Prefeito de Londres finge tomar vacina contra Covid-19, mostra foto #boato

Boato – Uma foto mostra o prefeito de Londres fingindo tomar a vacina contra a Covid-19. Na imagem, dá para ver que o enfermeiro sequer tirou a tampa protetora da agulha para aplicar nele. É falsa a vacina.

Enquanto seguimos aguardando os trâmites e início do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 aqui no Brasil, vários países já começaram a imunizar a população. Em Londres, por exemplo, no Reino Unido, a imunização britânica conta com a vacina Pfizer/BioNtec e já aplicou a primeira dose disponibilizada para grupos prioritários.

Porém, de acordo com uma publicação que começou a circular nas redes sociais, além de a vacina ser falsa, nem todos os londrinos teriam tomado o imunizante de verdade. Uma foto que tem chamado bastante atenção mostra supostamente o prefeito de Londres, Sadiq Khan, fingindo tomar a vacina contra a Covid-19.

Na imagem que está sendo compartilhada, seria possível ver que o enfermeiro sequer tirou a tampa protetora da agulha para aplicação, o que provaria que tudo não passa de uma farsa. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Confira também: cuidado com vídeos alarmistas sobre “fraude nas vacinas”:

Texto da imagem: Prefeito de Londres faz simulação de tomar vacina… enfermeiro não tira a tampa protetor da agulha… vai vendo aí Texto da publicação: Claro que vão dizer que essa foto é fake, mas onde está a foto da agulha sendo inserida no músculo?

Prefeito de Londres fingiu tomar vacina contra Covid-19, mostra foto?

A foto deixou muita gente intrigada e foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, principalmente no Facebook. No entanto, a história por trás da imagem não procede.

E desconfiamos disso, a princípio, por conta de alguns indícios comuns em fake news. As características da mensagem são as mesmas de vários boatos online: é vaga, alarmista (tem o intuito de gerar debates e tirar a credibilidade dos planos de vacinação), possui vários erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, fakes sobre “vacinas falsas” brotaram aos montes na internet depois do anúncio da eficácia de alguns imunizantes e, inclusive, nós já desmentimos vários deles aqui no Boatos.org. É o caso daquela história bem parecida de que a primeira-ministra da Austrália teria fingido tomar a vacina contra a Covid-19 em vídeo; outra mais antiga, em que uma enfermeira teria dito que ninguém deveria tomar vacina contra a febre amarela por ser uma farsa; e até aquele boato que apontava que a empresa chinesa que produz vacina contra a Covid-19 vendia vacinas falsas.

Assim nestes casos, descobrimos que a foto do prefeito de Londres foi tirada do contexto para espalhar a notícia de que a vacina seria falsa ou de que ele teria simulado a aplicação. O registro foi feito em 28 de setembro de 2020 e postado no perfil oficial do próprio Sadiq Khan. Porém, não tem nada a ver com a vacinação contra a Covid-19.

Na verdade, trata-se de uma campanha para a vacina contra a gripe, que estaria disponível gratuitamente para o público em farmácias ou consultórios médicos lá de Londres. Além do mais, sequer seria possível que o prefeito de Londres já tivesse tomado a vacina contra o novo coronavírus, já que ele tem 50 anos e não está na lista de vacinação dos grupos prioritários do plano de imunização do Reino Unido.

Para quem não sabe, as primeiras doses da vacina por lá foram distribuídas, primeiramente, para pessoas com mais de 80 anos e parte dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde e em asilos. Sobre o fato de a agulha ainda estar com a proteção quando damos o “zoom” na imagem, a explicação é que a foto em questão foi só posada, já que o prefeito já havia tomado a vacina antes do registro.

Muitos políticos no mundo todo têm o costume de fazer esse tipo de foto em eventos, pois é uma forma de a imprensa captar as imagens para divulgação em um segundo momento, no caso de quem perdeu a oportunidade de fazer isso na hora da aplicação real.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o prefeito de Londres teria fingido tomar a vacina contra a Covid-19 é falsa. Além de a foto em questão não ter nada a ver com a vacinação contra o coronavírus, ela foi apenas posada, propositalmente, para a imprensa momentos depois de o prefeito ter tomado a vacina.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK