Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames #boato

Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames #boato

Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames e existe horário certo para aumentar a eficácia da água 

Com um mundo cada vez mais caótico e estilos de vida cada vez mais intensos e nada saudáveis, dicas para manter a saúde em dia são sempre bem-vindas. Entretanto, é preciso ter muito cuidado onde se busca esse tipo de informação.

Ao mesmo tempo que a internet facilitou o acesso a esse tipo de conteúdo, também facilitou a entrada de todo e qualquer tipo de informação (inclusive, as informações sem comprovação científica). Com isso, muita gente começou a colocar em prática orientações duvidosas e perigosas.

E infelizmente, esse tipo de conteúdo ainda segue causando confusão nas redes, como a história de hoje. De acordo com uma publicação, urinar de madrugada e beber água antes de dormir pode prevenir ataques cardíacos e derrames. Segundo o texto, a orientação teria sido dada por um cardiologista, que explicou que as pessoas costumam fazer muito xixi à noite, porque de noite o corpo está no mesmo nível, enquanto durante o dia, a gravidade puxaria a água para a parte inferior do corpo. Confira:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

“*URINAR DE MADRUGADA* Quando tiver Tempo Leia esse Texto!! Ir ao banheiro à noite, pensei que isso era ruim e muito chato mas pode ser útil… * Essas recomendações não são exatamente de AVÓ…  MAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. * Água e noite… Conheço muitas pessoas que dizem que não querem tomar qualquer coisa antes de dormir, porque, então, têm o incômodo de se levantar durante a noite para usar o banheiro. Quando perguntei ao meu cardiologista porque as pessoas precisam fazer xixi tanto à noite,  a resposta foi: * A gravidade mantém a água na parte inferior do corpo quando você está em pé. (As pernas incham).

Na hora de dormir, a parte inferior do corpo (pernas, etc .) estão ao mesmo nível dos rins; é quando os rins removem a água processada (suja), porque é mais fácil, pois todos nós precisamos de uma quantidade mínima de água para lavar as toxinas do corpo. Muito importante, de acordo com cardiologistas,  o momento certo para beber água. Beber água em determinados momentos maximiza a sua eficácia no corpo: Dois copos de água quando você se levanta – ajuda a ativar os órgãos internos. * Um copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão.

* Um copo de água antes de tomar banho, ajuda a reduzir a pressão arterial. * Um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames, o que você acha? Agora vamos todos beber água… Problema frequente entre os jovens. * Água antes de dormir também ajuda a evitar cãibra noturna nas pernas (coxas e panturrilha). * Os músculos da perna estão procurando hidratação quando acontecem  essas cólicas. Por favor, passe essa informação para as pessoas que são importantes para você. E beba água! Um dos motivos da demência, em idosos, é causada por pouca ingestão de água. BEBA ÁGUA !!!!!”.

Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e atingiu muitas pessoas que já começaram a colocar em prática as orientações. Apesar disso, a história não é real.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto segue aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis..

Dicas duvidosas sobre saúde existem aos montes pela internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a noctúria (fazer xixi à noite) é um sintoma de problemas no coração. Essa história dizia exatamente o contrário do que a história de hoje sustenta. Na ocasião, explicamos que a noctúria é um distúrbio que causa a necessidade de urinar durante o sono. Ela pode ocorrer por vários motivos, como diabetes, insuficiência cardíaca, uso de diuréticos etc. Mas ter noctúria não necessariamente é a sentença de que você possui algum problema no coração.

Também desmentimos por aqui outra história parecida, que indicava que beber água antes de dormir poderia prevenir o infarto em mulheres. Na oportunidade, explicamos que beber água é muito importante para a hidratação do corpo, mas beber antes de dormir não muda em nada as condições cardíacas.

E por fim, desmentimos uma história que apontava que beber água antes de dormir poderia evitar AVC e infarto. Como mostramos na época, o próprio Ministério da Saúde já desmentiu essa informação. A explicação publicada pelo Ministério da Saúde aponta que consumir água é extremamente importante para a saúde, mas o simples fato de beber água em um horário X ou Y não altera os problemas de coração. Além disso, o Ministério da Saúde também destacou que para prevenir problemas cardíacos, o recomendado é fazer exercício físico, cuidar da alimentação e levar uma vida com menos stress. De lá pra cá, as orientações não mudaram, logo, as orientações dadas pela história de hoje também não são válidas.

Em resumo: a história que diz que fazer xixi de madrugada e beber água antes de dormir pode prevenir ataques cardíacos e derrames é falsa! Esse tipo de orientação não é novo na internet. Aqui no Boatos.org desmentimos algumas histórias que traziam a mesma orientação. Assim como nas outras histórias, a mensagem de hoje não é verdadeira. De acordo com o Ministério da Saúde, beber água é extremamente importante para manter o corpo funcionando perfeitamente, mas só isso não é suficiente para evitar problemas cardíacos. Além disso, o Ministério da Saúde também orienta que para evitar problemas no coração, as pessoas devem prezar pelo exercício físico, boa alimentação e uma vida com menos stress.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm