Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Se você não enviar essa mensagem para todos contatos, sua conta no Facebook ficará inativa #boato

Se você não enviar essa mensagem para todos contatos, sua conta no Facebook ficará inativa #boato

Boato – Servidores do Facebook estão muito ocupados. Para você confirmar que é um usuário ativo, terá que enviar mensagem para todos os amigos da rede social.

Nesta semana, a instabilidade em aplicativos como Facebook, WhatsApp e Instagram gerou muitos boatos na internet. Nesta semana, desmentimos boatos que falavam do bloqueio do WhatsApp por 48 horas, de que a motivação foi o ataque de Suzano e que quem estivesse com a foto no perfil seria hackeado. Hoje, vamos falar de outra história.

De acordo com uma mensagem que viralizou na web, o Facebook resolveu fazer uma ação após a instabilidade nos servidores: pedir para que todos os usuários compartilhem uma mensagem para “saber” que um usuário está ativo. Confira a mensagem a que circula online:

Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores estão muito ocupados ultimamente, então, por favor, ajudem a resolver este problema. Por favor, usuários ativos para encaminhar esta mensagem para todos na lista de contatos para confirmar usuários ativos do Facebook, se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos do Facebook e sua conta ficará inativa devido à perda de todas as contas.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Seu smartphone será atualizado em 24 horas e terá uma nova aparência e uma nova cor de bate-papo. Caros usuários do Facebook, atualizaremos no Facebook a partir das 23:00. Até as 5:00 daquele dia. Se você não enviar isso para todos os seus contatos, a atualização será cancelada e você não poderá conversar com suas mensagens no Facebook

Se você não enviar essa mensagem para todos contatos, sua conta no Facebook ficará inativa?

A tal mensagem se espalhou muito na internet e deixou muita gente apressada em a compartilhar com todo mundo. Mas será mesmo que o alerta procede? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Assim como em outras mensagens, trata-se de uma história velha que voltou a circular. Desmentimos, no mínimo, em duas ocasiões, a mesmíssima mensagem. Em uma mensagem, o texto foi atribuído a Mark Zuckerberg. Na outra, foi atribuído a um tal de “Carlos”. Relembre o que foi escrito (adaptado para a postagem de hoje):

Dois fatores derrubam a história de Facebook pago já de cara. A primeira está na mensagem. Ela é um amontoado de informações que já circularam e foram desmentidas de outra forma na internet. O início do texto já foi desmentido pelo Boatos.org na versão “diretor Alex Brettan” e rede social WhatsApp. A parte final também já foi desmentida, na versão WhatsApp. Fizemos até um vídeo. Olha aí:

O segundo ponto que denuncia a farsa está no fato de que não há uma notícia que fale que o Facebook vai se tornar pago. Se a história fosse real, já teria virado pauta em tudo que é site de tecnologia.

Pois bem, só isso já é suficiente para dizer que se trata de #boato, mas também vale lembrar que, além de confusa, a mensagem possui aquelas velhas características de boatos: texto sem fontes, erros de ortografia e pedidos de compartilhamento.

Resumindo: a história que aponta que você tem que compartilhar uma mensagem no Facebook para que a sua conta não fique inativa é falsa. Não passa de mais um boato requentado que voltou a circular na internet após a instabilidade no Facebook, WhatsApp e Instagram. Não acredite e não repasse.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.