Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina contra Covid-19 está causando nova hepatite em crianças #boato

Vacina contra Covid-19 está causando nova hepatite em crianças #boato

Vacina contra Covid-19 está causando nova hepatite em crianças, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Estudo confirmou que a vacina contra Covid-19 está causando o surto de uma “nova” hepatite em crianças na Europa.

Perto do tsunami de desinformação que vivemos em 2020 e 2021, as fake news sobre a Covid-19 encerram abril de 2022 com um cenário, no mínimo, curioso. Até o momento, havíamos desmentido apenas uma história falsa sobre a pandemia no mês. Nenhuma sobre a vacina. O tabu foi quebrado.

Depois que autoridades em saúde da Europa passaram a reportar o aparecimento de casos de uma “nova hepatite misteriosa” em crianças, começou a circular mensagens que apontariam que a culpa seria da vacina contra Covid-19.

Em um dos casos, um texto em um site em inglês apontou que um “estudo descobriu” que a hepatite em questão tem relação com a vacinação contra a Covid-19. A história foi traduzida e publicada em um site aqui no Brasil. Há também comentários mais diretos fazendo a correlação. Leia alguns dos textos que circulam por aí:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: ATENÇÃO! Novo estudo confirmando que vacina COVID causa hepatite autoimune grave é publicado dias após a OMS emitir ‘alerta global’ sobre nova hepatite grave entre crianças As descobertas vêm poucos dias depois que a Organização Mundial da Saúde emitiu um ‘alerta global’ sobre uma nova forma de hepatite grave que afeta crianças; Versão 2: SURTO HEPATITE! Lugar com maior incidência? Inglaterra! Vacina + usada? Astrazeneca! Tipo? Adeno vírus de Chimpanzé! Etiologia “provável” das hepatites/não vacinados/crianças, segundo eles, com casos até de transplantes? Adenovírus! Mas não tem nenhuma relação, “eles” garantem!

Vacina contra Covid-19 está causando nova hepatite em crianças?

Não demorou para os antivax (que estavam sedentos por uma fake news para atacar a vacinação contra a Covid-19) começarem a espalhar a tal história. Porém, não é verdade que o surto de hepatite tem relação com a vacina contra a Covid-19.

É importante citar que, durante toda a pandemia, fake news sobre “doenças graves” que seriam causadas pelas vacinas contra a Covid-19 se espalharam na internet. Das mesmas fontes da história de hoje, por exemplo, surgiu a informação falsa de que as vacinas causariam aids nas pessoas.

Aos buscar em fontes confiáveis, logo buscamos elementos que descartam qualquer hipótese de que as vacinas contra a Covid-19 são responsáveis pelo surto de hepatite em crianças.

A BBC e a Reuters desmentiram a informação falsa em artigos em inglês. Um motivo derruba totalmente a tese: nenhuma das crianças diagnosticadas com hepatite havia recebido a vacina contra a Covid-19. Logo, não há como existir uma relação causa-consequência entre vacina e doença.

As causas do surto ainda estão sendo investigadas (é possível, inclusive, que haja ligação com casos de infecção por Covid-19, mas nada está confirmado) e teses esdrúxulas como a de que “os adultos que se vacinaram passaram a hepatite para os filhos” também não fazem qualquer sentido.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a vacina contra Covid-19 é a responsável pelos casos de hepatite em crianças. Além de nenhum dos infectados ter sido vacinado, as autoridades em saúde já descartaram a hipótese de que a vacina seja a causa (apesar de ainda estar investigando o que ocorreu).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso