Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Seringa falsa com agulha retrátil está sendo usada em vacinas contra Covid-19 #boato

Seringa falsa com agulha retrátil está sendo usada em vacinas contra Covid-19 #boato

Seringa falsa com agulha retrátil está sendo usada em vacinas contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo gravado pela BBC mostra seringa falsa sendo usada em vacina contra a Covid-19 no Reino Unido. Ela tem uma “agulha falsa retrátil”.

É fato! Nos últimos dias, a internet está sendo inundada por notícias falsas relacionadas às vacinas contra a Covid-19. O movimento antivacina (que já falamos que também é anti-humanidade) encontrou “abrigo” em uma direita “mais maluca” (as mesmas pessoas que acham que o coronavírus causa uma gripezinha) aqui no Brasil.

Nesta onda, a mais nova história que circula na internet está em um vídeo gravado pela BBC. Nas imagens, um profissional de saúde é vacinado contra a Covid-19. Depois da aplicação do imunizante, a agulha “some” das imagens. Bastou isso para surgirem teorias da conspiração apontando que estão aplicando vacinas em seringas falsas enganar a população.

Uma das mensagens, que viralizou no Facebook, diz o seguinte: “Seringa falsa , com agulha retrátil ! Lembra ! Ou a agulha fica dentro da pessoa ! Tirando todo o mundo de otário ! Filhos da p…”. “Seringa falsa ou agulha retrátil? A agulha fica dentro do paciente??????? Será que somos idiotas???”, aponta outra. Veja o vídeo:

Confira também: cuidado com vídeos alarmistas sobre “fraude nas vacinas”:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Seringa falsa com agulha retrátil está sendo usada em vacinas contra Covid-19?

A história se espalhou muito em redes sociais e gerou diversas especulações (mais ainda) sobre a vacina contra Covid-19. Porém, o vídeo em questão não mostra uma seringa falsa vacinando uma pessoas contra a doença.

A mensagem já nos chama atenção. Ela tem algumas características como ser vaga, alarmista e ter erros de português. Porém, ela até “cita” uma fonte confiável: a rede britânica BBC. E aí chegamos à verdade.

A agulha usada no vídeo em questão não é falsa. Trata-se apenas de um modelo chamado “safety syringe” (seringa segura). Esse tipo de seringa tem um mecanismo que faz a agulha depois de penetrar na pele, entrar no corpo da seringa e evitar profissionais de saúde e de limpeza de infecções e machucados. Esse modelo de seringa existe há muitos anos e pode ser visto, por exemplo, neste link.

Vale dizer que essa não é a primeira vez que circula na internet boatos sobre “vacinações falsas” contra a Covid-19. Já desmentimos informações que apontavam que a vacina chinesa não havia sido aplicada em uma voluntária em São Paulo e que apontavam que a primeira-ministra da Austrália havia fingido tomar a vacina contra a doença.

Resumindo: a história que aponta que estão usando seringas falsas em aplicações da vacina contra a Covid-19 é falsa. Na realidade, o vídeo em questão mostra um modelo de seringa que tem agulha retrátil, mas que “é de verdade”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK