Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Respiridina da casca da laranja cura o coronavírus, que é uma bactéria #boato

Respiridina da casca da laranja cura o coronavírus, que é uma bactéria #boato

Respiridina da casca da laranja cura o coronavírus, que é uma bactéria, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O coronavírus é, na realidade, uma bactéria. Água e sal são mais eficientes do que álcool em gel e a casca da laranja cura a Covid-19 porque tem uma substância chamada respiridina.

Desde que o coronavírus gerou uma pandemia, o que não tem faltado na internet são informações falsas relacionadas a promessas de cura da Covid-19. Hoje, vamos falar da casca da laranja e de uma tal de “respiridina”.

De acordo com textos e áudios que circulam em redes sociais, a cura da Covid-19 está na casca de frutas cítricas como a laranja e limão. Em uma das versões da história (um texto), também é dito que o coronavírus é uma bactéria, água e sal são melhores do que álcool em gel e que até bebidas alcoólicas matam “essa praga”.

Em outra versão (um áudio), um homem fala que descobriu a cura depois de “ler um artigo chinês” e apontou para uma receita de casca de laranja e casca de limão para quem está nos estágios iniciais e mais avançados da doença. Leia a mensagem que circula online e trechos do áudio (o áudio foi transcrito automaticamente):

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: GENTE O cv19 #ChinaVirus (que não é Chinês), mas a NOM resolveu começar espalhar por lá pra provocar uma Guerra entre USA e CHINA, NÃO É UM VÍRUS mas uma BACTÉRIA que infecta o sangue, os coágulos que causam FIBROSE nos pulmões é uma reação do sistema IMUNOLÓGICO, por isso os anti-coagulantes estão ajudando no tratamento, em vista disso temos que ter muito cuidado com os EPIs que estão trazendo da China (Bactérias não morrem facilmente como o VÍRUS) se não tiver como desinfetar “JOGA FORA” Água e Sal é mais eficiente que álcool em Gel e muito mais seguro,(Não pega fogo) pesquisem a RESPIRIDINA que deu melhores resultados (95%) que a Hidroxicloroquina e seu princípio ativo esta nas cascas de laranja e limão, em tempo: Fecharam os bares porque bebidas alcoólicas também mata essa PRAGA, principalmente se for uma caipirinha com bastante limão! PRONTO FALEI!!!

Versão 2: Tudo bem nego deixa eu te falar umas coisas. Eh. Eu voltei fazer uma segunda faculdade. Eu acabei fazendo farmácia, tinha parado no meio do curso. voltei agora e assim eh. Eu acabei pegando Corona antes de todo mundo, né antes até de Pena e como eu sabia que era né que eu acabei descobrindo por tabela? né? Porque uma moça que estuda do meu lado? o marido dela é médico e pegou Corolla e passou pra ela. E aí ela passou pra classe. Então é tanto que. Que suspender as aulas lá até antes do Governador falar alguma coisa, né. Então assim, mas eu peguei e por causa disso, eu comecei a fazer pesquisa bastante pesquisa científica sobre os medicamentos, Então já sabia sobre as intromissão fina hidroxicloroquina. Ivermectina. Já sabia tudo isso.

Daí já bem antes assim tipo uns dez dias antes do governo falar tanto que eu comprei o medicamento já tomei e fiquei legal, né. Mas enfim, mas aí eu continuei estudando. E é isso que eu quero falar pra você né. Continuar estudando e cheguei a dedução. Cheguei não tem os estudos lá em na Que falavam de uma substância chamada Respiri Dina, falei Pô que que essa respiri Dina tem. ela era muito mais eficaz do que tudo isso que eu falei. Tá porque assim só pro cê ter ideia a junção do hidroxicloroquina com as hidromix oitenta por cento de eficácia. Esse daí sozinho dava noventa e cinco. […]

Cara é casca da laranja, Então assim deixa te passar a receita e tem mais como você deve saber os anticoagulantes tão tirando o pessoal da UTI, né. Então assim que anticoagulante natural que a gente tem o limão, então assim só que a maior parte do Do princípio anticoagulante também tá na casca, então o que eu sugiro caso você conheça alguém que teja com esse problema ou você mesmo caso venha ter o que eu sugiro. Pega uma laranja inteira com casca com tudo. só dá uma picada e põe no liquidificador. Faz o mesmo com limão. Então fica uma laranja ou limão desse. Um pouco dágua pra ajudar a bater bate aí coach e toma. pode adoçar se for o caso, né, Preferencialmente com mel que é melhor. Mas se não tiver mel, vai qualquer coisa aí pra adoçar adoçante tal, mas aí cê faz isso preventivamente, uma vez ao dia né. Agora já tá lascado. Tô precisando de uma resposta rápida, duas vezes ao dia fazer isso Tá Eh. Teve um rapaz aqui amigo da família, que é mecânico. Ele tava bem ruim. Eu ensinei isso pra ele. Ele fez no dia seguinte. Ele já tava bem melhor. […]

Respiridina da casca da laranja cura o coronavírus, que é uma bactéria?

A tal “receita milagrosa” se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que essa receita de respiridina e casca de laranja é mesmo a cura da Covid-19? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, as características da mensagem já nos deixam desconfiados. Tanto o texto como o áudio são vagos, alarmistas, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, promessas de curas milagrosas da Covid-19 são comuns na internet. Aqui no Boatos.org já falamos, por exemplo, de histórias que falam de chá de boldo, aspirina, limão com bicarbonato, alho com mel, água tônica e outras substâncias. Fizemos até um vídeo falando sobre o assunto. Dá uma olhada aí:

Como falamos no vídeo, infelizmente, ainda não existe uma substância que previna ou cure o coronavírus (apesar de existir testes com medicações e vacinas em desenvolvimento). Por isso, a OMS e autoridades de saúde recomendam que a melhor forma de prevenir a doença é manter a higienização das mãos, evitar o contato social e utilizar máscaras.

Só isso já eliminaria a tese de respiridina e casca de laranja. Mas a coisa não para por aí. Ao analisar os conteúdos em questão achamos outros furos que também derrubam a tese de que a casca de laranja cura o coronavírus.

O texto que está sendo analisado por aqui é uma coletânea de informações falsas. A primeira delas é que o coronavírus é uma bactéria (algo desmentido aqui). A segunda é que não se trata de um vírus respiratório (aqui). A terceira é que EPIs da China estão infectados. A quarta é que o álcool em gel não protege contra o coronavírus. A quinta é que bebidas alcoólicas protegem do coronavírus. O áudio também erra em diversas informações. A primeira delas é que a cloroquina já foi definida como a cura do coronavírus. A segunda é que a ivermectina seria a cura.

Só para terminar, fomos procurar pelo tal estudo chinês e referências sobre a tal “respiridina da casca de laranja”. Além de não encontrar nenhum estudo que embase a tal tese (nem na China nem em lugar algum), não achamos nenhuma referência a tal substância “respiridina” (muito menos que ela estaria na casca de laranja ou limão).

Resumindo: assim como em tantos outros casos, a informação que aponta que a casca de laranja cura a Covid-19 por causa da respiridina é falsa. Não encontramos nada sobre a substância nem qualquer referência de que o produto em questão cure a doença.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp