Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacinas causaram 92% das mortes por Covid-19 no Canadá #boato

Vacinas causaram 92% das mortes por Covid-19 no Canadá #boato

Vacinas causaram 92% das mortes por Covid-19 no Canadá, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Números oficiais do governo do Canadá apontam que vacinas foram responsáveis por 92% das mortes por Covid-19 no país

Os dados da Covid-19 no Brasil estão cada vez mais animadores. Apesar de ainda existirem casos e mortes, nem de longe estamos no patamar do pico da pandemia. E boa parte desse progresso tem relação direta com a vacinação.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que as vacinas causaram o oposto daquilo que era esperado. Segundo a publicação, as vacinas teriam causada 92% das mortes por Covid-19, no Canadá. Ainda de acordo com a publicação, o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, teria entrado em pânico, após seu governo revelar a suposta verdade sobre os “experimentos”. Confira:

“Comunista Trudeau entra em pânico depois que seu governo revela que a vacina quádrupla/tríplice agora é responsável por 92% das mortes por COVID em todo o Canadá. Os últimos números oficiais publicados pelo governo do Canadá revelam que a população vacinada agora responde por 92% das mortes por Covid-19 em todo o Canadá, com quase metade dessas mortes sendo registradas entre a população vacinada quádrupla”.

Vacinas causaram 92% das mortes por Covid-19 no Canadá?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e serviu de combustível para diversos grupos antivacina. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da informação.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não é preciso nem lembrar que as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19 causaram muitos problemas durante a pandemia. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Alemanha teria descoberto que a vacina contra a Covid-19 seria 40 vezes mais mortal do que se esperava. Também a que indicava que as vacinas contra a Covid-19 estariam causando casos de Aids e, por fim, a que apontava que a revista Science teria apontado que vacinas contra a Covid-19 seriam inúteis e ameaçadoras.

Muitas dessas fake news surgiram a partir de dados errados publicados no site The Exposé. A página é uma velha conhecida dos checadores de informação e causou uma enorme dor de cabeça durante a pandemia ao apresentar dados falsos para contestar a eficácia das vacinas. Basicamente, o site antivacina apresenta dados oficiais distorcidos para atacar os imunizantes.

E mais uma vez, temos uma história que apresenta distorções de dados. Ao procurar pelos dados oficiais, é possível perceber que, em nenhum momentos, o documento fala que 92% das mortes por Covid-19 foram causadas pelas vacinas.

Na realidade, os dados indicam o números de casos e mortes de Covid-19 em pessoas não vacinadas, vacinadas com o ciclo completo, com o ciclo completo e uma dose adicional e com o ciclo completo e duas doses adicionais.

Além disso, o número alto de pessoas vacinadas e contaminadas pela Covid-19 tem uma explicação bastante simples. A maioria das pessoas no Canadá já foi vacinada, cerca de 82% da população já completou o ciclo vacinal. Por conta disso, é natural que a maior parte dos casos seja entre pessoas vacinadas (uma vez que representam a maioria). Entretanto, assim como destacado no próprio documento, as pessoas vacinadas apresentam menos chance de internação ou morte. Veja tradução:

A maioria das pessoas no Canadá foi vacinada. Por serem um grupo maior, naturalmente haverá mais casos entre pessoas vacinadas do que entre pessoas não vacinadas. No entanto, apesar de suas contagens mais altas de casos, as pessoas vacinadas têm menos probabilidade de adoecer ou morrer.

Dessa forma, mesmo com o maior número de infecções sendo entre os vacinados, o número de mortes é pequeno quando comparado ao grupo de não vacinados. Basta ver que o maior número de internados e mortos está no grupo dos não vacinados.

Por fim, mas não menos importante, lembrar que toda vacina disponível para vacinação ou testes em humanos são seguras. Para serem aprovadas para uso humano, elas precisam passar por inúmeros testes (bastante rigorosos). Além disso, as vacinas não são capazes de desenvolver um quadro de Covid-19, uma vez que usam partes do vírus, o vírus morto ou o vírus modificado.

Em resumo: a história que diz que o governo do Canadá divulgou que 92% das mortes por Covid foi culpa das vacinas é falsa! A história distorceu, completamente, os dados oficiais divulgados pelo governo do Canadá. Na realidade, o documento faz um comparativo de casos e mortes por Covid-19 entre vacinados e não vacinados. Em relação aos casos, o número de infectados é maior entre os vacinados, porque 82% da população canadense já completou o ciclo vacinal. Entretanto, o número de hospitalizações e mortes por Covid-19 é muito maior entre os não-vacinados. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso