Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospitais militares não registram morte por Covid-19 e pandemia é uma farsa #boato

Hospitais militares não registram morte por Covid-19 e pandemia é uma farsa #boato

Hospitais militares não registram morte por Covid-19 e pandemia é uma farsa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Não existe morte por Covid-19 em hospitais militares no Brasil, porque pandemia é uma farsa e hospitais civis lucram com corrupção.

Bastou um final de semana longe da internet para um buraco negro aparecer, sugar tudo o que se chama fake news e nos levar diretamente para o início da pandemia da Covid-19 no Brasil.

O motivo? De um dia para o outro, os disseminadores de conteúdos falsos deixaram de questionar a eficácia das vacinas para regredir no pensamento e voltarem a falar besteiras, negando a pandemia por aí.

De acordo com uma história que está circulando na internet, nenhum hospital militar no Brasil teria registrado mortes por Covid-19. Segundo a publicação, isso aconteceria, porque hospitais militares não receberiam verba de combate à Covid-19. Dessa forma, de acordo com a mensagem, médicos de hospitais militares não precisariam mentir em laudos para receber a verba. Ainda segundo a publicação, isso seria a prova de que a pandemia é uma farsa e tudo estaria girando em torno de dinheiro. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“?*NÃO EXISTE MORTE DE COVID EM HOSPITAIS MILITARES AQUI NO BRASIL!* SOU DA ATIVA E DENUNCIO AQUI, NÃO TEM MORTE DE COVID EM HOSPITAIS MILITARES, SOU OFICIAL DA ATIVA, TRABALHO COM MAIS DE 2MIL HOMENS, E NENHUM MORREU DE COVID! PORQUE NÃO TEM HOSPITAL MILITAR LOTADO? PORQUE NÃO TEM MORTE DE COVID DENTRO DAS FORCAS ARMADAS? RESPOSTA: HOSPITAL MILITAR NÃO RECEBE VERBA DESTINADA A ESSE FIM, LOGO NÃO TEM MORTES. HOSPITAL MILITAR NÃO ESTÃO LOTADOS, VERIFIQUEM ISSO NA SUA CIDADE. MÉDICOS ESCOLHEM, E DÃO LAUDO DE MORTE POR COVID, ASSIM SEUS HOSPITAIS GANHAM MAIS $$. POR ISSO NÃO EXISTE MORTE DE COVID EM HOSPITAIS MILITARES, VISTO QUE O DINHEIRO VEM DA UNIÃO. TUDO UMA GRANDE ARMAÇÃO $$$ REPITO, NÃO EXISTE MORTE DE COVID EM HOSPITAIS MILITARES, PORQUE ELES NÃO RECEBEM VERBA PRA ISSO!! *ACORDEM BRASILEIROS!!!* *Será Porquê, o vírus tem medo das forças armadas*”.

Hospitais militares não registram morte por Covid-19 e pandemia é uma farsa?

A informação chegou causando burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp e já deixou muita gente confusa. Apesar disso, a história não passa de balela!

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a negação da pandemia de Covid-19 foi um dos assuntos mais comentados de 2020. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias sobre o tema, como a que dizia que um vídeo mostraria um kiwi testando positivo para Covid-19 e denunciaria a farsa da pandemia. Também a que indicava que o grupo Médicos por la Verdad teriam acertado ao denunciar a farsa da Covid-19 e, por fim, a que apontava que um patologista canadense teria afirmado que o “vírus chinês” seria uma farsa e não existiria nada a ser feito para combatê-lo.

Se isso não bastasse, a premissa da história de hoje está totalmente equivocada. Os hospitais militares não são especializados no tratamento contra a Covid-19 e atendem, prioritariamente, militares das Forças Armadas. Esse tipo de instituição ainda atende os dependentes dos militares, integrantes da Presidência da República e alguns segmentos específicos da sociedade. Isso, por si só, justifica a falta de lotação nesses hospitais, uma vez que eles atendem um público reduzido.

Vale lembrar que, no início da pandemia no Brasil, uma confusão envolvendo uma decisão da Justiça do Pará também gerou um boato sobre os hospitais militares. Na época, a história dizia que diversos partidos de esquerda teriam pedido à Justiça para proibir que hospitais militares atendessem pacientes com Covid-19. Entretanto, na realidade, a Justiça do Pará negou um pedido para que os hospitais militares recebessem pacientes civis com Covid-19 visto a falta de estrutura (e garantindo o atendimento de militares e seus dependentes).

Dito isso, a história de que pacientes não morrem por Covid-19 em hospitais militares é totalmente falsa! Prova disso foi o falecimento do general Miotto, infectado pela doença. O militar foi internado no início de dezembro de 2020, no Hospital Militar de Área de Porto Alegre (RS), em estado grave. Com o passar das semanas, o quadro do general se agravou ainda mais, comprometendo os pulmões. Após a piora, Miotto foi transferido para a UTI do Hospital da Aeronáutica, em Canoas (RS). Sem melhora no quadro, o general acabou sendo transferido ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), onde faleceu.

Se isso não fosse o suficiente, ainda há outros casos de mortes por Covid-19 envolvendo hospitais militares. Em agosto de 2020, uma técnica de laboratório do Hospital das Forças Armadas (HFA) do Distrito Federal acabou morrendo na UTI da própria instituição após se contaminar com o SARS-CoV-2. Ainda no Distrito Federal, em abril de 2020, uma idosa de 63 anos também foi mais uma vítima da Covid-19 a morrer no HFA. Além disso, em maio de 2020, outro idoso de 76 anos também faleceu no HFA após ter complicações em decorrência da Covid-19.

Por fim, a história de que hospitais estariam recebendo dinheiro para atestar mortes por Covid-19 também é falsa! A equipe do Boatos.org desmentiu essa fake news no início da pandemia. Na época, notícias falsas afirmavam que estados receberiam R$16 mil e hospitais R$12 mil para cada morte por Covid-19. A história não tinha embasamento nenhum (e segue não tendo), se tratando apenas de uma informação falsa.

Em resumo: a história que diz que hospitais militares não registraram nenhuma morte por Covid-19 e a pandemia é uma farsa não é real! Como mostramos aqui, diversas pessoas com Covid-19 já morreram no Hospital das Forças Armadas (HFA). Além disso, os hospitais militares não são referência no tratamento de Covid-19 e atendem um público específico e reduzido, o que impede que muitos casos sejam recebidos e tratados no local. Dessa forma, a falta de superlotação e o reduzido número de mortes por Covid-19 nessas instituições é bastante compreensível. E não é pelo suposto recebimento de dinheiro por cada morte de Covid-19. Ou seja, não acredite, a informação é completamente falsa!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK