Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo Lula lança Feirão Limpa Nome em anúncio no Facebook #boato

Governo Lula lança Feirão Limpa Nome em anúncio no Facebook #boato

Boato – Em anúncio no Facebook, governo Lula anuncia Feirão Limpa Nome com descontos de até 99,08% para você limpar seu nome

O brasileiro nunca fez tantas dívidas como antes. Os dados são de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) há oito anos. De acordo com os órgãos, 40% dos brasileiros estão com o nome sujo.

Segundo as duas instituições, a situação é um reflexo do cenário econômico atravessado pelo Brasil nos últimos anos. Apesar da redução do desemprego, a renda ainda não é suficiente para compensar as perdas dos últimos meses. Isso acaba levando muitas pessoas a buscarem por crédito.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o governo Lula teria encontrado uma solução para o problema. Segundo a história, por meio de um anúncio no Facebook, o governo Lula iria lançar o Feirão Limpa Nome para as pessoas se livrarem das dívidas. Ainda segundo a publicação, as taxas teriam desconto de até 99% e bastaria clicar no anúncio para limpar o seu nome. Confira:

Versão 1: “Está cansado de nunca ser aprovado na hora de fazer um cartão, comprar um carro, se liga nessa oportunidade. Serasa libera MEGA FEIRÃO para limpar nome sujo! Taxas de até 99% OFF, clique em Saiba Mais e limpe seu nome”. Versão 2: “LULA ACABOU DE LIBERAR. LIMPE SEU NOME COM 99,08%. Valor da dívida: R$ 5.062,56. R$ 5.049,36 Desconto de 99,08%. CONSULTAR PROPOSTA. APERTE EM SAIBA MAIS”. Versão 3: “Feirão Limpa Nome: Lula Libera Oportunidade Para Limpar Seu Nome Online. A negociação está sendo feita 100% online, com mais de 1000 empresas oferecendo remoção total das dívidas”.

Governo Lula lança Feirão Limpa Nome em anúncio no Facebook?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deu esperanças a quem quer e precisa limpar o seu nome. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na ausência de provas e no próprio site usado pelo suposto Feirão Limpa Nome.

Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, golpes em anúncios de redes sociais não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que Ana Maria Braga teria anunciado que se curou da catarata com o suplemento Sulinex, vendido no Facebook. Também a que indicava que a Tok&Stok teria a anunciado falência e feito uma superpromoção em um site no Facebook e, por fim, a que apontava que David Mckay, do Royal Bank do Canadá, queria doar milhões para você via Facebook/e-mail.

Ao analisar a publicação, percebemos que o site linkado na mensagem é bastante estranho. A página pede todos os dados da pessoa. Vale lembrar que esse tipo de golpe busca roubar os dados pessoais e bancários das pessoas para usá-los em outros golpes. Além disso, não se trata do site oficial do Serasa (que realiza os acordos entre empresas e devedores).

Como o anúncio cita uma fonte confiável, o governo Lula, resolvemos buscar por mais informações. Descobrimos que o Ministério da Fazenda do governo Lula está realizando uma iniciativa de renegociação de dívidas para reduzir a inadimplência no Brasil. Porém, o programa se chama “Desenrola Brasil” e não “Feirão Limpa Nome”. Se isso não bastasse, a iniciativa foi encaminhada para publicação no dia 5 de junho de 2023 e ainda não está em execução.

Em resumo: a história que diz que o governo Lula teria lançado o Feirão Limpa Nome em um anúncio no Facebook é falsa! O site linkado na publicação é bastante estranho e solicita todos os dados da pessoa (alguns sem relação alguma com a situação). Se isso não bastasse, de fato, o governo Lula aprovou uma iniciativa de renegociação de dívidas para reduzir a inadimplência no Brasil, mas ele ainda não está em execução e muito menos se chama “Feirão Limpa Nome”. Por fim, não existem notícias sobre o suposto Feirão Limpa Nome do governo Lula em veículos de comunicação confiáveis.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm