Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pfizer compra fábrica de desfibriladores na Bahia por causa do aumento de infartos #boato

Pfizer compra fábrica de desfibriladores na Bahia por causa do aumento de infartos #boato

Pfizer compra fábrica de desfibriladores na Bahia por causa do aumento de infartos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa do aumento de infartos nos últimos tempos, a Pfizer comprou uma fábrica de desfibriladores no interior da Bahia. Portal g1 deu a notícia.

Nos últimos dias, a metralhadora giratória dos grupos de ódio se voltou novamente contra vacinas. A turminha responsável por asneiras (com o perdão da palavra) do tipo “não vou tomar vacina porque bom é o vírus deixar se espalhar” está em polvorosa com um print do portal g1 que está circulando por aí.

De acordo com a suposta notícia, compartilhada até por pessoas consideradas “especialistas em medicina” por negacionistas, a Pfizer teria fechado a compra de uma fábrica de desfibriladores no interior da Bahia. O motivo, de acordo com a matéria, seria o aumento de infartos por “causa do aquecimento global”.

Uma das versões vinha com um singelo comentário que visava ironizar a suposta notícia. Ele dava a entender que a Pfizer estava causando os infartos com as vacinas e queria lucrar com os desfibriladores. Leia o print da mensagem:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como chama isso na sua cidade? Aqui é desrespeitar a inteligência do consumidor. g1 Saúde Pfizer compra fábrica desfibriladores no interior da Bahia Com crescente avanço de causas de infarto causados pelo aquecimento global, empresa vê oportunidade para lançar os aparelhos a preço de custo.

Pfizer comprou fábrica de desfibriladores na Bahia por causa do aumento de infartos?

A história, claro, fez sucesso entre os negacionistas e antivacinas (anônimos ou famosos) de plantão. Só que a história sobre compra de fábrica de desfibriladores não só é falsa como a notícia não passa de uma montagem.

Antes de falar sobre a notícia em si, precisamos desmentir uma tese falsa “anexa”: é a que aponta que a “vacina está fazendo o número de infartos aumentar”. Como já falamos, e a BOA Ciência aponta, as vacinas que estão sendo aplicadas na população passaram por testes de segurança e eficácia.

A prova disso está na chance de uma pessoa ter um problema cardiovascular grave com a vacina ser muito menor do que a quem, por exemplo, contrai a Covid-19. Ou seja, esse papo que vacinas causam infartos e não devem ser aplicadas é retórica de lunático ou de quem está lucrando (economicamente ou politicamente) com esta tese.

Dito isso, saiba que a notícia não passa de uma montagem em cima de uma página do Portal g1. A prova disso é que, ao buscar pela notícia no site da Globo, só encontramos um desmentido feito pelo Fato ou Fake. Por sinal, no texto, a própria Pfizer desmentiu que tinha planos de construir uma fábrica de desfibriladores (o que não faria nenhum sentido).

A montagem, por sinal, segue um modus operandi utilizado em outros boatos já desmentidos aqui no Boatos.org. Para tanto basta a pessoa entrar em um portal de notícias, entrar no código-fonte da página, alterar o campo título, autoria, fazer um print da publicação e voilà: temos um conteúdo adulterado de um portal de notícias.

O Boatos.org já desmentiu, por exemplo, outro dia um print que apontava que um deputado havia criado um projeto para dar uma série de benefícios para homens gays e uma história falsa que apontava que existia um projeto para proibir a sinuca no Brasil. No passado, desmentimos histórias que apontavam também para um “hacker do Serasa” e para projetos para descriminalizar a pedofilia.

Resumindo: é falso que o g1 noticiou que a Pfizer comprou uma fábrica de desfibriladores na Bahia e é falsa a informação que aponta que a empresa pensa em comprar a tal fábrica. Trata-se de uma montagem e de mais uma notícia falsa sobre vacinas que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso