Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o vídeo “papa dançando samba”. Trata-se de um golpe de hackers que usam um vírus para roubar dados do seu celular.

Como já falamos algumas vezes, a visita de Lula ao papa tem gerado uma série de informações falsas na internet. Muitas delas são, inclusive, “recicladas”. É o caso da história de hoje, que cita uma suposta ameaça à segurança digital das pessoas.

De acordo com um áudio que voltou a viralizar no WhatsApp, a mais nova ameaça da internet é um vídeo chamado “papa dançando samba”. Ele seria um vírus mortal criado por hackers para roubar dados do seu telefone celular. Leia a mensagem que circula online e escute o áudio (que seria de um delegado da Polícia Federal):

Confira o desmentido em vídeo:

Bom dia, bom dia para todo mundo. Para quem não me conhece, eu sou doutor Jaime Paranhos aqui da delegacia da Polícia Federal de Curitiba. Sou delegado-chefe e tô gravando esse áudio a pedido dos amigos do grupo, o Vinícius a Joana, para falar sobre esse novo golpe aí que tá acontecendo no WhatsApp… sobre o vídeo do Papa.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Se você receber em um vídeo escrito papa dançando Samba, vocês não abram em hipótese alguma porque no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.

Eu e meu colega, Doutor Peixoto, meu delegado assistente. Já estamos investigando e procurando saber de onde que tá saindo esse vírus que tá causando tanto transtorno, tá? O importante é que não abra em hipótese alguma. Tá bom até mais.

Vídeo do papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba os dados do seu celular?

O áudio circulou com muita força na internet. Por isso mesmo que estamos aqui para apontar que a história que aponta para o tal vírus é falsa. Mais do que isso: é falsa e antiga. Como o desmentido sobre o assunto (feito em julho de 2018) vale para hoje, relembre o que foi dito:

Esse é um boato para ser explicado por partes. Apesar de ter sido compartilhado em formato de áudio (e não como os outros boatos do gênero, que viralizaram como texto), a tal história do vídeo do papa dançando samba é tão falsa quanto todas as outras que desmentimos aqui (inclusive uma das mensagens fala da “dança do papa”). Como já demos os motivos em outros textos, dá uma lida aí e assista um vídeo sobre essa ameaça falsa:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Detalhe: o tal vídeo do papa dançando samba (assim como outros vídeos descritos nesse tipo de alerta) simplesmente não existe. Até o momento, ninguém registrou o papa Francisco dançando samba. O mais próximo disso está no boato que fala que o papa estava dançando merengue. Porém, nem era o papa e nem era samba.

Por fim, o tal delegado “Jaime Paranhos”. De cara, achamos muito estranho um delegado da Polícia Federal ficar se autodenominando “doutor” e chamando o colega de “doutor” (isso é mais cara de Polícia Civil e das antigas).

Para ter certeza de que o sujeito não está na PF, fomos até o Portal da Transparência do governo federal e procuramos por “Paranhos”. O resultado da busca foi “zero” Jaime Paranhos entre os servidores públicos brasileiros.

Só para terminar, vale citar mais um detalhe: já se passaram quase dois anos após o tal boato e, de acordo com a nossa checagem, ainda não existe qualquer ameaça real disfarçada de um vídeo chamado “papa dançando samba”.

Resumindo: a história que aponta que há um vídeo chamado papa dançando samba que é um vírus mortal que hackeia o seu celular é falsa. O tal delegado citado não existe e a mensagem é um fake news já conhecida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb
Marcações: