Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > História que aponta que Vladimir Zelenko, médico da hidroxicloroquina, ganhou o prêmio Nobel da Paz é fake news antiga

História que aponta que Vladimir Zelenko, médico da hidroxicloroquina, ganhou o prêmio Nobel da Paz é fake news antiga

Vladimir Zelenko, médico da hidroxicloroquina, ganhou o prêmio Nobel da Paz, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato –  Vladimir Zelenko, criador do protocolo contra Covid-19 com hidroxicloroquina, ganhou o prêmio Nobel da Paz.

  Análise

Tem circulado, de novo, mensagens que apontam para algo que “comprovaria” que a hidroxicloroquina seria eficaz contra a Covid-19. Elas apontam que Vladimir Zelenko, considerado o “pai” do protocolo contra Covid-19 com hidroxicloroquina, havia ganho o prêmio Nobel da Paz.

O texto tem algumas variáveis. Em algumas versões, é dito que ele foi “indicado” para o prêmio. Em outras, é dito que ele, de fato, havia ganhado a tal premiação. Leia a mensagem que está viralizando na internet.

Confira o desmentido em vídeo

Médico que criou protocolo de tratamento precoce para COVID 19, com ‘hidrocloquinha’, zinco e azi, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Será que a falsa narrativa agora será a de que Prêmio Nobel não tem credibilidade? Aguardando …

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Vladimir Zelenko ganhou ou foi indicado para o prêmio Nobel da Paz? 2) Havia alguma chance de Vladimir Zelenko ter ganho o prêmio Nobel da Paz? 3) A hidroxicloroquina é eficaz contra a Covid-19?

É verdade que Vladimir Zelenko ganhou ou foi indicado para o prêmio Nobel da Paz?

Não é verdade. Trata-se de uma fake news que foi desmentida por três vezes no Boatos.org: duas em 2021 (aqui e aqui) e agora em 2023. Sempre que há indicações para o Nobel da Paz, a história em nome do médico viraliza. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Tudo começou com notícias na “mídia alternativa” (aquela que dá notícia com veracidade alternativa também) dos Estados Unidos. Textos comemoravam que Vladimir Zelenko, junto com um grande grupo de médicos, havia sido indicado para o prêmio Nobel da Paz. Detalhe: um dos primeiros sites que publicaram a informação, apagou a notícia.

É possível que Zelenko tenha sido um dos indicados. Só não é possível de fazer a checagem dessa informação. Isso porque os indicados ao prêmio Nobel são mantidos em segredo por, no mínimo, 50 anos. Neste ano, houve 329 indicações (234 individuais e 95 de organizações).

Porém, antes que você comemore ou lamente algo, é preciso esclarecer alguns detalhes. O primeiro e principal deles é que não é “preciso tanta coisa” para ser indicado ao prêmio Nobel da Paz. Como aponta o site da premiação, a indicação pode ser feita por qualquer pessoa que se encaixe no critério de “indicador”. Um exemplo é membros de assembleias nacionais e ministros. Outro são professores universitários. Ou seja: basta um político negacionista e a tal indicação é garantida.

Havia alguma chance de Vladimir Zelenko ter ganho o prêmio Nobel da Paz?

Não havia, não há e não haverá. Também falamos isso no nosso outro desmentido, que merece ser relembrado agora:

Com isso, podemos chegar a uma conclusão: ser indicado é uma coisa. Ganhar (e aí a premiação passa pelo Comitê Norueguês do Prêmio Nobel) é outra coisa bem diferente. E dois motivos nos garantem que Vladimir Zelenko não irá ganhar o prêmio Nobel da Paz (mesmo que tenha sido indicado).

O primeiro é que é há um “desvio de indicação” em questão. Mesmo que Vladimir Zelenko tivesse dado uma grande contribuição ao mundo ao “receitar” hidroxicloroquina contra a Covid-19 (o que não fez, por sinal), o trabalho se encaixaria no Nobel de Medicina (ou, talvez, no de alguma outra área da Ciência). Nunca um Nobel da Paz.

O segundo e mais óbvio é que, infelizmente, receitar hidroxicloroquina e, principalmente, teimar que o remédio é eficaz contra a Covid-19 mesmo com testes apontando o contrário não garante prêmio nenhum da paz. E, mesmo que tenha sido indicado, não é preciso ser um gênio para garantir (com certeza absoluta) que Vladimir Zelenko não ganhará o Nobel da Paz.

Atualização de 2023: Há outro detalhe: Vladimir Zelenko não vai ganhar o prêmio Nobel pelo que fez em 2023 por outro outro. Ele morreu em 2022 por conta, de acordo com publicações, um câncer de pulmão.

A hidroxicloroquina é eficaz contra a Covid-19?

Tá aí outra história falsa que continua circulando na internet. Apesar de lá no começo da pandemia, a hidroxicloroquina ter sido abraçada como “a cura” por políticos do espectro de direito, ficou comprovado que o remédio (que serve para o tratamento de outras doenças) não tem eficácia contra a Covid-19. Você pode ler mais detalhes a respeito aqui, aqui e aqui.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o médico Vladimir Zelenko vai ganhar o prêmio Nobel da Paz por conta da invenção do “kit Covid” com hidroxicloroquina. Trata-se de uma fake news lá de 2021 que voltou a circular, de novo, na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)