Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Genro do ministro Barroso, do STF, é dono da rede D’Or #boato

Genro do ministro Barroso, do STF, é dono da rede D’Or #boato

Genro do ministro Barroso, do STF, é dono da rede D'Or, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Genro do ministro do STF Luís Roberto Barroso é dono da rede D’Or e, por isso, Barroso suspendeu o piso da enfermagem.

Próximo das eleições, o Congresso Nacional aprovou o piso salarial da enfermagem, sob a Lei nº 14.314/2022. A decisão foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e fixou o piso salarial dos enfermeiros em R$4.750. Entretanto, as coisas não saíram do papel.

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) entrou com um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade, que foi assinada por sete entidades e ainda conta com o apoio de outras 10. De acordo com a CNSaúde, a nova lei impacta a folha da pagamento, mas não aponta fonte de recursos, o que poderia resultar no fechamento de leitos em todo o Brasil.

O pedido foi acatado pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, que suspendeu a decisão. A partir daí, Barroso tem recebido diversos ataques nas redes sociais. De acordo com uma história que está circulando na internet, o genro do ministro Luís Roberto Barroso seria dono da rede D’Or e a prova seria uma foto. Segundo a publicação, isso configuraria conflito de interesses e Barroso deveria ser afastado do julgamento do caso do piso salarial da enfermagem. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “O dono da REDE DOR é genro de BARROSO! legislar em causa própria é mole! Respeita a enfermagem BARROSO!”. Versão 2: “ATENÇÃO:O dono da REDE DOR é genro de BARROSO???? SÉRIO ISSO? ISSO É CONFLITO DE INTERESSES. QUE VERGONHA @LRobertoBarroso VERGONHA,”. Versão 3: “O dono da REDE DOR é genro de BARROSO o filho do Barroso tb é sócio. Por isso nós fizeram de  palhaços: Desgraçados, por interesse próprio escraviza uma categoria inteira”.

Genro do ministro Barroso, do STF, é dono da rede D’Or?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e deixou muitas pessoas revoltadas. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, o que não falta na internet são histórias falsas de parentes e amigos de políticos serem donos de empresas e outros empreendimentos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o filho de Lula seria o maior acionista da Petrobras. Também a que indicava que Sérgio Moro seria filho do fundador do PSDB e, por fim, a que apontava que Marina Silva e seu marido seriam donos da madeira apreendida pelo Exército, no Pará, em 2020.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto. Descobrimos que o dono da rede D’Or é o médico e empresário Jorge Moll Filho. Em 2022, a fortuna de Jorge Moll Filho foi avaliada em quase R$50 bilhões, colocando o médico e empresário como o 4º homem mais rico do Brasil.

Como é possível observar nas reportagens, o nome da esposa de Jorge Moll Filho é Alice Moll. Ela é médica e preside o Conselho de Administração da rede D’Or junto com o marido. Por outro lado, a filha de Luís Roberto Barroso se chama Luna. Ela é Doutoranda em Direito Constitucional, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A foto usada nas publicações de hoje foi feita no dia do lançamento do livro de Luna, sobre democracia e liberdade de expressão, em junho de 2022. Além de Luna e Luís Roberto Barroso, aparecem na foto a mãe Tereza e o irmão Bernardo.

Em resumo: a história que diz que o genro do ministro do STF Luís Roberto Barroso é dono da rede D’Or é falsa! O dono e fundador do grupo D’Or é o médico e empresário Jorge Moll Filho. Ele é casado com a também médica Alice Moll, que preside o Conselho de Administração da rede D’Or junto com o marido. Já a filha do ministro do STF Luís Roberto Barroso se chama Luna e nada tem a ver com a rede D’Or. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso