Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > RHP (Real Hospital Português) de Recife (PE) escreve texto sobre Covid-19, pH e alimentos alcalinos #boato

RHP (Real Hospital Português) de Recife (PE) escreve texto sobre Covid-19, pH e alimentos alcalinos #boato

RHP (Real Hospital Português) de Recife (PE) escreveu texto sobre Covid-19, pH e alimentos alcalinos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Real Hospital Português (RHP), de Recife (PE), indica alimentos alcalinos e uso de vitaminas para prevenir a Covid-19.

O aumento do número de mortes por Covid-19 no Brasil está crescendo rapidamente e, de acordo com pesquisadores brasileiros, o ritmo está mais acelerado do que na Espanha (um dos países mais afetados pela doença). E os estudos científicos sobre a ocupação dos leitos de UTI no país também não são dos melhores. De acordo com pesquisas desenvolvidas no Brasil, mesmo no cenário mais otimista, o país deve enfrentar falta de leitos em hospitais por conta da pandemia. Isso tem feito muita gente redobrar os cuidados e buscar alternativas para se proteger do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Por conta disso, muitas histórias têm feito sucesso nas redes sociais. Nos últimos dias, uma em especial chamou a atenção de muitos internautas. De acordo com uma publicação, o Real Hospital Português (RHP), de Recife (PE), teria publicado um texto com orientações para prevenir o novo coronavírus e a Covid-19. Dentre as “dicas”, está o consumo de alimentos alcalinos e o uso de vitaminas. Confira:

“Orientações do RHP – (Real Hospital Português) sobre como enfrentar melhor o coronavírus: 01. Tome Vit C 02. Vitamina E 03. 10:00 – 11h luz solar por 15-20 minutos. 04. Coma ovos 05. Descanse / durma de 7 a 8 horas 06. Beba 1,5 L de água diariamente e todas as refeições devem ser quentes (não frias). É o que fazemos no hospital. Isso significa para todos nós que o pH do vírus coronariano varia de 5,5 a 8,5 O que precisamos fazer, para derrotar o vírus coronariano, é consumir mais alimentos alcalinos acima do nível de pH do vírus. Alguns deles são: Limão – 9,9 pH Cal – pH 8,2 Abacates – 15,6 pH Alho – pH 13,2 Manga – 8.7pH Tangerina – 8,5pH Abacaxi – 12,7 pH Dente de leão – 22,7 pH Laranja – pH 9,2 Como você sabia que tinha um coronavírus? 1. Coceira na garganta 2. garganta seca 3. Tosse seca 4. Alta temperatura 5. Falta de ar 6. Perda de olfato e paladar Então, quando você prestar atenção a essas coisas, tome rapidamente água morna com limão e beba. Não guarde essas informações para si mesmo. Dê a toda sua família e amigos. Seja cuidadoso(a)”.

RHP (Real Hospital Português) de Recife (PE) escreveu texto sobre Covid-19, pH e alimentos alcalinos?

A informação está fazendo sucesso nas redes sociais, especialmente pelo contexto do aumento do número de mortos em que vivemos. Mas será que o Real Hospital Português (RHP), de Recife (PE), realmente compartilhou dicas de prevenção contra à Covid-19? A resposta é não!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Vale ressaltar que o histórico de supostas dicas de prevenção contra o SARS-CoV-2 e à Covid-19 é grande nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas que, inclusive, apresentavam as mesmas informações citadas na história de hoje. Por exemplo, a que dizia que a Revista de Virologia teria afirmado que o novo coronavírus é ácido e, por isso, as pessoas deveriam ingerir alimentos alcalinos. Também a que indicava que o uso de vitamina C, vitamina D e zinco poderiam curar e prevenir o novo coronavírus e, por fim, a que apontava que médicos chineses que chegaram à Itália teriam divulgado dicas sobre o novo coronavírus.

Assim como nos casos anteriores, a publicação trata-se de uma mensagem já desmentida, mas que voltou a circular com outra autoria. As informações podem ser facilmente desmentidas tópico por tópico.

1 e 2 – O uso de vitamina C e E é muito boa quando existe a necessidade da reposição dessas substâncias. Essenciais para o bom funcionamento do organismo, se ingeridas em excesso podem causar quadros de hipervitaminose. No caso da vitamina C, o consumo em excesso pode causar diarreia, cólica abdominal e até o aparecimento de cálculos renais. Já no caso da vitamina E, o consumo em excesso dessa substância pode ocasionar sangramentos, diminuição na produção de hormônios tireoidianos e aumento dos níveis de triglicerídeos.

3 – A orientação é parcialmente correta. Tomar sol faz bem à saúde, pois auxilia na produção de vitamina D. Mas apesar do horário entre às 10h da manhã e às 16h da tarde ser o melhor período para a síntese da vitamina D, se expor ao sol durante esse horário é contraindicado por todos os profissionais da saúde. Durante esse período, a incidência de raios UVB (os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele) é enorme. Por isso, tomar banho de sol é recomendado, mas antes das 10h ou após às 16h.

4, 5 e 6 – Para quem não segue uma dieta vegana, o ovo é uma boa opção de alimento rico em nutrientes. Porém, assim como qualquer outra substância, se consumida em excesso, pode fazer mal à saúde. Dormir de 7 a 8 horas por dia é o recomendado pelos médicos para pessoas adultas e idosas. Um sono bem regulado ajuda o organismo a manter suas funções saudáveis. Beber uma quantidade adequada de água também ajuda no bom funcionamento do organismo. Porém, as “boas dicas” param por aí.

Ingerir apenas alimentos quentes não garante prevenção contra o novo coronavírus. Aliás, esse trecho se baseia nesse desmentido que já fizemos aqui no Boatos.org. O texto afirmava que o novo coronavírus não seria capaz de sobreviver em temperaturas maiores que 26ºC. Isso é um mito, uma vez que a temperatura corporal é bem maior do que isso. Além de tudo, de nada adianta esquentar os alimentos, mas não manter uma higienização adequada.

Além disso, essa história de vírus com pH ácido, pH dos alimentos e alcalinização do organismo é pura balela. Já desmentimos toda essa história aqui. De acordo com o nosso desmentido, o pH do nosso corpo e do nosso sangue fica próximo do 7. Nosso organismo consegue se autorregular na presença de uma acidez ou alcalinidade excessiva, eliminando o excesso pela urina. Ou seja, se o nosso corpo não consegue mudar de pH, então, o vírus não será combatido dessa maneira. Se isso não fosse o suficiente, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA), o pH dos alimentos está errado.

É importante destacar também que água morna com limão também não ajuda em nada no combate à Covid-19. Essa história, na verdade, é bem antiga e já foi associada à cura de outras doenças, como o câncer. O fato é que não há embasamento científico nenhum sobre a mistura curar ou prevenir doenças. Se você gosta da mistura, opte pelo limão com água gelada depois do almoço. A combinação ajuda na absorção do ferro pelo organismo (e é comprovado cientificamente).

Por fim, o próprio Real Hospital Português (RHP), de Recife (PE), fez questão de desmentir a história. Ele não gostou nada do texto ser associado à instituição. De acordo com o Hospital, o texto não foi escrito e muito menos publicado pela instituição. Além disso, reforçou que as dicas citadas na publicação não seguem as recomendações oficiais de organizações da saúde.

A mensagem que está sendo compartilhada nas redes sociais com alimentos e outras orientações sobre o novo #coronavírus NÃO é de autoria do #RealHospitalPortuguês e deve ser desconsiderada, pois não representa as recomendações oficiais de prevenção à Covid-19.

Em resumo: a história que diz que o Real Hospital Português (RHP) publicou um texto com diversas orientações para prevenir a Covid-19 é falsa! O texto está cheio de erros científicos que já foram desmentidos aqui no Boatos.org, como o pH dos alimentos, a alcalinização do sangue para matar o SARS-CoV-2, a ingestão de vitaminas e também de água morna com limão. No final das contas, o próprio Real Hospital Português (RHP) desmentiu a informação e afirmou que o texto não foi escrito pela instituição. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe, lembre de lavar bem as mãos e, se possível, permaneça em casa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l