Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Kiwi que “testa positivo” para Covid-19 é a prova que pandemia é uma farsa #boato

Kiwi que “testa positivo” para Covid-19 é a prova que pandemia é uma farsa #boato

Kiwi que testa positivo para Covid-19 é a prova que pandemia é uma farsa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cientistas italianos mostram que kiwi testa positivo para Covid-19 e comprovam a farsa dos testes chineses e da pandemia. 

E seguimos de Covid-19 por aqui! Nas últimas semanas, o assunto vacina inundou as redes sociais e foi o suficiente para causar desconfiança e medo em muitas pessoas. Mas parece que o tema saturou e, novamente, um velho conhecido voltou à cena.

Os testes para identificar a presença do SARS-CoV-2 ou de anticorpos contra a Covid-19 são os novos queridinhos dos criadores de fake news. Exemplo disso é a história absurda de hoje.

De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, cientistas italianos teriam conseguido provar a farsa dos testes chineses para identificar a Covid-19. Nas imagens, é possível ver um homem coletando um pouco do líquido de um kiwi, misturando a substância no tampão (um líquido que manteria o valor do pH da amostra constante) e realizando o teste. Ao final do vídeo, o cientista mostra que o teste rápido acusou que o kiwi testou positivo para Covid-19. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“A maior fraude da humanidade. Muitos estão contaminados, mas muitos nunca tiveram essa doença.. Testes chineses dão positivo até para frutas. Sorria, VOCÊ está sendo enganado! Veja só, cientistas italianos usam o “teste SARSCOV2” rápido de antígeno de fluxo lateral em um kiwi: deu kiwi positivo. A China faturou bilhões vendendo ao mundo essa fraude”.

Kiwi que “testa positivo” para Covid-19 é a prova que pandemia é uma farsa?

A informação, claro, caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no YouTube e no WhatsApp e foi o suficiente para deixar muita gente em pânico. Mas apesar disso, a história é uma farsa!

Não faz muito tempo, desmentimos uma história que dizia que uma amostra de Coca-Cola teria testado positivo para Covid-19. Na época, relembramos outros casos de substâncias estranhas utilizadas em testes rápidos de Covid-19. Na realidade, toda essa história de testar coisas bizarras para provar que os testes são uma farsa começou na Tanzânia. No início da pandemia, o presidente do país afirmou que amostras de mamão, galinha e cabra teriam testado positivo para Covid-19. Além disso, ainda houve quem tentasse testar uma amostra de geleia de maçã.

Como já explicado, as substâncias bizarras não testaram positivo. O que ocorreu, na verdade, foi algo bastante simples. Substâncias que não sejam secreções humanas (nasais, bucais e sanguíneas) acabam confundindo o teste. Substâncias muito ácidas, por exemplo, podem destruir a proteína do anticorpo do teste. E aí, meu amigo, o teste pode indicar qualquer coisa (inclusive, um falso positivo). Isso não significa que o kiwi esteja infectado e muito menos que os testes (que não foram criados para testar frutas) sejam uma farsa.

Ao procurar por mais informações sobre essa história, descobrimos diversas coisas que colocam a história em xeque. A primeira delas é que os homens que aparecem no vídeo não são cientistas (até porque cientista não nega a Ciência). Um deles é o médico Mariano Amici e os outros dois são negacionistas já bem conhecidos pelos italianos. Além disso, o médico Mariano Amici já foi desmentido na Itália após afirmar que a vacinação contra a gripe e a Covid-19 seriam inúteis (e redigir um apelo à Justiça italiana para suspender a obrigatoriedade da vacina contra a gripe). Se isso não fosse suficiente, outro negacionista acabou desmentido na Itália após contestar os testes para Covid-19, em outubro de 2020.

Por fim, o vídeo foi registrado na Itália, porém, não há provas de que os testes sejam da China. Mais do que isso, mesmo que o ataque aos testes fosse real (o que não é), os testes rápidos não são o tipo mais recomendado para averiguar se uma pessoa está ou não infectada pela Covid-19. Os testes rápidos são usados para detectar a presença de anticorpos, isto é, para saber se uma pessoa já teve contato com o vírus (o teste mede a presença das imunoglobulinas IgG e IgM). Já o teste RT-PCR é indicado para detectar a presença do vírus no organismo, isto é, se a pessoa possui a doença (o teste detecta parte do RNA do vírus). Esse é o tipo de teste com função diagnóstica e definitiva, inclusive, respaldado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto isso, o teste sorológico funciona como um teste de sangue rápido (parecido como aqueles realizados para a identificação de DSTs) e também busca mapear os anticorpos IgM, IgG e IgA.

Em resumo: a história que diz que um kiwi testou positivo para a Covid-19 e cientistas italianos afirmam que os testes chineses são uma farsa é falsa! Infelizmente, esse movimento de descredibilizar os testes para Covid-19 não é novo. Começou na Tanzânia com o próprio presidente do país afirmando que amostras de mamão, galinha e cabra testaram positivo para Covid-19. Depois disso, houve teste com geleia de maçã e Coca Cola. O fato é que os testes não foram desenvolvidos para testar substância não-humanas. Isto é, o teste vai funcionar com eficácia somente com secreções nasais, bucais e sanguíneas humanas (não com frutas, refrigerantes, animais ou geleias). Além disso, um teste rápido não é o mais indicado para identificar se uma pessoa está com Covid-19 ou não. Apesar do alarde, o vídeo tem valor informativo zero. Ou seja, a história não passa de boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK