Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Luana Araújo é contra o uso de máscaras no combate à Covid-19 #boato

Luana Araújo é contra o uso de máscaras no combate à Covid-19 #boato

Luana Araújo é contra o uso de máscaras no combate à Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que médica Luana Araújo é contra o uso de máscaras no combate à Covid-19. Ele defende que apenas sintomáticos usem máscaras cirúrgicas.

O depoimento da médica Luana Araújo à CPI da Pandemia causou revolta em muitos bolsonaristas. Ao ir contra algumas das cartilhas pregadas por negacionistas de plantão (como o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19 e imunidade de rebanho sem vacinação) e criticar a postura do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, ela se tornou alvo de grupos ligados ao presidente na internet.

Dentre tentativas ineficazes que desmerecer a médica (como apontar que ela “é cantora” ou que é “lacradora”), notícias falsas estão surgindo. A última (na verdade, uma das últimas) que está aparecendo por aí aponta que Luana Araújo é “contra o uso de máscaras” para a proteção da população contra a Covid-19.

A prova do posicionamento de Luana Araújo seria um vídeo em que ela aponta que apenas sintomáticos devem se utilizar de máscaras cirúrgicas contra a doença. De acordo com ela, as pessoas que não tem sintomas de gripe não deveriam utilizar o acessório de proteção contra a doença. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Com a palavra: Dr. Luana Araújo Máscaras não são necessárias Versão 2: Luana Araújo médica que participou da CPI( Circo para idiotas), defendeu o não uso de máscaras por indivíduos assintomáticos. Caiu a máscara da doutora farsante Versão 3: A doutora Luana Araújo, médica-cantora-lacradora de estimação da CPI, é contra o uso de máscaras. Versão 4: Imagina quando o Renan, o Aziz, o Randolfe e o Doria descobrirem que ela é “negacionista”.

Luana Araújo é contra o uso de máscaras no combate à Covid-19?

O vídeo e as mensagens geraram, no mínimo, três reações. Os oportunistas usaram a fala para apontar que Luana Araújo seria uma negacionista. Os lunáticos usaram a fala aponta reforçar a falsa tese de que máscaras não protegem contra a Covid-19. Os oportunistas/lunáticos usaram os dois argumentos. Só há um detalhe: não é verdade que Luana Araújo é contra o uso de máscaras.

O que ocorreu foi, mais uma vez, o uso de uma fala antiga como se fosse atual e inserida no contexto atual. Isso não é incomum nas fake news. Ontem mesmo desmentimos um falso posicionamento atribuído ao jogador Daniel Alves.

Na realidade, o vídeo em questão foi gravado durante uma entrevista de Luana Araújo no dia 20 de março ao SBT Nova Mutum. Na época, não havia uma orientação da OMS (como mostra essa matéria de 18 de março de 2020) e de outras autoridades de saúde para uso das máscaras pela população em geral e havia um temor de que uma corrida por “máscaras cirúrgicas” poderia causar um desabastecimento em hospitais.

Para quem não se lembra, essa matéria do dia 31 de março de 2020 mostra que até aquele momento o protocolo do Ministério da Saúde era apenas para que pessoas com sintomas e profissionais de saúde se utilizassem de máscaras (exatamente como a médica Luana Araújo citou no vídeo). Apenas dias depois é que as orientações mudaram.

Depois que o vídeo antigo viralizou, a própria Luana Araújo gravou alguns vídeos no Instagram falando sobre o caso. Ela ressaltou que a orientação veio em um momento diferente da pandemia e que é, sim, recomendado o uso de máscara. Assista nos vídeos abaixo (a explicação está “picada” porque ela usou o recurso Reels do Instagram):

É importante citar que não foram poucas as vezes que Luana Araújo se posicionou a favor do uso de máscaras. É possível ver isso nesta matéria e também em relato que ela deu na CPI da Pandemia. Ou seja: ela se atualizou junto com a ciência.

Resumindo: a história que aponta que a médica Luana Araújo é contra o uso de máscaras para se proteger da Covid-19 é falsa. O vídeo que está circulando foi gravado em um outro momento da pandemia e o posicionamento dela é a favor do uso de máscaras (e também contra outras medidas defendidas por negacionistas).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr