TCU afirma que 50% dos óbitos registrados por Covid-19 não foram por Covid-19 #boato

Boato – Relatório do TCU aponta que 50% dos óbitos registrados por Covid-19 não foram por Covid-19.

No momento em que este texto está sendo escrito, o Conass aponta que o Brasil tem mais de 474 mil mortos por Covid-19. E, mesmo depois de tantas mortes registradas, ainda tem gente que duvida que as pessoas morrem por causa da doença.

Após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro em que disse que o Tribunal de Contas da União tinha um relatório que apontava que 50% dos óbitos registrados como Covid-19 não seriam, na realidade, por Covid-19, mensagens foram reverberadas por apoiadores do presidente. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Segundo relatório do TCU, 50% dos óbitos registrados por COVID, NÃO FORAM POR COVID-19! Assista e entenda Versão 2: BOMBA!! Bolsonaro diz que TCU põe em dúvida 50% das mortes por covid-19 Versão 3: FRAUDEMIA • 50% dos ÓBITOS São FAKE diz RELATÓRIO da TCU

Relatório do TCU afirma que 50% dos óbitos registrados por Covid-19 não foram por Covid-19?

É claro que a informação caiu como uma bomba. Tanto que o próprio Tribunal de Contas da União desmentiu a informação de que haja um relatório que aponta que 50% dos óbitos registrados por Covid-19 são “falsos”.

Em publicação em redes sociais, o Tribunal de Contas da União apontou o seguinte: “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”.

Essa pauta de que “as mortes da Covid-19” são uma farsa é uma das principais pautas de negacionistas (junto com ataques às vacinas, defesa da hidroxicloroquina e ataques a medidas de proteção como o isolamento social).

Já desmentimos histórias que apontavam o uso do CPF nas notificações diminuiu as mortes pela doença, que a TV portuguesa estava certa ao falar sobre óbitos falsos sobre a Covid-19, que 6% das mortes por coronavírus foram pela doença, que pessoas estavam sendo enterradas vivas ou que caixões estão sendo utilizados em enterros coletivos.

É importante citar que, ao contrário do que afirma muitos bolsonaristas, há a possibilidade de que o Brasil tenha mais mortes por Covid-19 do que o registrado. Quando o Brasil atingiu 400 mil mortos, pesquisadores chegaram a apontar uma subnotificação de 35% nas mortes (ao comparar óbitos por Síndrome Aguda Respiratória Grave) por Covid-19. Com isso, o número real seria (na época) entre 515 mil e 540 mil óbitos de infectados por Covid-19.

Resumindo: a história que aponta que um relatório do TCU aponta que 50% das pessoas que tiveram as mortes registradas por Covid-19 não foram pela doença é falsa. O próprio órgão desmentiu a informação e disse que não há relatório algum que aponte para esses dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet