“Argentina está conseguindo” é um vídeo sobre a Covid-19 que hackeará o seu telefone #boato

Boato – Está circulando no WhatsApp um vídeo sobre a Covid-19 chamado “Argentina está conseguindo”. Não abra e nem veja porque ele vai hackear o seu telefone em 10 segundos.

A pandemia da Covid-19 não ocasionou apenas boatos na categoria saúde. O tema coronavírus também invadiu outras editorias como, por exemplo, política e tecnologia. O caso de hoje é mais uma fake da segunda categoria citada. Trata-se de um “falso positivo” sobre um vídeo que estaria circulando por aí.

Mensagens em redes sociais apontam que hackers estão espalhando um vídeo chamado “Argentina está conseguindo”, que seria sobre a Covid-19 e a curva de infecção no país vizinho. O texto aponta, ainda, que o arquivo vai hackear o seu telefone em 10 segundo e que a CNN “avisou sobre isso”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

No WhatsApp começará a circular um vídeo que mostra como a curva de Covid19 está se achatando na Argentina. O arquivo se chama “Argentina está conseguindo”, Não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Passe as informações para sua família e amigos. Agora eles também disseram isso na CNN.

“Argentina está conseguindo” é um vídeo sobre a Covid-19 que hackeará o seu telefone?

A mensagem circulou com muita força na internet e causou muita preocupação nas pessoas, principalmente entre usuários do WhatsApp. Só há uma questão nisso: o alerta que está viralizando é falso. Não existe vídeo algum sobre a Argentina que foi criado por hackers para invadir seu telefone.

Na realidade, essa história de vídeo chamado “Argentina está conseguindo” nada mais é do que uma nova versão de um velho boato que circula online: o da ameaça do vídeo que “hackeia o seu celular”.

Em todos os casos, a explicação para o fake é a mesma: não há como hackear o WhatsApp apenas com um arquivo de vídeo (mp4, por exemplo) e os alertas que circulam na mensagem são, via de regra, de vídeos que não existem. Temos até um vídeo “genérico” que explica esse boato:

Aqui no Boatos.org, esse tipo de fake já citou vídeos de prisão de políticos (prisão de Aécio, de Lula, Temer etc.), coisas sem sentido (Mariana e a caneca, dança do Papa, ventiladores cancerígenos etc.) e também já usou o tema Argentina e coronavírus (aqui e aqui). Ou seja: além de falsa, a mensagem é batida.

Resumindo: se você vir uma mensagem alertando para um vídeo chamado “Argentina está conseguindo”, pode ficar tranquilo. O vídeo não existe, não há, via de regra, forma de um arquivo de vídeo hackear o WhatsApp e a mensagem é um fake já manjado na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira também: 4 fake news sobre a Argentina que viralizaram na pandemia

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet