Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19 #boato

Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19 #boato

Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vacinas contra a Covid-19, que são experimentais, estão causando Aids nas pessoas sem a presença do HIV.

A vacinação contra a Covid-19, de longe, foi um dos principais fatores que contribuíram para a diminuição de mortes pela doença e pelo retorno ao “antigo normal”. Atualmente, cerca de 66% da população mundial já recebeu, ao menos, uma dose do imunizante.

Entretanto, no Brasil, os números relacionados à vacinação não têm avançado como o esperado. Em maio, apenas 21 milhões de doses foram administradas e a principal preocupação é a queda nas segundas doses e doses de reforço.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que as vacinas contra a Covid-19 estariam causando um efeito indesejado. Segundo a publicação, as vacinas contra a Covid-19 seriam responsáveis pelo aparecimento de casos de Aids sem HIV. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Dr Rubens Amaral – Nefrologia e Clínica Médica (CRM 27204/SP), falando rápido sobre a AIDS causada pelas vacinas experimentais!!”. Versão 2: “Olá. Pois é. Se preparem, porque a partir de agora, vocês vão ver muitos casos de Aids sem HIV. É, vocês sabiam, vocês conhecem o HIV, o vírus da imunodeficiência, que causava a doença Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). Agora vocês vão ver Aids sem HIV, causado por quê? Pense nisso”.

Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, a história não aparece em fontes confiáveis, como veículos de comunicação.

Se isso não bastasse, as vacinas contra a Covid-19 sofreram diversos ataques ao longo da pandemia. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a vacina contra a Covid-19 teria infectado pessoas com HIV na Austrália. Também a que indicava que pessoas triplamente vacinadas contra a Covid-19 estaria desenvolvendo Aids no Reino Unido e, por fim, a que apontava que a vacina contra a Covid-19 estaria causando a nova hepatite em crianças.

Bem, essa teoria de que as vacinas contra a Covid-19 poderiam causar Aids é uma fake news antiga. A equipe do Boatos.org já desmentiu ela algumas vezes. Como já explicamos, essa teoria não tem nem pé, nem cabeça.

Toda essa história surgiu em um site antivacina no Reino Unido e que se espalhou pelo mundo, chegando a páginas antivacina no Brasil. Além disso, as tabelas e informações usadas pelo site como prova, na verdade, não existem. Os gráficos e os dados foram inventados e não constam no estudo citado pelo site. Se isso não bastasse, a teoria ainda está atrelada à ideia de que a vacina poderia causar uma queda na imunidade do corpo humano. Mas essa ideia não tem nenhum respaldo científico (e está longe de ser verdade).

Por fim, é importante lembrar que já se passaram cerca de um ano e meio do início da vacinação e até agora não existe nenhum indício de que os imunizantes possam causar qualquer tipo de problema relacionado ao desenvolvimento da Aids. Até porque, a doença se desenvolve a partir do vírus HIV (e se ele não existe na vacina, não pode ocasionar a doença). Dessa forma, é possível você ter o vírus HIV, mas não ter Aids. Entretanto, o contrário não acontece. Além de atacar as vacinas, a história de hoje é pura desinformação sobre a doença.

Em resumo: a história que diz que as vacinas contra a Covid-19 são responsáveis por casos de Aids sem HIV é falsa! A história se baseia em uma teoria que começou a circular em um site antivacina do Reino Unido. Na época, o site citou um estudo verdadeiro sobre o contexto da doença no mundo, mas utilizou gráficos e dados falsos para embasar a história. Se isso não bastasse, não é possível desenvolver Aids sem primeiro se infectar com o vírus HIV. Ou seja, além da história ser falsa, ela ainda traz desinformação sobre a Aids e o HIV.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso