Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Marta Temido, ministra da Saúde de Portugal, dá 17 dicas sobre a Covid-19 #boato

Marta Temido, ministra da Saúde de Portugal, dá 17 dicas sobre a Covid-19 #boato

Marta Temido, ministra da Saúde de Portugal, dá 17 dicas sobre a Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, listou 17 dicas para as pessoas se livrarem da Covid-19. Ela disse para não entrarmos em pânico ou tornar nossas vidas inúteis.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 foi muito mais agressiva em países que se negaram a realizar medidas não farmacológicas para conter a disseminação do Sars-CoV-2 (ou novo coronavírus). E graças a textos como o que vamos falar hoje, o pensamento de que “podemos fazer quase tudo” e não pegar a doença se espalhou.

Uma mensagem está sendo atribuída à ministra da Saúde de Portugal. De acordo com a mensagem (que na última versão foi até transformada em um vídeo), Marta Temido teria listado 17 dicas para “conviver com o coronavírus”. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Finalmente algo prático e honesto! Ministra da Saúde de Portugal Marta Temido entrega a realidade. 1. Talvez tenhamos que morar com o COVID 19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato. 2. Você não pode destruir os vírus COVID19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente – você só vai ao banheiro com mais frequência. 3. Lavar as mãos é o melhor método para sua proteção. 4. Se você não tem um paciente COVID19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa. 5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

6. COVID19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o COVID19 seja transmitido pelos alimentos. 7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico de COVID19. 8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranóia não é! 9. O vírus COVID19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato próximo. 10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins, pelos parques, apenas evite aglomerações.

11. É suficiente usar sabão normal contra COVID19, não sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria. 12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no microondas, se desejar. 13. As chances de levar o COVID19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos – as infecções por gota não se espalham assim! 14. Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura. 15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-o apenas na multidão.

16. Usar luvas também é uma má idéia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente. 17. A imunidade é muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de sua casa para qualquer parque / praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas, e não praticar atividades físicas. É esse tipo de notícia que temos que compartilhar.… Se o vírus está proliferando, então vamos proliferar boas ideias e boas dicas também! Divulguem por favor para acabarmos com a demência coletiva.

Marta Temido, ministra da Saúde de Portugal, dá 17 dicas sobre a Covid-19?

A mensagem e, mais recentemente, o vídeo circularam com muita força em redes sociais. Apesar disso, a mensagem em questão tem informações erradas (algumas “apenas” desatualizadas sobre a Covid-19) e não é da Ministra da Saúde de Portugal, a Marta Temido.

Na realidade, essa mensagem, com algumas variações, já foram desmentidas algumas vezes aqui no Boatos.org. Na primeira delas, a lista de dicas foi atribuída ao médico Robert Redfield Jr. Na segunda, a mensagem circulou sem o nome de Robert, mas com um link de uma matéria que tirou de contexto uma fala de Marta Temido sobre volta à realidade (também desmentida aqui). Bastou isso para o texto começar a ser atribuído a ela.

A única diferença entre a “segunda versão do boato” e a de hoje está no cargo. Na ocasião, Marta Temido foi descrita como “da Univerdade de Maryland”. Desta vez, o crédito à ministra da Saúde está correto, mas a autoria da declaração continua errado. Relembre o que escrevemos sobre a autoria.

De acordo com essa checagem feita na Espanha, pela TVE, tudo começou com uma adaptação (ao nosso ver, que distorce um pouco das falas originais) de publicações no Twitter do médico Faheem Younus (esse, sim, da Universidade de Maryland).

O site da TV espanhola aponta que a lista (que inicialmente tinha 16 itens e algumas dicas diferentes da apresentada na mensagem atribuída ao Robert Ray Redfield Jr.), tinha a maioria das dicas corretas como, por exemplo, a que falava que a Covid-19 não respeitava temperatura (algo que não está na lista que está circulando em nome do médico do CDC).

Pelo que vimos, alguém pegou a lista atribuída ao Dr. Faheem Younus, mudou a autoria e incluiu informações erradas como, por exemplo, a de que “devemos sair para as ruas e evitar máscaras por longos períodos”.

Ou seja: alguém (não se sabe quem) pegou um texto publicado por um especialista, modificou as dicas e mudou a autoria. E esse “alguém” não é a ministra da Saúde Marta Temido.

Agora, sobre os itens. Há algumas coisas que estão corretas na mensagem. Vamos listar as que estão desatualizadas ou erradas. A informação de que “Lavar as mãos é o melhor método para sua proteção” é desatualizada. Devemos manter a higiene das mãos, sim, mas hoje é mais importante manter o distanciamento de outras pessoas, usar máscaras e, claro, se vacinar.

A informação de que não é possível pegar Covid-19 por meio de “cargas embaladas” não é correta. Apesar não ser a principal forma de contágio, é possível se infectar com superfícies não higienizadas. O mesmo pode ser falado sobre a orientação de não trocar roupas e tomar banho quando chegar em casa.

A pior das dicas é a que fala que “Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio”. A informação é falsa e já foi desmentida no Boatos.org. Outra dica “não muito boa” (para não dizer outra coisa) é a que fala que “devemos sair de casa para aumentar a imunidade e se expor a patógenos”.

Resumindo: além de o texto ter diversas informações erradas sobre a Covid-19, ele não é de autoria da ministra da Saúde de Portugal Marta Temido. Na realidade, a mensagem desinformativa é fruto de um “telefone sem fio” que se estabeleceu desde o início da pandemia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr