Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or #boato

Filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or #boato

Filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foi descoberto o motivo do piso para a enfermagem ser derrubado: o filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu a fake news que apontava que o dono da rede D’Or, Jorge Moll Filho, era genro do ministro do STF Luís Roberto Barroso. Não demorou muito, apesar do nosso desmentido, para aparecer uma nova versão do caso.

Mensagens que circulam em redes sociais apontam que, além do genro ser dono da rede de hospitais, o filho de Luís Roberto Barroso seria uma dos sócios da empresa. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: “O dono da REDE DOR é genro de BARROSO o filho do Barroso tb é sócio. Por isso nós fizeram de palhaços: Desgraçados, por interesse próprio escraviza uma categoria inteira”. Versão 2: O DONO DA REDE DOR É GENRO DE BARROSO! E O FILHO DO BARROSO TBEM É SÓCIO. ENTÃO AOS POUCOS A VERDADE VAI APARECENDO. POR ISSO NÃO TEM RECURSO P/ ENFERMAGEM NÉ. Jorge Moll Filho Jorge Moll Filho é o médico e empresário responsável pela presidência do Conselho de Administração malor rede de hospitais privados do pais, a D’Or. Empreendimento avaliado em mais de 20 bilhões de reais e com uma rede com mais de 30 hospitais espalhados pelo Brasil.

Filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Assim como na versão anterior, não demorou muito para a história se espalhar na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não há genro ou filho de Barroso sendo dono da rede D’Or. Como já desmentimos a parte que fala do “genro”, relembre o que escrevemos:

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, o que não falta na internet são histórias falsas de parentes e amigos de políticos serem donos de empresas e outros empreendimentos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o filho de Lula seria o maior acionista da Petrobras. Também a que indicava que Sérgio Moro seria filho do fundador do PSDB e, por fim, a que apontava que Marina Silva e seu marido seriam donos da madeira apreendida pelo Exército, no Pará, em 2020.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto. Descobrimos que o dono da rede D’Or é o médico e empresário Jorge Moll Filho. Em 2022, a fortuna de Jorge Moll Filho foi avaliada em quase R$50 bilhões, colocando o médico e empresário como o 4º homem mais rico do Brasil.

Como é possível observar nas reportagens, o nome da esposa de Jorge Moll Filho é Alice Moll. Ela é médica e preside o Conselho de Administração da rede D’Or junto com o marido. Por outro lado, a filha de Luís Roberto Barroso se chama Luna. Ela é Doutoranda em Direito Constitucional, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A foto usada nas publicações de hoje foi feita no dia do lançamento do livro de Luna, sobre democracia e liberdade de expressão, em junho de 2022. Além de Luna e Luís Roberto Barroso, aparecem na foto a mãe Tereza e o irmão Bernardo.

Depois que fizemos o desmentido, o próprio Luís Roberto Barroso desmentiu as informações que apontavam para filho e genro serem donos da rede D’Or. O conteúdo foi veiculado na TV Justiça. Veja e leia a mensagem e a transcrição:

Mensagem: Gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, informa que são falsas as informações de que seu genro é herdeiro ou dono da Rede D’Or e de que seu filho é sócio da rede de hospitais. #TVJustica

Transcrição: E agora, um esclarecimento: é falsa a informação de que o genro do ministro Luís Roberto Barroso seja herdeiro ou dono da Rede D’Or. Mensagens que circulam em redes sociais e outras plataformas da internet afirmam falsamente que por esse motivo o ministro teria suspendido o piso nacional da enfermagem.

O gabinete do ministro Barroso informa que a filha dele tem um noivo que não é da área da saúde e o filho é economista e não tem nenhuma relação com a área hospitalar. O ministro Barroso reconhece a relevância de se garantir um piso para categoria que foi incansável durante a pandemia da covid-19, mas que é preciso que haja uma indicação de fontes de recursos para pagamento e que ele, ministro Barroso, tem dialogado com parlamentares para que isso ocorra.

Resumindo: assim como é falsa a informação que aponta que o genro de Luís Roberto Barroso é dono da rede D’Or, não procede a informação que aponta que o filho do ministro do STF é sócio da rede de hospitais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso