Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Spray israelense citado por Bolsonaro é apontado como solução para pandemia pelo Fantástico #boato

Spray israelense citado por Bolsonaro é apontado como solução para pandemia pelo Fantástico #boato

Spray israelense citado por Bolsonaro é apontado solução para pandemia pelo Fantástico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fantástico mostrou em reportagem o spray israelense contra a Covid-19 citado por Bolsonaro no início de 2021

A Ciência avança a cada dia e está sempre trazendo novidades e, claro, coisas úteis para o mundo. Na pandemia, o mundo da Ciência se tornou o centro das atenções por causa do desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

E depois que as vacinas convencionais começaram a ser distribuídas e aplicadas, novas opções começaram a ser estudadas. Exemplo disso são as vacinas em spray, que chegaram a ser divulgadas em uma reportagem do Fantástico, no dia 5 de junho de 2022.

Mas foi só a reportagem ir ao ar para que diversas histórias começassem a pipocar nas redes sociais. De acordo com uma delas, o spray israelense citado e defendido por Bolsonaro teria sido apontado como solução para a pandemia pela reportagem do Fantástico. Ainda segundo a publicação, o spray mostrado na reportagem poderia ter salvado vidas, mas a Globo teria atacado o presidente Jair Bolsonaro quando ele falou sobre o assunto. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Quer dizer que o spray feito em israel pode por fim a pandemia? conte-me mais Globo sobre isso e aproveitem e falem quem BOLSONARO TEM RAZÃO DESDE O ANO PASSADO!”. Versão 2: “Quando o Bolsonaro falou sobre este spray no ano passado, foi massacrado pela imprensa, que intensificou o rótulo de negacionista. O tempo é o senhor da razão! Mas sabemos que sempre teve método! Qualquer coisa que pudesse parar com o fecha tudo, sofria boicote. Por quê?”.

Versão 3: “O Fantástico de ontem, 05/junho, dedicou quase 10 minutos pra falar sobre o Spray Nasal de Israel para tratamento de Covid. Nenhuma palavra sobre o Presidente Jair Bolsonaro que, em fevereiro/2021, enviou uma comitiva para Israel para tratar do spray. Na época, 1 ano e 4 meses atrás, O Globo debochou e atacou o Presidente”.

Spray israelense citado por Bolsonaro é apontado solução para pandemia pelo Fantástico?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e caiu na boca de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta do conteúdo do vídeo e pela falta de provas.

Como já explicamos em outras oportunidades, as vacinas contra a Covid-19 sofreram diversos ataques de negacionistas ao longo da pandemia. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dessas fake news, como a que dizia que o spray nasal contra Covid-19 que interessou Bolsonaro teria começado a ser vendido em Israel. Também a que indicava que as vacinas contra a Covid-19 estariam causando Aids nas pessoas e, por fim, a que apontava que a vacina contra a Covid-19 estaria causando a varíola dos macacos.

Ao procurar por mais informações sobre a reportagem do Fantástico, descobrimos que tudo estaria certo, se não fosse um detalhe: o spray citado pela reportagem da Globo não é de Israel.

Na realidade, a matéria exibida no dia 5 de junho de 2022 pelo Fantástico falava sobre um spray desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP). O produto em questão é uma vacina de aplicação nasal que, segundo os cientistas, deve estar pronta até 2023.

Já o spray desenvolvido por Israel é um medicamento que está sendo estudado para prevenir a contaminação pela Covid-19. Após ser incluído na lista de medicamentos para a Covid-19, a Anvisa acabou anulando o registro do spray israelense por falta de comprovação científica.

Se isso não bastasse, é importante ressaltar que tanto a vacina em spray da USP quanto o medicamento em spray de Israel ainda estão em fase de testes. Dessa forma, nenhum dos dois são opções viáveis no momento.

Por fim, a reportagem do Fantástico não mostrou em nenhum momento que Bolsonaro tem razão sobre o medicamento. Afinal de contas, nem se trata do mesmo produto. Em algum momento, os dois medicamentos podem funcionar, mas por agora, são apenas promessas.

Em resumo: a história que diz que o Fantástico exibiu uma reportagem sobre o mesmo spray contra a Covid-19 que Bolsonaro defendeu e deu razão ao presidente é falsa! A reportagem exibida no dia 5 de junho de 2022, pelo Fantástico, não fala sobre o mesmo spray defendido por Bolsonaro. Na verdade, a reportagem trata sobre uma vacina em spray que está sendo desenvolvida pela USP. O spray citado por Bolsonaro é de Israel e se trata de um medicamento para prevenir a infecção pela Covid-19. Além disso, em nenhum momento, o Fantástico deu razão ao presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso