Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Beber água antes de dormir previne infarto feminino #boato

Beber água antes de dormir previne infarto feminino #boato

Boato – Como 90% dos ataques do coração acontecem pela manhã, uma forma de se prevenir dos ataques é bebendo um ou dois copos de água antes de dormir.

Esse texto começou a circular na internet em 2012 e fazia parte de um alerta gigantesco sobre infarto feminino. O texto até tinha alguns elementos verdadeiros como, por exemplo, que o infarto feminino é diferente do masculino. Porém, o último item da mensagem falava dos benefícios de se beber água antes de dormir. Confira o que dizia o texto:

*Água Antes de Dormir**. Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite. Eu sabia que a água é importante, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la. Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:

– 1 copo de água depois de acordar – ajuda a ativar os órgãos internos. – 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão. – 1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão sanguínea. – 1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou ataque de coração.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A mensagem aponta que tomar um ou dois copos de água antes de dormir poderia minimizar os riscos de um ataque cardíaco. Isso aconteceria porque a maioria dos ataques do coração acontece pela manhã e a água ajudaria a maximizar a efetividade do corpo humano.

Apesar de estar em um texto que aponta outros dados verdadeiros, a história da água prevenir infartos é falsa. O blog do Ministério da Saúde falou sobre o boato no ano passado. No texto, o cardiologista Justo Antero Leivas aponta que o boato não procede: “A hidratação é recomendada, mas o fato de ingerir água antes de deitar não muda o curso de uma doença cardiovascular”, disse.

O texto também esclarece que a melhor forma das mulheres (e homens) prevenirem infartos é com uma boa alimentação, fazendo exercícios físicos e não se estressando muito. Com isso, chegamos à conclusão de que água antes de dormir não previne infarto.