Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de lei 4674/2021 proíbe sinuca por ser considerado um jogo racista #boato

Projeto de lei 4674/2021 proíbe sinuca por ser considerado um jogo racista #boato

Projeto de lei 46742021 proíbe sinuca por ser considerado um jogo racista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O deputado José Ricardo (PT-AM) criou o projeto de lei 4674/2021, que prevê a proibição da sinuca. O motivo seria o jogo ser racista.

Nos últimos dias, têm circulado na internet diversas informações falsas sobre “projetos e medidas absurdas” por parte de políticos Brasil afora. Ontem mesmo, desmentimos uma história que apontava para a criação de um parque temático da ideologia de gênero. Hoje, a história aponta para um projeto polêmico.

De acordo com um print do site G1, o deputado José Ricardo (que seria do PT do Amazonas) teria criado um projeto de lei no qual a sinuca seria proibida no Brasil. O motivo seria o jogo ser racista. O racismo seria justificado pelo fato do objetivo final do jogo seria derrubar a bola preta e que o 8 seria uma alusão a algemas. Confira a mensagem que circula online:

Projeto de lei 4674/2021 de autoria do deputado José Ricardo PT-AM para proibir as partidas de sinuca por ser um jogo racista. Segundo deputado a supremacia racial é devidamente representada pela bola branca com o objetivo final de derrubar a bola preta, sendo que o número 8 faz ilusão a uma algema remetendo aos tempos de escravidão dos negros.

Projeto de lei 4674/2021 proíbe sinuca por ser considerado um jogo racista?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou muito para a mensagem começar a se espalhar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que exista o tal projeto de lei de número 4674/2021 que prevê a proibição da sinuca.

O histórico de boatos neste tipo de formato já nos chama atenção. Não é de hoje que “prints do G1” e de outros portais de notícias falando sobre informações bombásticas circulam na internet com fake news.

O Boatos.org já desmentiu, por exemplo, outro dia um print que apontava que um deputado havia criado um projeto para dar uma série de benefícios para homens gays. No passado, desmentimos histórias que apontavam também para um “hacker do Serasa” e para projetos para descriminalizar a pedofilia.

Como falamos em outros exemplos, essas matérias falsas com “cara de G1” não são difíceis de se fazer. Para tanto basta a pessoa entrar em um portal de notícias, entrar no código-fonte da página, alterar o campo título, autoria, fazer um print da publicação e voilà: temos um conteúdo adulterado de um portal de notícias.

Assim como nos outros casos, bastaram algumas buscas para descobrirmos que a história em questão é falsa. Ao procurar pelo projeto de lei em questão no site da Câmara dos Deputados, nada encontramos. Na realidade, a proposta que existe é de PL 4674/2021. Obviamente, o projeto em questão nada tem a ver com “proibição de sinuca” (até porque só acredita em uma besteira dessas quem não entende nada de racismo).

Vale apontar que o deputado citado não tem nenhum projeto que prevê a “proibição da sinuca” e tampouco tem postagens em redes sociais que fale o tal projeto.

Ao procurar no próprio G1 sobre a tal notícia nada encontramos (como imaginávamos). Para além disso, não encontramos nenhuma matéria da editoria de política do portal de notícias às 11h40 do dia 26 de novembro de 2021. Também não encontramos nenhuma matéria assinada por “Ana Mendes”.

Resumindo: a história que aponta que um deputado do PT criou o projeto de lei de número 4674/2021 que prevê a proibição da sinuca no Brasil é falsa. Não há qualquer projeto de lei do tipo e o print do G1 que está circulando é falso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso