Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Noctúria (fazer xixi à noite) tem como principal causa problemas no coração #boato

Noctúria (fazer xixi à noite) tem como principal causa problemas no coração #boato

Noctúria tem como principal causa problemas no coração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Noctúria, micção noturna frequente, é causada prioritariamente por problemas no coração. Por isso, não beber água às previne infarto.

Não é difícil encontrar pessoas com problemas relacionados ao sono. E não é para menos. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 75% dos brasileiros queixam-se de problemas com o sono. Estudos também apontam que até 80% das pessoas que reclamam de um distúrbio do sono reportam ter sintomas da noctúria, micção noturna frequente.

Um alerta que circula pelas redes sociais deixou as pessoas que sofrem de noctúria preocupados. Isso porque, de acordo com a publicação, a noctúria tem como principal causa problemas no coração. O alerta recomenda ainda o consumo de água morna antes de dormir pode evitar infarto e AVC. Leia trechos da mensagem:

AGEN AFRO LENDO E APRENDENDO. Noctúria (urinar à noite) e problemas cardíacos estão relacionados. Vale a pena dedicar dois minutos para ler as informações abaixo. Um médico americano nos disse que a noctúria, o problema cardíaco e o infarto cerebral estão relacionados.  O sintoma mais comum em pessoas de meia-idade e idosos é a noctúria (acordar à noite para urinar).  Por causa da urina noturna, os idosos têm medo de beber água antes de dormir.  Eles não sabem que não beber água antes de ir para a cama, levantar no meio da noite para fazer xixi sem beber água é uma causa importante de infarto cerebral matinal em pessoas de meia-idade e idosos.  Na verdade, a noctúria não é um problema de disfunção da bexiga.  A noctúria é causada pelo envelhecimento da função cardíaca em idosos e pela incapacidade do átrio direito do coração de sugar o sangue da parte inferior do corpo.  Durante o dia, estamos todos em pé, O sangue escorrerá.  Se o coração não estiver bem, o volume de sangue do coração é insuficiente, a pressão na parte inferior do corpo aumentará, de modo que pessoas de meia-idade e idosos terão edema na parte inferior do corpo durante o dia.  Quando eles se deitam à noite, a pressão na parte inferior do corpo é aliviada e muita água se acumula nos tecidos. A água retorna para o sangue.  Se houver muita água, os rins trabalharão muito para separar a água e drená-la para a bexiga, causando noctúria.  Portanto, geralmente leva cerca de três ou quatro horas depois de deitar para dormir para se levantar e ir ao banheiro pela primeira vez.  Depois disso, a água no sangue continua aumentando.  Então, depois de mais 3 horas, eles terão que ir ao banheiro novamente.  Por que essa é uma causa importante de infarto cerebral e infarto do miocárdio?  Porque depois de duas ou três urinações, a quantidade de água no sangue diminui muito.  O corpo também continua a perder água pela respiração.  

Noctúria (fazer xixi à noite) tem como principal causa problemas no coração?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem deixou muita gente preocupada. A gente sabe: saúde é coisa séria, mas não precisa sair correndo para o cardiologista porque a história não é bem assim.

De cara, o texto já levanta suspeitas. O motivo está na própria publicação, que é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Sem contar com o histórico de boatos sobre doenças e receitas milagrosas, como no caso do consumo de água de estômago vazio , água quente e morna, que já foram desmentidas aqui no Boatos.org.

Curiosamente, o alerta cita o boato do consumo de água morna. Segundo a publicação, o consumo da água morna antes de dormir pode evitar o infarto e AVC. Como já explicamos aqui no Boatos.org, doenças cardiovasculares exigem tratamentos mais longos e complexos, inclusive, em alguns casos até intervenções cirúrgicas.

Se você ainda não sabe o que é noctúria, saiba que é um transtorno definido pela necessidade de urinar durante o sono. Pois bem, existe a possibilidade da noctúria estar relacionada à problemas no coração, mas isso não é uma regra, normalmente, o sintoma ocorre quando as pessoas já sabem que possuem algum distúrbio.

A verdade é tanta que é apenas um dos sintomas, conforme aponta esta matéria do UOL. Segundo a matéria, fazer xixi mais do que o normal durante a noite pode indicar  a presença problemas cardíacos. Mas não é só isso: a Noctúria também pode ser causada por inúmeras outras coisas que não estão ligadas aos problemas no coração, que vão desde problemas temporários, como o consumo de água em excesso, ou até doenças hormonais e diabetes, por exemplo.

De acordo com esta matéria do ABC da Saúde, a Noctúria pode ocorrer por vários motivos. Entre eles estão: diabete, insuficiência cardíaca, uso de diuréticos, edema e insuficiência renal. Ou seja, apesar da Noctúria também ser causada por problemas cardiovasculares, não necessariamente quem possui problemas no coração terá Noctúria ou quem tem o distúrbio terá problemas no coração.

Por fim, como já explicamos anteriormente, além de não existir comprovação científica sobre o consumo de água morna, não encontramos nenhuma informação sobre o consumo da água morna e nem que não beber água causa infarto.

Resumindo: a Noctúria (fazer xixi à noite) não tem como principal causa problemas no coração. A história não passa de muito alarmismo e falta de informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK