Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mensagens de bom dia em fotos e vídeos foram criadas por hackers, alerta Olga Nikolaevnas #boato

Mensagens de bom dia em fotos e vídeos foram criadas por hackers, alerta Olga Nikolaevnas #boato

Advogada Olga Nikolaevna alerta para golpe em mensagens de bom dia e números que clonam, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Não envie mais fotos e vídeos de bom dia no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais. Isso porque a advogada Olga Nikolaevnas e o Shanghai China International News alertaram que elas foram criadas pelos hackers que atacaram a China.

Já podemos dizer que o assunto que será objeto da nossa checagem pode ser considerado um dos boatos mais clássicos de WhatsApp. Trata-se de uma mensagem que veio para assustar as pessoas que gostam de mandar aquelas mensagens em fotos, vídeos e gifs de bom dia no WhatsApp.

De acordo com o texto, uma advogada russa chamada Olga Nikolaevnas e o Shanghai China International News teriam alertado que esses materiais são criados pelos “hackers que atacaram a China” e que seriam responsáveis por trazer um vírus capaz de roubar dados do cartão de crédito e do telefone. Leia a mensagem que circula online:

A partir de amanhã, não envie fotos da rede, leia o seguinte artigo para entender. Exclua todas as fotos e vídeos de Bom dia, Boa noite e outras saudações o mais rápido possível. Leia o artigo a seguir com atenção e você entenderá o porquê. Leia tudo! Envie esta mensagem com urgência para o maior número possível de amigos para evitar invasões ilegais. Aviso da advogada Olga Nikolaevnas: atenção! Pra quem gosta de enviar Bom dia! É um lindo dia! Boa noite! Pessoal da imagem, por favor, não envie essas boas mensagens. Hoje, Shanghai China International News enviou SOS para todos os assinantes (este é o terceiro lembrete), e os especialistas aconselham: Não envie fotos e vídeos de bom dia, boa noite, etc.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O relatório mostra que os hackers que atacaram a China criaram essas imagens, e essas imagens e vídeos são lindos, mas há um código de phishing oculto e, quando todos enviam essas mensagens, os hackers usam seu dispositivo para roubar informações pessoais, como informações de cartão de banco e dados e invadir seu telefone. É relatado que mais de 500.000 vítimas foram fraudadas. Se você quiser dizer olá para outras pessoas, escreva suas próprias saudações e envie suas próprias fotos e vídeos para que você possa proteger a si mesmo e sua família e amigos. ImportantePara sua segurança, certifique-se de excluir todas as saudações e fotos estrangeiras de seu telefone. Se alguém enviou essas imagens a você, remova-as do dispositivo imediatamente. O código malicioso leva algum tempo para ser implantado, portanto, se você agir imediatamente, não haverá danos.

Diga a todos os seus amigos para evitar serem hackeados. Diga olá com suas próprias palavras e envie apenas suas imagens e vídeos criados para cumprimentá-lo, o que é totalmente seguro para você, sua família e amigos. Por favor, entenda o que quero dizer! Todo mundo tem um cartão bancário anexado ao seu celular, e o celular de todo mundo tem muitos contatos. Este hack cria uma ameaça não apenas para você, mas também para o seu telefone, amigos e conhecidos! Este é um ataque brutal. Esta é uma nova técnica utilizada por terroristas para visitar o cartão SIM do seu telemóvel, para que se torne seu cúmplice !!! Envie esta mensagem para o maior número possível de parentes e amigos para impedir qualquer invasão não autorizada !!! Não mande fotos de bom dia, boa Tarde, boa noite* É bom evitar.

Mensagens de bom dia em fotos e vídeos foram criadas por hackers, alerta Olga Nikolaevnas?

A mensagem, novamente, assustou muita gente em redes sociais e, claro, fez com que as pessoas que gostam de enviar uma corrente fiquem, por assim dizer, ressabiadas em enviar algo. Porém, trata-se de uma história falsa. Falsa e mais do que desmentida aqui no Boatos.org.

Esta é a quinta vez que falamos de um conteúdo muito parecido com esse. Desmentimos a mesma história em 2017 e por três vezes no ano passado (a última delas com o crédito à advogada Olga Nikolaevna). Como do último desmentido para cá apenas duas coisas mudaram (o nome da advogada, que ganhou um “s”, e a nacionalidade dos hackers), relembre o que foi escrito:

No caso de hoje, temos três informações diferentes que são atribuídas à uma única pessoa, a suposta advogada Olga Nikolaevna. Entretanto, basta uma pesquisa rápida no site do Boatos.org para ver que nossa equipe já desmentiu todas essas informações.

Primeiro, a que fala sobre as mensagens de bom dia estarem sendo usadas por hackers para roubar dados. O mesmo texto acabou circulando (e muito!) ao longo de 2020 e foi desmentido em duas oportunidades: aqui e aqui. Apesar disso, essa história é antiga e apareceu em 2017, quando foi desmentida, pela primeira vez, aqui no Boatos.org.

Além do texto possuir características de fake news, como o caráter alarmista, o pedido de compartilhamento e os erros de português (em grande parte causados por conta de uma tradução automática), descobrimos que o tal Shanghai China International News não existe. O texto foi classificado como spam em sites de língua inglesa. Além disso, não há como inserir um “vírus” em uma imagem (gifs, figurinhas etc). Isso até poderia ocorrer, caso a ferramenta (ou o site) utilizada pelo internauta possuísse algum arquivo malicioso que fosse instalado diretamente no computador ou no celular da pessoa. Porém, não encontramos nenhuma informação de que hackers chineses estariam fazendo isso.

Segundo, a informação que aponta sobre números que estariam roubando dados. A história começou a circular em 2018 e foi desmentida pelo Boatos.org. Na ocasião, a mensagem indicava que números com código 375, 371 e 381 estariam roubando dados das pessoas. Assim como na  outra informação falsa, a mensagem apresenta características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis). Além disso, não existe nenhuma informação na mídia sobre o assunto. Se o fato fosse real, certamente, o tal “golpe” estaria sendo divulgado (até por medidas de prevenção). No final das contas, é impossível clonar um celular apenas com uma ligação e toda essa balela acabou desmentida em sites internacionais.

Terceiro, a informação que indica que bandidos estariam se passando por empresas e solicitando que as pessoas pressionem o número 90 ou 9. De acordo com a mensagem, esse seria o caminho para os bandidos clonarem seu cartão SIM e usarem seu telefone. Em agosto de 2020, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história muito parecida. Na oportunidade, a história dizia que bandidos estariam pedindo para as pessoas pressionarem a tecla 1 do celular e, a partir daí, poderiam clonar informações pessoais. O “método” seria o mesmo da história de hoje. Acontece que descobrimos que essa história, na realidade, foi desmentida, em 2019, por agências de checagem nos EUA. O texto original, inclusive, é em inglês, mas fique tranquilo, porque a mensagem é falsa tanto nos EUA quanto no Brasil.

Se isso tudo não bastasse, ao procurar pelo nome da suposta advogada Olga Nikolaevna, descobrimos que, de fato, a mulher existiu. Entretanto, Olga Nikolaevna Romanova era, na verdade, filha do czar Nicolau II, da Rússia. Ela foi morta em 1918, com apenas 22 anos, por bolcheviques após a Revolução Russa.

Ao buscar um pouco mais sobre o assunto, também descobrimos que a história de hoje foi desmentida por serviços de fact-checking da gringa, em especial, da Índia. Os desmentidos podem ser vistos aqui, aqui e aqui. E, bem, é possível observar que nenhum deles cita Olga Nikolaevna como autora dessa história.

Resumindo: a história que aponta que mensagens de bom dia em vídeo e fotos foram criadas por hackers e roubam dados de cartões é falsa. Trata-se de um boato tão recorrente que, volta e meia, tem que ser desmentido aqui no site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso