Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Receita Federal faz leilão de celulares apreendidos em anúncio no Facebook #boato

Receita Federal faz leilão de celulares apreendidos em anúncio no Facebook #boato

Receita Federal faz leilão de celulares apreendidos em anúncio no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Leilão da Receita Federal de celulares apreendidos conta com iPhones e está sendo anunciado no Facebook.

1 – Introdução

Diariamente, funcionários da Receita Federal (RF) trabalham de forma árdua para evitar o contrabando dos mais variados produtos. A apreensão ocorre quando os produtos são importados por meios que não o oficial ou não seguem as regras previstas na lei.

Para evitar o acúmulo desses produtos (e a falta de armazenamento) em seus postos oficiais, a Receita Federal costuma fazer doações e até leilões. Nesses leilões, os produtos geralmente são ofertados em lotes e qualquer pessoa com cadastro prévio e aprovado e sem problemas com a RF pode participar.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Receita Federal estaria organizando um leilão com celulares apreendidos e o evento estaria sendo anunciado no Facebook. Segundo a história, os produtos teriam foram apreendidos no porto de Santos e o leilão vai começar com lances de R$150. Confira:

Versão 1: “Receita Federal faz leilão eletrônico: lotes têm Xiaomi Mi A3, Redmi Note 8, Mi 9 Lite, iPhones 11 e 12 pro e celulares Samsung Galaxy. Aparelhos foram apreendidos no porto de Santos em um contêiner de importação ilegal. Leilão acontecerá no formato de lance fixo e estará acontecendo apenas…”. Versão 2: “Leilão da Receita Federal tem celulares iPhone 11 e 12 e Samsung S23 a partir de R$150 entre outros eletrônicos. Veja como e onde participar. Receita Federal faz leilão eletrônico: lotes têm Xiaomi Mi A3, Redmi Note 8, Mi 9 Lite, iPhones 11 e 12 pro e celulares Samsung Galaxy. Aparelhos foram apreendidos no porto de Santos em um contêiner de importação ilegal. Leilão acontecerá no formato de lance fixo e estará acontecendo apenas nos próximos 3 dias”.

2 – Análise da mensagem

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, onde está circulando por meio de publicidade paga. Ao acessar o link indicado pela publicação, você é redirecionado para uma página que possui um layout parecido com o site G1.

Além disso, nas últimas semanas, o que não faltou por aqui foram fake news envolvendo golpes no Facebook. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui.

Com isso, algumas questões surgiram, como: a Receita Federal está realmente fazendo um leilão no site citado? A Receita Federal costuma fazer leilões de produtos apreendidos? É confiável fazer compras no site citado? Vamos responder todas elas a seguir!

3 – Checagem

A Receita Federal está fazendo o tal leilão no site em questão?

Não! A história de hoje segue o mesmo modus operandi de outras promoções falsas. Se isso não bastasse, o site citado é completamente falso. Além de imitar um site conhecido e confiável, que é o G1, os links disponibilizados pela página não funcionam. Isso sem falar que o site em questão não é o site oficial da Receita Federal e muito menos está sendo compartilhado pelas páginas oficiais do órgão.

A Receita Federal faz leilões de produtos apreendidos?

Sim. A Receita Federal costuma fazer leilões para aumentar a sua arrecadação e dar vazão aos produtos que acabam guardados em seus armazéns, ocupando espaço. Além dos leilões, a RF também realiza doações a instituições públicas. Porém, os leilões organizados pela Receita Federal são anunciados exclusivamente pelo site oficial do órgão. Além disso, para participar do leilão, é necessário ter um cadastro aprovado e não ter nenhuma pendência com a RF. Atualmente, um leilão da Receita Federal está em curso e pode ser consultado no site oficial do órgão.

Você deve fazer compras no site em questão?

Definitivamente, não! Se o site já apresenta uma cópia do layout de outro site para parecer mais confiável, definitivamente não é uma boa escolha comprar nele. Você pode comprar produtos que nunca serão entregues ou até mesmo ter dados pessoais e bancários roubados.

4 – Conclusão

Promoção falsa👎❌

É mentira que a Receita Federal está promovendo um leilão por meio de publicidade paga no Facebook. Atualmente, um leilão da Receita Federal está ocorrendo e as propostas devem ir até o dia 2 de agosto de 2023, com o início dos lances no dia 3 de agosto de 2023. Porém, não tem nada a ver com o site divulgado pela propaganda paga no Facebook. O site em questão faz uma cópia do layout do site G1 e os links disponibilizados não funcionam, o que caracteriza o golpe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm