Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > SIM Swap Fraud é um novo golpe em que bandidos pedem que você pressione a tecla 1 no celular #boato

SIM Swap Fraud é um novo golpe em que bandidos pedem que você pressione a tecla 1 no celular #boato

SIM Swap Fraud é um novo golpe em que bandidos pedem que você pressione a tecla 1 no celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um novo golpe chamado “SIM Swap Fraud” surgiu na praça. Nele, bandidos ligam para você e pedem que você pressione a tecla 1 do celular. A partir daí, sua conta bancária é clonada.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 tem feito com que golpes eletrônicos se multipliquem na internet. Golpes como o do sequestro de WhatsApp por meio de engenharia social (pedido do envio de códigos por mensagens ou ligações) ou de sites de phishing (que servem para o roubo de dados e informações pessoais) são comuns. Alertas (como os que sempre fazemos) são úteis, mas nem sempre informam corretamente. É o caso da mensagem de hoje.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, um “novo golpe” chamado “SIM Swap Fraud” apareceu “na praça”. O texto que está viralizando aponta que ele ocorre da seguinte forma: primeiro, seu telefone sai do ar. Depois, alguém liga para você e pede para você pressionar a tecla 1 no telefone. Depois disso, sua conta bancária é “limpa”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

*ATENÇÃO!* Antes, os golpistas precisam de cartão ou telefone celular para esvaziar a conta bancária, mas agora que atualizaram sua estratégia, nem precisam do seu cartão, BVN ou número de telefone celular. Por favor, tenha muito cuidado. Existe uma nova FRAUDE DE ALTA TECNOLOGIA na cidade chamada SIM SWAP FRAUD, e centenas de pessoas já são VÍTIMAS. Como funciona ?.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

1) Uma nova fraude chamada SIM SWAP foi iniciada. Sua rede telefônica fica momentaneamente cega / zero (sem barras de sinal / zero) e depois de um tempo uma chamada será recebida. 2) A pessoa do outro lado da ligação informará que ele está ligando de (sua empresa de telefonia celular), dependendo da sua rede e que há um problema na sua rede móvel. 3) Ele instruirá você a pressionar 1 no seu telefone para recuperar a rede.

É isso mesmo, nem pense em pressionar nada. Por favor, nesta fase, não pressione nada. Basta cortar ou encerrar a chamada. Se você pressionar 1, a rede aparecerá repentinamente e quase imediatamente ficará cega novamente (Zero Bars) e, com essa ação, seu telefone será invadido. Em alguns minutos, eles esvaziarão sua conta bancária e você não receberá nenhum alerta. Aparecerá como sua linha está sem rede, enquanto isso, seu SIM foi trocado. Trocar o seu SIM significa trocar seu cartão com ele e, assim, dar-lhe controle total da sua conta. O perigo aqui é que você não receberá nenhum alerta de nenhuma transação.

Então, por favor, aqueles que praticam USSD Banking e Mobile Banking, tenhamos muito cuidado. Muitas contas foram esvaziadas e até mesmo algumas pessoas que estão lendo isso agora podem ter sido quase vítimas disso. O que você faz quando isso acontece? Depois que você começar a experimentar zero barra de rede, é melhor reiniciar o telefone, o que encerra qualquer código de hacker que eles estão fazendo no momento. Não atenda chamadas dizendo que são do seu banco, seu banco nunca poderá ligar para você por telefone e solicitar que você pressione 1 ou qualquer outro número.

Informe também qualquer caso dessa experiência ao seu banco para ajudar a proteger mais sua conta bancária e acompanhar a transação. Compartilhe isso com seus contatos, entes queridos e amigos. A fraude está aumentando dia a dia. Você pode salvar alguém compartilhando essas informações.

SIM Swap Fraud é um novo golpe em que bandidos pedem que você pressione 1 no celular?

A mensagem, claro, se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente preocupada. Pois bem: temos uma boa e uma má notícia para vocês (na verdade são duas más notícias): 1) De fato, existe um golpe chamado SIM Swap Fraud. 2) Ele não funciona conforme a descrição da mensagem. Vamos aos fatos.

A mensagem e o histórico já nos chamam atenção. O texto tem algumas características de boatos online como ser vago, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Além disso, alertas falsos sobre golpes na internet são quase tão comuns como os próprios golpes. Hoje mesmo desmentimos um alerta falso em relação a “gifs chineses”. Outro dia, desmentimos um texto que falava sobre um “vídeo hacker sobre a Argentina”.

Já desconfiados, resolvemos buscar mais detalhes sobre o assunto. Ao procurar por versões em outras línguas da mensagem, descobrimos que ela circulou em inglês antes de chegar por aqui. Mais do que isso, foi desmentida nos EUA.

Em janeiro de 2019, o Snopes classificou a informação como “mistura de dados verdadeiros e falsos”. Como falamos antes, de verdadeiro há o nome do golpe. No artigo, que pode ser lido aqui, o site norte-americano apontou que o golpe em questão não se utiliza de ligações telefônicas. No SIM Swap Fraud ninguém vai ligar para você e pedir que aperte números (nem o 1 tampouco qualquer outro). Ao buscar mais detalhes sobre o golpe em questão (que, ao contrário do que aponta a mensagem, não é “novíssimo”), descobrimos que ele funciona da seguinte forma:

O bandido compra um chip “em branco” e coloca o número de telefone na vítima nele. Para tanto, ele vai precisar de dados como o próprio número de telefone e documentos da vítima para realizar o procedimento. Na segunda parte do golpe, o bandido vai a uma loja portando falsos da vítima (ou contando com a anuência de funcionários da operadora) e faz a transferência do número para um aparelho novo.

A partir do momento em que o golpista tem o número do telefone habilitado, ele pode acessar aplicativos como, por exemplo, o WhatsApp ou redes sociais em que o número esteja habilitado e fazer, por exemplo, pedidos de empréstimos no nome da vítima. De acordo com essa matéria do UOL, 5 mil pessoas foram vítimas no estado do Ceará até o início de 2019.

Só por desencargo, resolvemos buscar por supostos golpes de clonagem de telefone que pedem que você aperte a tecla 1 no telefone. Pelo menos por enquanto, não achamos nenhum golpe com esse modus operandi.

Resumindo: a mensagem que circula online fala de um procedimento que não existe. Apesar de existir, sim, um golpe chamado SIM Swap Fraud, a mensagem em questão mostra de forma errada o modus operandi dos bandidos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet