Vídeo “Vacuna Show” (“Vacina Show”) mostra farsa da vacinação contra Covid-19 #boato

Boato – Um vídeo chamado “Vacuna Show” (“Vacina Show”) mostra todas as farsas da vacinação contra Covid-19. São várias fotografias e gravações que comprovam a fraude dos imunizantes.

Desde dezembro, quando alguns países começaram as suas campanhas de vacinação contra a Covid-19 e o Brasil, mesmo que em passos lentos, também apresentou o plano de imunização da população contra a doença, vários boatos surgiram com o intuito de colocar em xeque a eficácia dos imunizantes.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Siga-nos no TikTok (e ganhe bônus no APP)

http://bit.ly/38hcBcy

O mais recente da vez é um vídeo que viralizou no Facebook chamado “Vacuna Show” (“Vacina Show”, em português), o qual mostraria a farsa da vacinação contra Covid-19 através de um compilado de fotografias e gravações diversas, que comprovariam a fraude dessas vacinas.

Nas imagens, aparecem várias cenas de autoridades e figuras já conhecidas de outros vídeos do tipo tomando vacinas com seringas supostamente sem agulhas, com direito a muito zoom, legendas explicativas e até música impactante ao fundo (uma das versões vem com a música “Eye Of The Tiger”, um clássico da banda Survivor, para dar um ar de “lacração” ao conteúdo). Confira, a seguir, o vídeo em questão e o texto original da publicação que está rodando online:

Confira também: cuidado com vídeos alarmistas sobre “fraude nas vacinas”:

Vídeo “Vacuna Show” (“Vacina Show”) mostra farsa da vacinação contra Covid-19?

O vídeo “Vacuna Show” alcançou vários compartilhamentos em poucas horas no Facebook, especialmente entre internautas simpatizantes de Bolsonaro e grupos antivacinas. Porém, apesar de quase convincente, o conteúdo não procede.

Como falamos no início deste artigo, esse tipo de boato sobre “farsa das vacinas” tem sido uma tônica desde o fim do ano passado, quando alguns iniciaram a vacinação contra o novo coronavírus, surgindo com o objetivo de reforçar a falsa tese de que “as vacinas fazem mal e servem para matar”. Aqui, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles.

Não à toa, na nossa história de hoje, decidimos explicar separadamente a seguir todos os tópicos falsos apontados pelo vídeo, que já foram desmentidos tanto pela nossa equipe quanto por outras agências de checagem, inclusive, em espanhol (como a AFP e Chequeado):

Fake #1 – Vacina da Pfizer é da China

A primeira imagem do compilado do vídeo é a de uma suposta foto da vacina Pfizer com a descrição na embalagem “made in China”. No entanto, para começar, tampouco se trata de um produto da marca. O site AFP desmentiu essa história em detalhes e, inclusive, entrou em contato com a fabricante, que informou que “a imagem não mostra um produto real”.

Alguns dos erros que apontam que, de fato, a foto não tem nada a ver com a vacina autêntica são, por exemplo, a descrição no rótulo, traduzida como “Vacina contra o coronavírus COVID-19, Cartucho Vaporizador” (na verdade, a vacina real não é um vaporizador, mas sim um frasco para injetáveis ​​que contém várias doses, que devem ser diluídas antes da injeção) e a inscrição “dose única”, já que a vacina da Pfizer deve ser administrada em duas doses. Além do mais, de acordo com a empresa, o imunizante é fabricado nos Estados Unidos e na Bélgica, não na China, como afirma o vídeo viralizado.

Fake #2 – Ministra do Canadá recebeu vacina sem agulha

Outro trecho do vídeo mostra uma curta sequência em que Christine Elliot, ministra da saúde de Ontário, Canadá, aparece recebendo a vacina com uma seringa supostamente sem agulha. No entanto, as imagens foram verificadas pela AFP e Chequeado, que comprovaram que são antigas, de outubro de 2019, quando ela se vacinou contra a gripe. Além disso, a seringa também não estava sem agulha. Uma cena do mesmo momento gravada de outro ângulo mostra quando a ministra recebeu a injeção no braço direito.

Fake #3 – Oficial israelense fingiu tomar vacina

Essa história também já foi desmentida aqui no Boatos.org. O homem que aparece no trecho do vídeo, na realidade, é um oficial israelense chamado Benny Ben Muvchar. Na ocasião, ele já havia sido vacinado, mas, por ter esquecido de mencionar o nome da unidade de saúde local (Clalit) em seu discurso no vídeo, foi convidado a repetir as suas palavras, desta vez, pedindo para que a enfermeira simulasse uma nova aplicação. Confira mais detalhes do desmentido nesse link.

Fake #4 – Prefeito de Londres fingiu tomar vacina

Também desmentimos aqui a tal foto que mostraria o prefeito de Londres fingindo tomar vacina contra a Covid-19, já que a seringa estaria supostamente sem agulha. Para começar, o registro foi feito em 28 de setembro de 2020 e postado no perfil oficial do próprio Sadiq Khan. Porém, tratava-se de uma campanha para a vacina contra a gripe.

Além do mais, sobre o fato de a agulha ainda estar com a proteção quando damos o “zoom” na imagem, a explicação é que a foto em questão foi apenas posada para a imprensa, já que o prefeito já havia tomado a vacina antes do registro. Confira mais detalhes do desmentido nesse link.

Fake #5 – Agulha retrátil no Reino Unido

Mais um trecho enganoso do vídeo e que nossa equipe desmentiu por aqui. A agulha usada no vídeo em questão não é falsa. Trata-se apenas de um modelo chamado “safety syringe” (seringa segura).

Esse tipo de seringa tem um mecanismo que faz a agulha depois de penetrar na pele, entrar no corpo da seringa e evitar profissionais de saúde e de limpeza de infecções e machucados. Confira detalhes do desmentido nesse link.

Outros trechos do vídeo “Vacuna Show” já desmentidos anteriormente pelo Boatos.org:

Todos os demais trechos do vídeo sobre mais agulhas retráteis, vacinas sem embolo, seringas sem agulha, vacinas bluetooth, sobre a vacinação de Nancy Pelosi, entre outros, foram desmentidos em espanhol pelas agências AFP e Chequeado. Confira todos os detalhes aqui e aqui.

Resumindo: O vídeo “Vacuna Show” que está circulando pelas redes sociais com um compilado de imagens que comprovariam a “farsa das vacinas” não tem qualquer procedência. Todos os trechos foram desmentidos anteriormente aqui no Boatos.org e, também, por outras agências de checagem, inclusive, em espanhol. Ou seja, mais um conteúdo enganoso que visava enganar os internauta sobre a eficácia das vacinas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy