai sair do país neste ano. Leia:
WHATSAPP DEIXARÁ DE FUNCIONAR NO BRASIL A PARTIR DE 2017
Em uma transmissão ao vivo feita por Mark Zuckerberg e sua cúpula de diretores, foi anunciado que o serviço do WhatsApp será definitivamente removido do Brasil a partir de janeiro de 2017
Zuckerberg explica que a insistência infundamentado do governo de acreditar que a empresa guarda dados dos usuários da aplicação está prejudicando muitos brasileiros, e causando muitas variações dentro da companhia também, inclusive no mercado de ações
“Cada bloqueio anunciado perdemos em média 20% do valor de mercado – o qual só volta a este patamar meses após o bloqueio ser suspenso”, afirma o CFO da empresa, Terry McAlyrio.
A empresa lamenta a situação é a falta de respeito do governo brasileiro com sua política de segurança dos seus usuários.
A empresa afirma que os outros serviços dela, como Messenger, Facebook e Instragan funcionarão normalmente
FONTE: New York Times 03/05/2016
Caramba. Então será que os brasileiros terão que voltar a usar o SMS ou apelar para o Telegram para se comunicar? A resposta é não. Não há chance do WhatsApp ser descontinuado (pelo menos por enquanto) do Brasil. Vamos aos fatos.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Quem acompanhou as notícias nos últimos dias viu como a imprensa brasileira deu atenção ao assunto “bloqueio do WhatsApp”. Sabe quantas notícias sobre o assunto “fim do WhatsApp em 2017” apareceram na mídia? Nenhuma. A publicação só foi vista em blogs, sites locais, Facebook e, claro, “zapzap”.
Além disso, tentamos procurar pela matéria no The New York Times sobre o assunto. Nada encontramos. Em relação ao “CFO” Terry MacAlyrio também não achamos nadica. Adivinhe se achamos algum pronunciamento ao vivo de Mark Zuckerberg falando do fim do WhatsApp? O máximo que ele fez foi pedir o fim do bloqueio.
Para além de tudo isso, há uma questão lógica. O Brasil é um dos países onde o WhatsApp mais tem usuários. Quem desperdiçaria esses milhões de “clientes em potencial”? Estamos falando de business, amigo. Ou seja, eles não iriam descartar o Brasil tão facilmente assim.
Resumindo: a história de que o WhatsApp vai acabar em 2017 no Brasil não passa de mais um boato que circula na internet. Nem Zuckerberg falou nada, nem saiu notícia alguma no New York Times.
Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitora Pérola Cardoso. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.