Médicos canadenses morrem por causa de quarta dose da vacina contra Covid-19 #boato

Boato – 6 (ou 3) médicos do Canadá morreram em até duas semanas após serem obrigados a tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. 

A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 foi liberada, pelo Ministério da Saúde, no dia 20 de junho de 2022. Na oportunidade, a pasta liberou o uso da segunda dose de reforço para pessoas acima de 40 anos sem nenhum tipo de comorbidade. Antes disso, a quarta dose já estava liberada para profissionais da saúde e imunossuprimidos. Em algumas cidades, a quarta dose também já está sendo aplicado em pessoas com 30 anos ou mais, como é o caso de São Paulo (SP).

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a quarta dose seria a responsável pela morte de alguns profissionais da saúde. Segundo uma publicação, 6 (ou 3) médicos canadenses teriam morrido em até semanas após tomarem a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a história, os médicos foram obrigados pelo próprio hospital a tomar a vacina e estavam saudáveis antes do incidente. “#COVERED 30 de julho de 2022 6 médicos canadenses ‘EMPACOTARAM dentro de 2 semanas após o 4º tiro de reforço”, diz a mensagem.

Médicos canadenses morrem por causa de quarta dose da vacina contra Covid-19?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e virou conteúdo em grupos negacionistas e antivacina. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

Ao longo da pandemia da Covid-19, histórias falsas sobre as vacinas contra a doença pipocaram na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas delas, como a que dizia que as vacinas causaram 92% das mortes por Covid-19 no Canadá. Também a que indicava que uma análise em microscópio teria mostrado que as vacinas teriam grafeno, nanodispositivos e bactérias mortais e, por fim, a que apontava que a revista Science teria indicado que as vacinas contra a Covid-19 são inúteis e ameaçadoras.

Como já estamos cansados de falar por aqui, as vacinas são seguras e importantes. Para ser aprovada, uma vacina precisa passar por diversos testes (tanto laboratoriais quanto clínicos). Além disso, após os testes, as vacinas precisam passar pela avaliação das agências reguladoras de cada país (que vão avaliar se os estudos foram feitos de maneira correta e segura).

Se isso não bastasse, a fonte de toda a história é um site negacionista. Na própria matéria original, o texto é controverso, falando em 6 e, em outro momento, 3 médicos mortos. Por fim, a história acabou desmentida em muitos sites de checagem em inglês, como Reuters, USA Today, Politifact, AP News e Fact Check.

De acordo com as páginas de checagem, três médicos do hospital Trillium Health Partners, de Ontário, no Canadá, tiveram suas mortes anunciadas pelo próprio hospital. Na publicação feita pela instituição de saúde, há a informação de que as mortes dos médicos não estão relacionadas com a vacina da Covid-19. Na realidade, um dos médicos faleceu de câncer de pulmão, o outro de câncer gástrico e o último não teve a causa revelada, mas o escritório onde ele trabalhava afirmou que o médico estava gravemente doente.

Em resumo: a história que diz que 6 (ou 3) médicos canadenses morreram após tomar a vacina contra a Covid-19 é falsa! Toda a história surgiu em um site negacionista. Se isso não bastasse, a causa da morte dos médicos não tem nada a ver com a vacina. De acordo com os obituários, com a família e com os escritórios onde eles trabalhavam, dois dos médicos morreram de câncer e o outro já estava gravemente doente. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso