Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Dewalt vai sair do Brasil e faz oferta em site no Facebook #boato

Dewalt vai sair do Brasil e faz oferta em site no Facebook #boato

Dewalt vai sair do Brasil e faz oferta em site no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Dewalt anunciou que vai sair do Brasil e resolveu fazer uma oferta especial em um site por meio de anúncios no Facebook.

1 – Introdução

As plataformas de redes sociais têm sido incisivas no combate à desinformação. Porém, temos percebido ainda alguns gargalos que “deixam” algumas fake news passarem. Um deles está nos anúncios mirabolantes no Facebook.

Uma das histórias aponta que a Dewalt (empresas de ferramentas) estaria deixando o Brasil por conta de um decreto do governo brasileiro. E, por isso, a empresa estaria fazendo uma super oferta em um site linkado por meio de publicidade no Facebook. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Após taxação do governo federal, empresa internacional de ferramentas anuncia saída do Brasil com queima de estoque exclusiva Uma das marcas de ferrmentas mais famosas do mundo, Dewalt, anuncia que está deixando o mercado brasileiro após o atual governo aprovar a taxação de produtos importados através  do Decreto-Lei nº 1.804/80. Entenda a polêmica.

2 – Análise da mensagem

A história circulou por duas frentes. Uma delas foi o anúncio pago no Facebook que falava da suposta falência. A segunda foi por meio de um site “clone” (pelo menos no layout) do Portal g1.

Esta estratégia (anúncio de empresa que “faliu” + superoferta e anúncio Facebook + site que emula o g1) tem sido comum em fake news na internet. Não há muito tempo, desmentimos histórias falsas sobre a Tok&Stok, Havan e Amazon.

Separamos as seguintes três perguntas para serem respondidas na parte da checagem. A primeira é se a Dewalt vai deixar o Brasil. A segunda é se a empresa está vendendo as tais ferramentas no site em questão. A terceira é se você deveria fazer compras nesta página.

3 – Checagem

A Dewalt vai deixar o Brasil?

Não. Assim como nos exemplos apresentados, é falso que a empresa tenha anunciado a saída do Brasil por conta de um decreto do governo sobre importações. Os produtos da empresa continuam sendo vendidos por aqui e não há qualquer anúncio oficial. Para completar, o tal Decreto-Lei nº 1.804/80 é, como o nome diz, de 1980 e não tem qualquer relação com o governo atual.

A Dewalt está vendendo as tais ferramentas no site em questão?

Também não. Na realidade, o site linkado pelo anúncio do Facebook e pelo “clone do g1” não é oficial. Na realidade, trata-se de uma página que está se aproveitando de uma notícia falsa para fazer marketing.

Você deveria fazer compras nesta página anunciada no Facebook?

Na nossa opinião, a resposta é não. Se a empresa se utiliza de uma informação falsas para viralizar, não é lá muito confiável comprar algo dela. Em muitos casos, sites destes perfis costumam não entregar produtos ou entregar produtos de qualidade baixa.

4 – Conclusão

Falso👎❌

É falso que a Dewalt vá sair do Brasil e que esteja fazendo uma grande oferta no Facebook. O g1 não deu tal notícia, os produtos da empresa continuarão a serem vendidos e esta é mais uma fake news que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm