Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Zé Gatinha: governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação #boato

Zé Gatinha: governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação #boato

Governador da Bahia apresenta mascote trans Zé Gatinha para incentivar vacinação, diz boato (foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador da Bahia Jerônimo Coelho (PT) e a secretária de Saúde apresentaram o Zé Gatinha, uma mascote para incentivar a vacinação no público LGBTQIAP+.

Nos últimos tempos, o que não tem faltado é fake news sobre o governo e sobre a vacinação. Na história de hoje, conseguiram juntar governo e vacinas em uma história só. De “brinde”, ainda apareceram elementos da tal “ideologia de gênero”.

De acordo com mensagens que estão circulando online, o governador da Bahia Jerônimo Coelho (do PT) teria apresentado a “Zé Gatinha”. Ela seria uma mascote trans que serviria para incentivar a vacinação em grupos LGBTQIAP+.

A prova seria uma matéria do g1 falando do lançamento da campanha. Com o governador estaria a secretária de Saúde do estado e a mascote, que teria um detalhe na genitália. Leia o texto que circula por aí:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

G1 BAHIA “ZÉ GATINHA”, governador da Bahia apresenta mascote Trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+ A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) Por g1 BA Secretária de Saúde, Governador da Bahia, e Mascote da vacinação trans “Zé Gatinha” Salvador

Governador da Bahia apresenta mascote trans Zé Gatinha para incentivar vacinação?

O que não faltou foi gente compartilhando a história em questão e, claro, se escandalizando com o governador da Bahia e o que estão “fazendo com as criancinhas”. Porém, a história que aponta para a tal “mascote trans” é falsa.

O fato de a história ter se espalhado por meio de um print do g1 já nos deixa muito (mas muito) desconfiados da veracidade da informação. Falamos isso porque o formato tem sido utilizado incessantemente em fake news na internet.

Isso acontece porque a “confecção” da história falsa é fácil. Para fazer o boato, a pessoa só precisa entrar no g1, abrir o código-fonte, mudar os campos títulos, texto e foto, fazer o print e sair espalhando o fake por aí.

Nos últimos dias desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam para criação de um batalhão LGBT no Exército, de vagas de estacionamento para LGBT e de um homem que engravidou a sogra, filha e enteada.

Ao buscar pelo assunto e analisarmos a mensagem, acabamos com qualquer dúvida. A imagem utilizada na história é, claramente, uma montagem. Tanto que a imagem original tem, na realidade, um homem “escovando os dentes de prótese odontológica gigante”. A foto em questão foi feita em fevereiro de 2023 na cidade de Campo Formoso (na Bahia).  

Não existe qualquer registro de que o governo da Bahia tenha lançado a tal mascote “Zé Gatinha” para realizar campanhas de vacinação. Não há, inclusive, qualquer registro no portal g1. A história (assim como muitas fakes) brotou em redes sociais.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o governo da Bahia apresentou uma mascote chamada Zé Gatinha para realizar campanhas de vacinação entre o público LGBTQIAP+ no estado. A história é falsa e é baseada em um print adulterado de um portal de notícias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso