Socorrista resgatista fala sobre AVC, lei do minuto e meio e horário de beber água #boato

Boato – O socorrista resgatista Fábio André lançou um aviso importante sobre esperar à noite na hora de se levantar, padrões do corpo humano e horários corretos de beber água.

Quando o assunto é saúde e redes sociais, uma coisa é certa. As fake news vêm, normalmente, acompanhadas de um “textão”. Tal qual é a nossa surpresa quando nos deparamos com um “combo de textões” sobre saúde no Facebook.

Assinado por uma pessoa chamada Fábio André (um socorrista resgatista), a mensagem dá três dicas valiosas. A primeira é sobre a lei do minuto e meio. Ela é basicamente uma instrução para a pessoa esperar um minuto e meio sentada ao lado da cama se tiver que acordar de madrugada para fazer xixi.

A segunda é uma lista de padrões de pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura para você perceber se está com algum problema de saúde. A terceira “dica de ouro” é sobre em quais horários “certos” para se beber água. De acordo com a mensagem, deve-se tomar um copo quando levantar, depois de comer, antes de tomar banho e antes de dormir (o último copo do dia evita AVC e infarto, de acordo com o socorrista resgatista Fábio André).

Socorrista resgatista fala sobre AVC, lei do minuto e meio e horário de beber água?

Se você está acostumado aqui com o Boatos.org já deve estar se perguntando “cadê o texto do boato”. Por dois motivos, a história falsa de hoje (sim, amigos, a mensagem é falsa) vai ser tratada em tópicos: 1) A fake news é gigantesca (tem 438 palavras). 2) Já desmentimos quase todos os tópicos. Vamos começar “indo aos fatos” com a “tese do minuto e meio”. Lê aí:

U T I L I D A D E. Boa tarde ! Meu nome é Fábio André, sou socorrista resgatista. Um aviso muito importante para aqueles que acordam à noite para ir ao banheiro… Deve-se ter cuidado com a “LEI DE UM MINUTO E MEIO” que é cientificamente comprovada “AO ACORDAR DE REPENTE” para fazer suas necessidades fisiológicas normalmente, você ouve dizer que alguém “ESTAVA BEM DE SAÚDE E MORREU DE REPENTE DURANTE A NOITE SEM MOTIVO”. O motivo mais provável é que quando essa pessoa acordou para ir ao banheiro, ela levantou-se da cama com muita pressa, neste momento, o cérebro precisa de fluxo sanguíneo maior, por ter repousado, causando um estado de desmaio aí o acidente vascular cerebral acontece…

Neste caso, recomenda-se aprender a “LEI DO UM MINUTO E MEIO” que pode “SALVAR SUA VIDA”… Quando você acordar para ir ao banheiro, você deve primeiro: “FICAR DEITADO POR 30 SEGUNDOS APÓS ACORDAR” e depois “SENTAR-SE NA CAMA POR MAIS 30 SEGUNDOS” abaixar as pernas calmamente e “SENTAR-SE NA EXTREMIDADE DA CAMA POR MAIS 30 SEGUNDOS” e só depois levantar-se para ir ao banheiro. Com estas etapas as chances são gigantescas para sobreviver a um AVC súbito, independentemente da idade… Compartilhe com todos os seus FAMILIARES E AMIGOS. Lembre-se que você pode salvar a sua e a vida de muitas pessoas compartilhando essa informação…

Uau! Quer dizer que se você acordar para ir ao banheiro de madrugada, deve esperar um minuto e meio. Pô cara, se a gente esperar esse tem nem vai precisar ir mais no banheiro (entende?). Comentários a parte, essa tese já foi desmentida no ano passado por aqui. Dá uma olhada no que escrevemos.

Primeiramente, é fácil perceber que tem algo errado nessa história. Assim como em outros boatos já desmentidos por aqui, a postagem que fala sobre o AVC e a lei do 1 minuto e meio apresentam erros ortográficos, de pontuação, pede por compartilhamentos, é extremamente alarmista e possui informações vagas.

E são essas informações que nos levam a questionar algumas coisinhas bem importantes sobre essa história. Por exemplo, o texto fala que a tal lei do 1 minuto e meio é comprovada cientificamente. É comprovada por quem? O autor do texto não apresenta pesquisas, nem cita fontes e muito menos traz resultados ou exemplos práticos.

E esse questionamento nos leva a pesquisar sobre o assunto. E qual foi a nossa surpresa ao descobrir que não existe nenhuma pesquisa relacionada ao tema? E olha que a gente se esforçou, mas não encontramos nenhuma linha afirmando que a tal lei do 1 minuto e meio funciona. Nem em português, nem em inglês e muito menos em espanhol. Acreditamos que francês, alemão e tailandês também não retornem bons resultados.

E se isso ainda não te convenceu, vamos lá. A explicação médica pode deixar tudo mais claro. Quando você passa um longo tempo sentado ou deitado e se levanta rapidamente, você pode sentir tontura ou experimentar uma sensação de desmaio iminente. Isso ocorre, por conta de uma regulação anormal da pressão arterial. Tá vendo? Nada de AVC.

Já deu para ver que essa tese da “lei do minuto e meio” é furada. Mas ainda tem mais duas para tratarmos. Uma é sobre os “padrões” para as pessoas de pressão, batimentos, temperatura e porcentagem de pessoas por tipo sanguíneo. Outra é sobre beber água à noite para prevenir AVC. Vamos lá.

PREVENÇÃO É MELHOR QUE CURA* *PRESSÃO* *ARTERIAL* 120/80 Normal 130/85 Normal (Requer Controle) 140/90 Alta 150/95 Muito Alta *Batimento Cardíaco por Minuto* 72 bpm (padrão) 60 a 80 bpm (Normal) 40 a 180 bpm (anormal) *TEMPERATURA* *Grau Celsius* 36′ à 36.7′ Temp. Normal 37.3′ à 37.8′ Febril/Atenção 37.8′ acima Febre/Grave

*Compatibilidade de grupos sanguíneos* Qual é o teu tipo sanguíneo e quão comum é ? *O+* (1 em cada 3) *A+* (1 em cada 3) *B+* (1 em cada12) *AB+* (1 em cada 29) *O-* (1 em cada15) *A-* (1 em cada 16) *B-* (1 em cada 67) *AB-* (1 em cada 167)

*Efeito da água* *sob o organismo* Sabemos que a água é importante mas você nunca soube o horário correto para beber! *Você sabia ?* Beber água no horário correto maximiza a efetividade do corpo humano; 1 copo de água depois de acordar Ajuda a ativar os Órgãos internos… 1 copo de água 30 Minutos Antes da refeição Ajuda a digestão. 1 copo de água Antes de tomar Banho ajuda a Baixar a pressão arterial. 1 copo de água Antes de dormir evita AVC ou ataque do coração. ‘Quando alguém compartilha algo importante contigo, tire benefício disto e compartilhe com mais pessoas. Eu fiz a minha parte.

A parte que fala dos “padrões de temperatura” está correta. Os valores da pressão arterial têm poucas variações (você pode consultar aqui). Sobre os batimentos cardíacos, há um problema: não há um padrão fixo. Ele varia da idade e biótipo das pessoas. Por isso, o que está escrito não é válido.

A parte com as informações mais “estranhas” é a divisão da população por tipo sanguíneo. Apesar de, de fato, o texto descrever os tipos mais comuns e incomuns, a conta (se formos transformar a proporção em porcentagem) não chega a 100% da população. Quer ver? Tipo O+ (33,3%), Tipo A+ (33,3%), Tipo B+ (8,33%), Tipo O- (6,66%), A- (6,25%), AB+ (3,44%), B- (1,49%) e AB- (0,59%). No total, dá 93,39%. Literalmente, a conta não fecha.

Se fosse só isso, tudo bem. Mas a parte que fala sobre beber água antes de dormir prevenir o AVC (ou infarto) também faz parte de um boato desmentido pelo nosso site lá em 2013. Assim como na explicação do “um minuto e meio”, confira o que escrevemos na época (o texto falava de “infarto feminino”). Leia:

A mensagem aponta que tomar um ou dois copos de água antes de dormir poderia minimizar os riscos de um ataque cardíaco. Isso aconteceria porque a maioria dos ataques do coração acontece pela manhã e a água ajudaria a maximizar a efetividade do corpo humano.

Apesar de estar em um texto que aponta outros dados verdadeiros, a história da água prevenir infartos é falsa. O blog do Ministério da Saúde falou sobre o boato no ano passado. No texto, o cardiologista Justo Antero Leivas aponta que o boato não procede: “A hidratação é recomendada, mas o fato de ingerir água antes de deitar não muda o curso de uma doença cardiovascular”, disse.

O texto também esclarece que a melhor forma das mulheres (e homens) prevenirem infartos é com uma boa alimentação, fazendo exercícios físicos e não se estressando muito. Com isso, chegamos à conclusão de que água antes de dormir não previne infarto.

Pois é gente. Em resumo, estamos aqui para atestar, novamente, que a história que aponta que existe uma lei de um minuto e meio e que beber água antes de dormir previne infarto nada mais é do que um “combo” de boatos (já desmentidos) colocados na boca de uma socorrista brigadista. Boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Socorrista resgatista fala sobre AVC, lei do minuto e meio e horário de beber água #boato

  • 27/08/2018 em 09:21
    Permalink

    Tenho 60 anos e acordo todas as madrugadas para ir ao banheiro e nunca tive problemas. Só uma coisa: se tiver que esperar 90 egundos pra ir ao banheiro… ja era… ja fiz na cama kkkkk

    Resposta
  • 23/08/2018 em 14:28
    Permalink

    Não sei se acontece AVC, mas que desmaia sim, eu mesmo fui vítima acordei com muita vontade de urinar e fui ao banheiro e acabei desmaiando, fui no médico e ele me disse que não deu tempo do coração bombear sangue rapidamente ao cérebro. Se fosse uma pessoa mais velha e com artérias entupidas poderia sim, ocorrer um AVC.

    Resposta
  • 22/08/2018 em 21:40
    Permalink

    Obrigada pela informação. Recebi essa corrente hoje.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)