Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Texto falso sobre “novas regras de comunicação do WhatsApp” circula com termo “o cala boca chegou”

Texto falso sobre “novas regras de comunicação do WhatsApp” circula com termo “o cala boca chegou”

O cala boca do WhatsApp chegou e a partir de amanhã serão implementadas novas regras de comunicação, diz boato (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Boato –  O “cala boca do WhatsApp chegou” e a partir de amanhã serão implementadas novas regras de comunicação no aplicativo. 

Análise

Está circulando na internet uma mensagem antiga que aponta para algo que estaria para ocorrer amanhã. De acordo com o texto que circula na internet, “o cala boca chegou” e estaria disponível em uma série de “novas regras de comunicação para o WhatsApp e telefonemas”.

O texto aponta que a partir de amanhã, serão implementadas novas regras de comunicação no WhatsApp, Twitter e outras redes sociais. A mensagem aponta, ainda, que todas as gravações ficarão disponíveis. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

👁️‍🗨️ ⭕ *IMPORTANTE* O cala boca chegou! 👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼 *A partir de amanhã serão implementadas novas regras de comunicação para WhatsApp e telefonemas* *01.* *Todas as chamadas serão gravadas.* *02.* *Todas as gravações de chamadas serão salvas.* *03.* *WhatsApp, Facebook, Twitter e todas as redes sociais serão monitoradas.* *04.* *avise quem não sabe* *05.* *Seus dispositivos serão conectados ao sistema ministerial.* *06.* *Tenha cuidado para não enviar a mensagem errada para ninguém.* *07.* *Informe seus filhos, irmãos, pais, amigos e conhecidos que você precisa cuidar deles e que raramente gerencia sites sociais.* *08.* *Quaisquer mensagens ou vídeos que você tenha na frente do governo ou do primeiro-ministro sobre política ou a situação atual…* *etc. Não envie.* 

*09.* *Atualmente é crime escrever ou enviar mensagem sobre qualquer assunto político ou religioso… Pode resultar em prisão sem mandado.* *dez.* *A polícia emitirá uma notificação…* *então o cibercrime…* *então uma ação será tomada.* *É muito sério.* *Onze.* *Por favor, todos vocês, membros do grupo, administradores… por favor, considerem este tópico.* *12.* *Tenha cuidado para não enviar a mensagem errada e avise a todos e resolva o problema* *13.* *Por favor, compartilhe isso.* *Grupos precisam ser mais conscientes e vigilantes* *Informações importantes do WhatsApp para membros do grupo* 👇 

*Informações virais no WhatsApp* 1. *✔ = mensagem enviada* *2.* *✔✔ = mensagem alcançada* *3.* *Dois azuis = ✔️✔️ mensagem lida.* *4.* *Três azuis = ✔️✔️✔️ O governo tomou nota da mensagem.* *5.* *Dois azuis e um vermelho ✔✔✔ = O governo pode tomar medidas contra você.* *6.* *Um azul e dois vermelhos = o governo verifica suas informações* *7.* *Três ✔✔✔ vermelhos =* *O governo entrou com uma ação contra ele e ele receberá uma intimação em breve.* *Seja um cidadão responsável e compartilhe com seus amigos* *O importante é enviar o próximo grupo mais cedo…* *Compartilhe 🙏 Benevolente* 🔅🔆🔅🔆🔅🔆🔅🔆🔅

Checagem

Na realidade, esta é uma informação falsa que já desmentimos inúmeras vezes e voltou a circular apenas com um termo “novo” (o cala boca chegou). É falso que haja qualquer série de novas regras relacionadas à comunicação para serem implementadas.

Na parte da checagem, vamos desmentir as seguintes questões: 1) É verdade que o cala boca do WhatsApp chegou? 2) É verdade que as novas regras de comunicação do WhatsApp e aplicativos chegaram? 3) Quantas vezes tivemos desmentir o mesmo boato?

É verdade que o cala boca do WhatsApp chegou?

Não é verdade. Além do fator prático (não há nenhuma regra nova sobre aplicativos), o texto que acompanha a mensagem não passa de uma fake news antiga que está circulando de novo. A única novidade sobre o assunto está no STF ter pautado se é constitucional a Justiça bloquear aplicativos de mensagens. 

É verdade que as novas regras de comunicação do WhatsApp e aplicativos chegaram?

Não é verdade. Das “novas regras” (que já falamos que não são nem regras nem novas), é falso que novas as redes sociais vai monitorar todas as conversas, que ligações vão ser monitoradas e que prisões vão ser feitas sem mandato judicial. Também é falsa a história dos “tiques” do WhatsApp.

Quantas vezes tivemos desmentir o mesmo boato?

Pelo nosso levantamento, tivemos que desmentir a mesma ladainha, no mínimo, quatro vezes no Boatos.org. Temos desmentidos de 2017, 2020 e dois deste ano (do início de 2023 e de abril). Em vídeo, também já desmentimos a balela (no vídeo que está no início do nosso artigo).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o WhatsApp tenha mostrado novas regras de comunicação e que o “cala boca chegou”. Na realidade, o conteúdo que está circulando online é uma nova versão de um texto que já desmentimos (contando com agora), no mínimo, meia dúzia de vezes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm