Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Teste de Covid-19 já vem infectado com vírus no cotonete, mostra vídeo #boato

Teste de Covid-19 já vem infectado com vírus no cotonete, mostra vídeo #boato

Teste de Covid-19 já vem infectado com vírus no cotonete, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra que o teste de Covid-19 já está infectado com um vírus. A prova são “coisas pretas” que aparecem em um teste de microscópio.

Como falamos mais cedo, uma vez que quase todas as fake news sobre a Covid-19 já foram esgotadas, o que tem ocorrido são mensagens que reforçam conteúdos que já foram checados e desmentidos. A última das histórias aponta para algo nos “testes de Covid-19”.

De acordo com um vídeo que está viralizando na internet, um “médico” teria descoberto que os testes de Covid-19 já estão vindo contaminados com um vírus detectável pelo microscópio. Nas imagens (que não serão exibidas aqui), um homem pega um cotonete de teste e mostra que seriam “novas cepas” no microscópio. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Transcrição: Uma coisa no teste de covid. É uma índole. É mau caratismo. É plano de controle populacional, ditatorial, tecnocrata. Está aí, pessoal. Ele está abrindo, olha só. Está tendo que cortar e puxar. Pra tirar o negócio. Olha aí

Esse é o cotonete que tem aqueles negócios pretos ali dentro. Vê se tem cabimento um negócio desse. Tantas pessoas estão se submetendo a esses testes e estão se contaminando. Porque você acha que surgiram novas cepas aí disseram que está vindo novas cepas

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

depois de testes e depois de vacinações. Aí que surgiram novas cepas. Por quê? Por causa disso aí ó. É isso aí que está causando problema. Ou vai dizer que isso aí é saudável enfiar no nariz com negócio preto aí dentro. Não é nada

Versão 1: Quer dizer que vc faz um teste de Covid-19 e sai contaminado com vírus? Deus do céuDiga que esse médico tá errado Versão 2: Não tenho como confirmar a veracidade do vídeo, mas serve de alerta, os testes para COVID vindo da China estão contaminados com vírus, você se testa e ao mesmo se contamina. Espero que tenha alguém que possa confirmar ou desmentir o vídeo

Teste de Covid-19 já vem infectado com vírus no cotonete?

O vídeo se espalhou com todas as forças em redes sociais e deixou muitas pessoas temerosas em relação aos testes de Covid-19. Porém, a história que aponta para a tal denúncia é falsa e antiga.

Essa tese de que os testes de Covid-19 estão contaminados já foi desmentida no Boatos.org. Como a explicação de outrora (mesmo sendo de outro vídeo) vale para este, relembre o que foi escrito:

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter completamente vago, extremamente alarmista, a falta de menção de fontes confiáveis e a ausência do assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, a pandemia se tornou um prato cheio para negacionistas e grupos antivacina criarem e difundirem informações falsas. A equipe do Boatos.org desmentiu centenas delas, como a que dizia que Coca-Cola teria testado positivo para Covid-19 e seria a prova de que os testes são uma farsa. Também a que indicava que o cotonete dos testes de Covid-19 poderiam causar danos no cérebro e, por fim, a que apontava que esquerdistas estariam fingindo ser agentes de saúde do Ibope para contaminar as pessoas com testes falsos de Covid-19.

Resolvemos, então, buscar mais informações sobre o assunto, mas nada encontramos. Ao analisar a mensagem, lembramos que outra história bastante parecida já passou aqui pelo Boatos.org. Na ocasião, uma história afirmava que máscaras e cotonetes vindos da China estariam contaminados com vermes e parasitas morgellons.

Vale ressaltar que, na época, a história afirmava que parasitas teriam sido vistos através de microscópio em máscaras e cotonetes. Como explicamos naquela oportunidade, os objetos que aparecem se mexendo no microscópio não se tratam de parasitas, mas sim de fibras têxteis. Elas se movem por eletricidade estática e por correntes de ar. Além disso, os chamados morgellons, na verdade, são uma condição de saúde delirante, onde pessoas acreditam que possuem patógenos em feridas ao longo do corpo.

Se isso não bastasse, a história não faz o menor sentido. Acho que já podemos ser bastante claros, não é mesmo? A história de hoje não passa de um analfabeto científico descobrindo a Ciência (e fazendo TUDO errado). As análises em microscópio requerem metodologia e boas práticas (para evitar contaminações e saber interpretar os resultados). Além do homem ter se confundido com direita e esquerda no início do vídeo (dizendo que o cotonete normal estava em uma posição e o cotonete do teste de Covid em outra e, posteriormente, invertendo a ordem), a tese não tem lógica. Se os cotonetes realmente estivessem contaminados, por que existiriam resultados negativos em testes de Covid-19? Caso isso fosse real, todo mundo que realizasse o teste seria contaminado (o que não ocorreu).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um médico descobriu quem o teste de Covid-19 está vindo contaminado com um vírus. Além de o vídeo não ter provas de que as “coisas” são vírus, trata-se de um boato que já foi desmentido aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso