Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Varíola dos macacos foi causada pela vacina contra Covid-19 #boato

Varíola dos macacos foi causada pela vacina contra Covid-19 #boato

Varíola dos macacos foi causada pela vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Varíola dos macacos, na verdade, é varicela/herpes zoster e nada mais é do que um efeito da vacina contra Covid-19.

Recentemente, um surto de varíola do macaco afetou 16 países, entre Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. A doença foi detectada em macacos, em 1950. Já em humanos, a doença foi diagnosticada pela primeira vez, em 1970, na África.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os casos como um surto atípico e trabalha com a probabilidade da doença ter se espalhado de maneira rápida por meio de contato sexual. Entretanto, pesquisadores acreditam que a doença pode ser espalhada por meio do ar, assim como a varíola comum, que foi erradicada em 1980.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a varíola dos macacos teria uma causa muito particular. Segundo uma publicação, a varíola do macaco teria sido causada por conta da vacina contra a Covid-19. Ainda segundo o dr. Robert Malone, a varíola do macaco nada mais seria do que a herpes zoster ou a varicela, um efeito colateral da vacina contra a Covid-19. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “- Embolia, Trombose, Encefalite, Epilepsia(Fonte: propria Pfizer) – Mal súbitos – Infarto em crianças saudáveis – Varíola do macaco – Hanseníase resultante de genética Covid(Fonte: AAD ORG)  Tudo isso após uma “vacina” feita as pressas. Experimento? Guerra biológica??”. Versão 2: “A VARIOLA DO MACACO É EFEITO COLATERAL DA VACINA CONTRA A COVID. ALGUÉM TEM DÚVIDA? AGUARDEM AS OUTRAS PRAGAS SURGIREM. OS FILHOS DA PUTA PELO TERROR VACINARAM PRATICAMENTE TODA A POPULAÇÃO MUNDIAL”. 

Versão 3: “Herpes zoster (reativação do vírus da varicela) é mencionado como efeito adverso da [vacina] da Covid. Nada melhor para disfarçar do que chamar de varíola do macaco e dizer que é outra doença, além de gerar $ com nova vacina ainda gera restrições, que esses PNC adoraram implementar”. Versão 4: “Será mesmo um vírus dos macacos ou reações das ‘vacinas’ Covid manifestando varicela – zoster? Tire suas conclusões com as afirmações do Dr. Robert Malone. Vacinação: a FDA, sabia o tempo todo que as ‘vacinas’ covid causam replicação viral de doenças como a varicela – zoster vírus (zona), diz o Dr. Robert Malone”.

Varíola dos macacos foi causada pela vacina contra Covid-19?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e se tornou o assunto da vez na comunidade negacionista das redes sociais. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de fontes confiáveis.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter completamente alarmista, os erros de ortografia e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de informações falsas sobre as vacinas é extensa. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a vacina contra Covid-19 estaria causando a nova hepatite entre as crianças. Também a que indicava que a Pfizer teria divulgado uma lista com 1291 efeitos colaterais graves da vacina contra Covid-19 e, por fim, a que apontava que a vacina contra Covid-19 teria infectado pessoas com HIV, na Austrália.

Se isso não bastasse, as fontes utilizadas na mensagem, incluindo o tal dr. Robert Malone, são completamente negacionistas. Além disso, eles já são velhos conhecidos dos serviços de checagem por disseminarem informações falsas não só sobre as vacinas, como também sobre a pandemia da Covid-19.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não identificamos nenhuma relação da doença com as vacinas. Os casos na Europa estão sendo investigados, mas tanto a OMS quanto os médicos apostam em hábitos sexuais de risco em raves na Europa para explicar a rápida disseminação do vírus.

Por fim, a causa da varíola do macaco é bastante conhecida. Como já explicamos anteriormente, a doença foi diagnosticada em humanos pela primeira vez, em 1970. A varíola dos macacos é causada por um vírus da família ortopoxvírus. Atualmente, existem dois tipos de varíola dos macacos: a da África Ocidental, com mortalidade de 1%, e a da Bacia do Congo, com mortalidade de 10%. O vírus que causou o atual surto é da África Ocidental. E nem precisamos dizer que a varíola do macaco e a herpes zoster são doenças completamente diferentes, não é mesmo?

Em resumo: a história que diz que a varíola dos macacos é causada pela vacina contra a Covid-19 é falsa! Não existem elementos que possam sustentar essa informação. O atual surto de varíola dos macacos é causado por um vírus da família ortopoxvírus e pertence à cepa da África Ocidental (com uma menor taxa de mortalidade). Tanto a OMS como médicos e pesquisadores acreditam que o atual surto da doença esteja relacionado a comportamentos sexuais de risco e contato entre os infectados. Não existe nenhum indício de que o surto da doença esteja relacionado à vacina. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso