Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital São Lucas da PUC (POA) amanheceu sem pacientes de Covid e fez vídeo #boato

Hospital São Lucas da PUC (POA) amanheceu sem pacientes de Covid e fez vídeo #boato

Hospital São Lucas da PUC (POA) amanheceu sem pacientes de Covid e fez vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O hospital São Lucas, de Porto Alegre, amanheceu sem pacientes de Covid-19 e fez um vídeo emocionante com funcionários cantando um louvor cristão.

No A Semana em Fakes do último domingo, falamos como (assim como o coronavírus) as fake news passam por “variantes” para voltarem a viralizar. É justamente ocorreu no caso da história de hoje, uma mensagem que fala do hospital São Lucas, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Porto Alegre.

Um vídeo de funcionários cantando um louvor de nome Eu Sou Um Milagre está viralizando junto com a mensagem de que o vídeo teria sido gravado a instituição em questão que, por sinal, estaria sem pacientes de Covid-19. Confira a mensagem que circula online (o vídeo você confere mais abaixo):

Hospital São Lucas-Puc, POA, amanhaceu sem pacientes de covid e fizeram esse lindo vídeo. “Para tudo há um tempo…” Lindo vídeo merecem nosso reconhecimento… Pediram para ser repassado! *Senhor Jesus e lindo! *

Hospital São Lucas da PUC (POA) amanheceu sem pacientes de Covid e fez vídeo?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não demorou muito para que a versão porto-alegrense da história começasse a circular na internet. Porém, não só a informação de leitos vazios é falsa como também o vídeo não é de nenhum “hospital São Lucas”. Inclusive, esse mesmo boato circulou como se fosse outras localidades. Relembre o que escrevemos:

É importante citar que alguns elementos nos deixaram muito desconfiados da correção da mensagem que está circulando por aí. Além da multiplicidade de versões (o que denota a farsa), as mensagens que circulam online são vagas, alarmistas (no sentido de ter um apelo forte), têm erros de português) e não citam nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo é mesmo do local.

Além disso, vídeos com descrições erradas de sua origem são mais do que comuns em boatos na internet. Já desmentimos, por exemplo, vídeos com créditos errados como de uma enfermeira com o paciente, de uma enfermeira que teria falado que não havia paciente com Covid-19 no pico da pandemia ou mesmo da médica Luana Araújo falando contra o uso de máscaras.

Ao buscar por “comemorações no hospital São Lucas”, achamos apenas uma notícia, referente à unidade do hospital em Aracaju. De fato, os leitos de UTI foram zerados no hospital em questão. Porém, o vídeo gravado não foi o que está viralizando. Foi de funcionários extravasando sob a música Alegria, de Ivete Sangalo.

Ao buscar pelo vídeo em questão, descobrimos que ele é, na realidade, do hospital João Machado em Natal. Essa publicação da governadora do estado, Fátima Bezerra, fala sobre o fato de leitos criados para pacientes de Covid-19 já estarem atendendo pacientes de outras especialidades. Agora, sim, assista ao vídeo:

Voltando ao caso de hoje: depois que o vídeo viralizou como se fosse do hospital da PUC em Porto Alegre, a própria instituição, por meio de nota, desmentiu a fake news. Veja o que foi escrito pela assessoria de comunicação do hospital São Lucas:

O Hospital São Lucas da PUCRS informa que está sendo compartilhado em grupos de whatsapp um vídeo que mostra uma equipe de um hospital cantando uma canção e mostrando leitos vazios. Esse vídeo está sendo divulgado como sendo do HSL, comemorando zero pacientes internados por COVID-19. Infelizmente, trata-se de uma outra instituição de saúde, uma vez que o hospital ainda possui pacientes pela contaminação do vírus, todos sendo acolhidos para que possam receber alta assim que possível.

Resumindo: a história que aponta que o Hospital São Lucas, em Porto Alegre, amanheceu sem pacientes de Covid-19 e que um vídeo de comemoração foi gravado no local é falsa. Trata-se uma fake news nova, mas muito parecida com outra já desmentida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso