Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp, Facebook e Instagram foram bloqueados por causa da tragédia de Suzano #boato

WhatsApp, Facebook e Instagram foram bloqueados por causa da tragédia de Suzano #boato

Boato – O WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar por causa do ataque na escola de Suzano (SP). Estão investigando a tragédia e não querem que compartilhem fotos das vítimas da tragédia.

No dia 13 de março de 2019, um acontecimento chocou (mais uma vez no ano) o país. Após dois jovens entrarem na escola Raul Brasil, localizada em Suzano (SP), e atirarem a esmo, dez pessoas (incluindo os atiradores) morreram.

No mundo virtual, algo também deixou as pessoas intrigadas. Redes sociais pertencentes ao Facebook (além do próprio Facebook, o Instagram e WhatsApp) ficaram fora do ar por alguns momentos e apresentaram instabilidades durante todo o dia. É claro que logo iriam juntar as duas coisas.

De acordo com mensagens que começaram a viralizar por aí, o motivo para as instabilidades das redes sociais foi um bloqueio ocasionado por causa da tragédia de Suzano. Leia as mensagens que circularam online:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: WhatsApp parou de mandar áudio e vídeos. Facebook não curte nem comenta nada. Instagram não posta nada. Já já as mensagens não irão enviar, por conta do ataque na escola que matou 11 pessoas. Estão investigando todas as redes sociais, queremos a compreensão de todos. COMPARTILHEM

Versão 2: O WhatsApp Messenger, Instagram e Facebook foi bloqueado para publicação de fotos vídeos e áudios, por conta da repercussão da tragédia em Suzano dia 13 de março de 2019, os aplicativos permanecerão assim por tempo indeterminado. Repassem…

Versão 3: WhatsApp parou não manda mais áudio nem vídeo Facebook não curte nem comenta nada Instagram também não Jaja mensagem serão bloqueadas do WhatsApp Por conta do ataque na escola aqui próximo onde matou 10 crianças estão investigando as redes sócias Compartilhem

Versão 4: *COMUNICADO* Todas as redes sociais estão sem acesso á compartilhamento de de áudio, vídeo, fotos etc. Devido a tragédia em Suzano, estão espalhando fotos e vídeos dos alunos mortos vítima dessa tragédia. Por isso WhatsApp, Instagram, Facebook e outras redes sociais então temporariamente bloqueada de compartilhar imagens.

Versão 5: Gente, whatsapp parou, não manda mais áudio, nem vídeo. Facebook não curte e nem comenta nada. Instagram também não. Jajá mensagens serão bloqueadas do wpp! Por conta do ataque na escola Suzano, estão investigando as redes sociais, pois tem grupo que estão planejando esse atentado em outras escolas! *Repassem*

WhatsApp, Facebook e Instagram foram bloqueados por causa da tragédia de Suzano?

Como é possível de se ver, o que não faltou foi variedade de versões da história. Mas será mesmo que a informação que aponta que o WhatsApp, Facebook e Instagram foram bloqueados por causa dos ataques é real? Não, não é. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos causa desconfiança está na própria mensagem. Ela segue todas as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português, com pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis.

As desconfianças se reforçam com mais dois detalhes. 1) A informação não consta em nenhuma fonte confiável. 2) O problema no Facebook, Instagram e WhatsApp foi global. De acordo com a BBC foi a maior instabilidade da história da rede social. Esse mapa do Down Detector comprova que o problema foi em muitos países. Não faz muito sentido um “problema no Brasil” causar a queda no mundo todo.

Aliás, falando em “sentido”, um pouco de reflexão e percebemos que a história não faz sentido algum. Além do que já foi dito, há pouca lógica na tese. Em um exercício de redução ao absurdo, vamos deixar três perguntas no ar. 1) Por que o Facebook derrubaria seus serviços sem qualquer ordem judicial. 2) Se fosse para derrubar, por que os serviços continuam sendo acessados (mesmo que com instabilidade). 3) No que o “WhatsApp cair” ajudaria nas investigações?

Ao buscar por informações a respeito das quedas, tudo que achamos foram justificativas baseadas em problemas técnicos. É possível ver essa publicação no Facebook (que fala em muitas requisições de aplicativos) e essa do Instagram que fala em problemas técnicos.

Resumindo: a história que aponta que o Facebook, WhatsApp e Instagram estão fora do ar porque foram bloqueados após a tragédia em Suzano é falsa. Trata-se de mais um boato sem noção que faz uma ilação entre dois acontecimentos que não têm a mínima relação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.